TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TATUAGEM

Trabalho Escolar: TATUAGEM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  2.170 Palavras (9 Páginas)  •  1.402 Visualizações

Página 1 de 9

Tatuagem

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nota: Para outros significados, veja Tatuagem (desambiguação).

A tatuagem (também referida como tattoo na sua forma em inglês) ou dermopigmentação ("dermo" = pele / "pigmentação" ato de pigmentar, ou colorir) é uma das formas de modificação do corpo mais conhecidas e cultuadas do mundo. Trata-se de um desenhopermanente feito na pele humana que, tecnicamente, é uma aplicação subcutânea obtida através da introdução de pigmentos por agulhas, um procedimento que durante muitos séculos foi completamente irreversível (embora dependendo do caso, mesmo as técnicas de remoção atuais possam deixar cicatrizes e variações de cor sobre a pele). A motivação para os cultuadores dessa arte é ser uma obra de arte viva, e temporal tanto quanto a vida.

Índice

[esconder]

• 1 História

o 1.1 James Cook

o 1.2 Aparelho elétrico

• 2 Perspectiva religiosa

o 2.1 Cristianismo

o 2.2 Mórmons

o 2.3 Islamismo

o 2.4 Judaísmo

o 2.5 Hinduísmo

• 3 Tatuagem no Brasil

• 4 Temas

• 5 Cuidados antes e pós-tatuagem

o 5.1 Antes

o 5.2 Depois

o 5.3 Filme plástico

o 5.4 Lavagem

o 5.5 Água

o 5.6 Crosta

o 5.7 Alimentação

o 5.8 Resultados

• 6 Remoção de tatuagem

• 7 Galeria

• 8 Ver também

• 9 Referências

• 10 Ligações externas

História[editar | editar código-fonte]

Gravura maori de um rosto tatuado, prática comum deste povo.

Existem muitas provas arqueológicas que afirmam que tatuagens foram feitas no Egito entre 4000 e2000 a.C. e também por nativos da Polinésia, Filipinas, Indonésia e Nova Zelândia (maori),tatuavam-se em rituais ligados a religião.1

A Igreja Católica na Idade Média baniu a tatuagem da Europa (Em 787, ela foi proibida pelo Papa), sendo considerada como uma pratica demoníaca, comumente caracterizando-a como pratica de vandalismo no proprio corpo, afirmando em sua doutrina como maneira de vilipendiar o templo doEspirito Santo, o corpo, levando seus fiéis a uma forma verdadeiramente reta de louvor a Deus.

O termo tatuagem, pelo francês tatouage e, por sua vez, do inglês tattoo, tem sua origem em línguaspolinésias (taitiano) na palavra tatau 2 e supõe-se que todos os povos circunvizinhos ao Oceano Pacífico possuíam a tradição da tatuagem além das dos Mares do Sul.

James Cook[editar | editar código-fonte]

O pai da palavra "tattoo" que conhecemos atualmente foi o capitão James Cook (também descobridor do surf), que escreveu em seu diário a palavra "tattow", também conhecida como "tatau"(era o som feito durante a execução da tatuagem,em que se utilizavam ossos finos como agulhas e uma espécie de martelinho para introduzir a tinta na pele).Com a circulação dos marinheiros ingleses a tatuagem e a palavra Tattoo entraram em contato com diversas outras civilizações pelo mundo novamente.Porém o Governo da Inglaterra adotou a tatuagem como uma forma de identificação de criminosos em 1879, a partir daí a tatuagem ganhou uma conotação fora-da-lei no Ocidente.

Aparelho elétrico[editar | editar código-fonte]

Tatuagem de costa inteira.

Aparelho elétrico de tatuar.

Aparelho elétrico para se fazer tatuagens.

Em 1891, Samuel O'Reilly desenvolveu um aparelho elétrico para fazer tatuagens, baseado em outro aparelho extremamente parecido que havia sido criado e patenteado pelo próprio Thomas Edison

Durante a Segunda Guerra Mundial, a tatuagem foi muito utilizada por soldados e marinheiros, que gravavam o nome da pessoa amada nos seus corpos.

Perspectiva religiosa[editar | editar código-fonte]

Cristianismo[editar | editar código-fonte]

Historicamente, o declínio na tatuagem tribal na Europa ocorreu com a expansão doCristianismo. No entanto, alguns grupos cristãos como os Cavaleiros de São João de Malta ainda tinham o costume de fazer tatuagens em seus membros. O declínio ocorreu em outras culturas durante a tentativa europeia de se converter povos aborígenes ao cristianismo, alegando que as práticas de se fazer tatuagens eram práticas pagãs. Em algumas culturas indígenas a tatuagem era realizada no contexto da passagem da infância para a fase adulta.

Exemplo de tatuagem cristã nas mãos.

A maioria dos cristãos não vê problemas com a prática, enquanto uma minoria usa a visão dos Hebreus contra as tatuagens baseado no livro de Levítico da Bíblia. Não ha proibição por parte da Igreja Católica contra as tatuagens, não sendo considerada sacrilégio, blasfêmia ou obscena.

Mórmons[editar | editar código-fonte]

Membros da A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias são avisados por seus líderes a não tatuar seus corpos.3 Os mórmons acreditam que o corpo é um templo sagrado, assim dito no Novo Testamento4 , e que seus fiéis devem deixar seus corpos limpos. A prática da tatuagem é desencorajada e não recomendada.

Islamismo[editar | editar código-fonte]

Tatuagens

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com