TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Soja

Tese: Soja. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  Tese  •  1.340 Palavras (6 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 6

Polo Guaicuru

Curso: Administração

ALINE FRANCIELI FREITAS TORRES RA: 445659

ANDERSON DA SILVA RIBEIRO RA: 446127

LENILSON MASSARO AMARILHA RA: 448507

LUCIMARA MOREIRA DA SILVA RA: 445663

RODRIGO ROCHA DA SILVA RA: 7928699042

TAMIRES BUZETTI BARBOSA FINCO RA: 7924683796

Economia

Prof.ª Ma. Renata M. G. Dalpiaz

Tutora Presencial Dayse Silva

Trabalho apresentado da disciplina de

teorias da administração do centro de Educação

a distancia da Universidade Anhanguera, sob

Orientação da Prof. Ma. Renata M. G. Dalpiaz

Campo Grande, 17 Setembro de 2013

O ouro chamado soja

A soja é um grão rico em proteínas, cultivado como alimento tanto para humanos quanto para animais em São Gabriel do Oeste surgiu em 1977, o que facilitou para essa implantação foi o solo Latossolo: vermelho-escuro e de textura argilosa e com elevada acidez assim como também existe solos Neossolos, ambos com pouca fertilidade natural.

Soja em São Gabriel do Oeste

O maior produtor de soja do mundo são os Estados Unidos (32%), seguido do Brasil com (28%) movimentando entre 30 e 50 bilhões de dólares, o Mato Grosso do sul representa 25% das exportações de soja do Brasil. Atualmente São Gabriel do Oeste (com 22.203 hab.) é o maior produtor de soja de Mato Grosso do Sul, tem como base econômica voltada a produção de agrícola como a soja sendo o maior produtor do MS, com cerca de 263 mil toneladas ano, contribuindo assim para que o estado seja o sexto maior em produção do Brasil e contribuindo para sermos o maior produtor do mundo. Com essa produção o município deixa para trás outros grandes no Estado. No entanto a produção poderia ser ainda maior se não fosse a inflação, taxas de juros elevadas, variação cambial entre outros fatores econômicos que com suas variáveis acabam prejudicando a produção, com esse aumento o dinheiro que seria destinado para a área do plantio, investimento no manuseio da plantação, acaba tendo que ser usada para suprir este aumento de preços, a variação do dólar é quem comanda esse mercado, pois o preço esta ligado diretamente á esta moeda, importamos praticamente tudo desde sementes a maquinários, se o dólar está alto pagamos mais caro nos produtos, por outro lado conseguimos vender com valores mais altos. Se o dólar está baixo compramos mais barato, mas também vendemos mais barato, sendo assim não só os produtores de São Gabriel do Oeste, mas de todo o Brasil necessita de uma Política Monetária mais eficiente para que possam continuar a produzir essa riqueza que é a soja.

Custos para produção

Custos operacionais variáveis e fixos, ligados a produção:

• Correção do solo.

• Tratores, colheitadeiras e equipamentos.

• Sementes

• Fertilizantes

• Agrotóxicos

• Água

• Energia Elétrica.

• Transporte externo

• Despesas administrativas, (instalações, impostos, remuneração, Pró Labore do proprietário, entre outras).

• Despesas de armazenagem

• Assistência técnica

• CESSR (Contribuição Especial de Seguridade Social Rural)

O gráfico com os custos

Acontecimentos atuais relevantes

Hoje no Brasil convivemos com a inflação aumentando o custeio da produção. A inflação aumenta dos preços da semente, fertilizantes, adubos, maquinários agrícolas, óleo diesel, etc. com esse aumento o dinheiro que seria destinado para o aumento da área plantada, investimento no manuseio da plantação, acaba tendo que ser usada para suprir este aumento de preços. A valorização cambial traz um efeito positivo para a renda do produtor brasileiro de soja, mas um fator que impede o crescimento é a taxa de juros elevadas cobradas para o financiamento dessa produção e quando muito alta acaba impedindo a aquisição de novas máquinas e entre outros insumos. O produtor depende do clima para produzir as chuvas são bem vindas na fase de germinação e floração, já na colheita ela é indesejada, temos também o vazio sanitário que é o período em que em que é proibido o plantio de soja para evitar manifestação do fungo da ferrugem asiático que no mato grosso do sul é estabelecido entre 15 de junho a 15 de setembro esse calendário atual auxilia no rendimento da produção, deixando o fungo da doença sem alimentação e reduz o risco de pragas na plantação. No Brasil, 12 estados adotam o vazio sanitário.

Um dos maiores problemas além da condição climática é a logística com uma ausência de uma infraestrutura ideal que dificulta como nunca o escoamento da safra brasileira, no inicio de 2013 a expectativa de produção era de ultrapassar 82 milhões de toneladas (produção recorde), com o clima ajudando, os investimentos tecnológicos trazendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com