TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Reprodutor Masculino

Ensaios: Sistema Reprodutor Masculino. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  558 Palavras (3 Páginas)  •  922 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

O sistema reprodutor é o sistema responsável para a geração de novos humanos. Para a geração de um novo ser é preciso dois sistemas distintos: Masculino e feminino.

O sistema reprodutor masculino é composto pelos testículos, epidídimo, ductos deferentes, vesícula seminal, próstata e pênis.

Testículos

Os testículos são considerados glândulas mistas, uma vez que produzem espermatozóides (espermatogênese) e na puberdade produzem também hormônios testosterona -, responsáveis pelo aparecimento dos caracteres sexuais secundários. A temperatura ótima para produção e armazenamento de espermatozóides é de 35o C, razão pela qual os testículos não se localizam no interior do corpo humano. A temperatura corporal é em torno de 37o C.

Epidídimo

O epidídimo é uma estrutura em forma de C, constituída de cabeça, corpo e cauda, situada na margem posterior de cada testículo. Além de atuar como via condutora de gametas, com de movimentos peristálticos (contração muscular), também armazena espermatozóides até o momento da ejaculação. É no epidídimo que os espermatozóides sofrem a maturação durante seu desenvolvimento

Ductos deferentes

O ducto deferente é o prolongamento da cauda do epidídimo, sendo a estrutura que tem a função armazenar os espermatozóides e de transportá-los em direção à uretra.

Vesícula Seminal

As vesículas seminais são glândulas responsáveis por secretar um fluído que tem a função de neutralizar a acidez da uretra masculina e da vagina, para que, desta forma, os espermatozóides não sejam neutralizados. As suas secreções fazem parte da constituição o líquido seminal e atuam na ativação dos espermatozóides.

Próstata

É um órgão pélvico, ímpar, situado inferiormente à bexiga, constituído de musculatura lisa, tecido fibroso e glândulas. É atravessado pela uretra e sua secreção confere o odor característico do sêmen. É através da próstata que é secretado um líquido leitoso que possui aproximadamente 25% de sêmen.

Pênis

O pênis é o órgão da cópula, penetra nas vias genitais femininas e possibilita o lançamento dos espermatozóides. É constituído de tecido flácido, formado por:

• 2 corpos cavernosos, que se fixam ao osso da bacia através dos ramos do pênis -extremidades posteriores.

• 1 corpo esponjoso, que apresenta duas dilatações: glande (anterior) e bulbo (posterior).

Além de servir de canal para ejaculação, é através deste órgão que a urina também é expelida.

Uretra

Canal condutor que, no aspecto da reprodução, possui a função de conduzir e espelir o esperma durante o processo de ejaculação.

Fisiologia

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com