TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sombra E Luz

Monografias: Sombra E Luz. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/8/2014  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade no Portfólio

Analise como os impressionistas deveriam compreender as mudanças que a luz causava em diferentes horários, a partir da escolha do tema para a pintura. A partir dessa reflexão, escolha um local ao ar livre e efetue 4 (quatro) registros por meio de fotografia sobre o tema escolhido. Estes registros devem ser produzidos em diferentes horários ou em momentos que a luz apresente condições diferentes. A partir das imagens do mesmo local, faça comentários sobre o que percebeu, nas mudanças de cores, sombras e a influência da luz sobre seu tema.

Após os registros e as análises escritas, escolha uma das imagens que você produziu para elaborar a sua pintura impressionista. Esta pintura deverá ser produzida em formato A3, em papel ou outro suporte de sua escolha, utilizando a tinta de sua preferencia. O importante é que seja uma pintura que apresente a imagem produzida por você e que demostre as características da pintura impressionista.

O impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura. Este movimento que surgiu na França em meados do século 19, desenvolvendo um estilo inteiramente original. Os artistas abandonaram regras tradicionais para retratar as coisas da maneira como as viam, de acordo com suas impressões.

Eles buscavam fugir do conceito do realismo, que buscava a realidade, e sim tentavam dar movimento e luz a obra.

Na arte impressionista as pinturas mostram as tonalidades que os objetos adquirem ao refletir a luz do sol num determinado momento, pois as cores da natureza mudam constantemente, dependendo da incidência da luz do sol. Utilizando pinceladas soltas tornam-se o principal elemento da pintura, sendo que geralmente as telas eram pintadas ao ar livre para que o pintor pudesse capturar melhor as nuances da natureza.

1º Passo

Em primeiro lugar procurei observar a natureza em volta a minha casa, eu adoro o pé de Acerola que meu pai plantou então esse foi meu ponto de partida.

Fotografei o pé de Acerola em diferentes horários do dia para observar a disposição das sombras, das luzes e das cores.

2º Passo

Escolhi a foto tirada no final da tarde (às 17:00) com tons escuros na maior parte dos galhos por causa da sombra e com galhos mais claros aonde batia a luz solar.

3º Passo

Primeiramente esbocei o desenho na folha A3 e em seguida fui pintando os galhos dando leves batidinhas com o pincel, pintei os caules e por fim o fundo, não achei fácil, mas gostei porque compreendi que as pinturas impressionistas já não existiam a linha, ou os contornos, nem tão pouco a perspectiva, a não ser a que lhes fornecia a disposição da luz. A poucos centímetros da tela, um quadro impressionista é visto como um amontoado de manchas de tinta, ao passo que à distância as cores se organizam opticamente e criam formas e efeitos luminosos.

Foi uma atividade interessante de realizar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com