TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TOXOPLASMOSE EM GESTANTES

Dissertações: TOXOPLASMOSE EM GESTANTES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  730 Palavras (3 Páginas)  •  721 Visualizações

Página 1 de 3

CAPÍTULO 01 - FREQUÊNCIA DE TOXOPLASMA GONDII EM GESTANTES BRASILEIRAS

A toxoplasmose é uma zoonose cujo agente etiológico é o Toxoplasma gondii, sendo identificado em seu ciclo de vida complexo dois hospedeiros, o gato, como hospedeiro definitivo, e o homem, mamíferos e aves, como hospedeiros intermediários. Diversas são as formas de transmissão, ocorrendo por ingestão de oocistos encontrados na terra, areia e nos alimentos, de cistos teciduais encontrados nas carnes cruas e mal cozidas de porco, carneiro e bovina, e por via transplacentária. Mais raramente ocorre a transmissão por meio de transfusão sanguínea, transplante de órgãos e acidente em laboratório. SANTANA (2003, p. 111).

T. gondii é um protozoário, que está amplamente disseminado por quase todo reino animal, aves, pássaros, mamíferos, inclusive os humanos, podem ser infectados por ele e manifestar uma doença de características mais sérias ou mais leves VARELLA (2003, p. 70).

Em 1948, Sabin e Feldman criaram um teste sorológico, o dye test, que permitiu aos numerosos investigadores estudarem aspectos clínicos e epidemiológicos de T. gondii. Assim, demonstraram que T. gondii é causa de uma infecção em seres humanos, altamente prevalente e disseminada REMINGTON (2005, p. 298).

Esse protozoário se refere a casos em que há sinais da doença relacionados à infecção. Remington (2005, p. 247). A infecção toxoplásmica ocorre em todo o mundo, sendo que de 70 a 100% dos adultos são considerados infectados Frenckel (2002, p. 37). No Brasil, a infecção em humanos imunocompetentes é assintomática em 80 a 90% dos casos, sendo a doença uma exceção no homem. Quando sintomática, é autolimitada e apresenta-se como quadro febril, linfoadenopatia, hepatoesplenomegalia e eventual rash cutâneo. Em pacientes imunocomprometidos podem ocorrer encefalite, coriorretinite, pneumonite e miocardite. MORON (2003, p. 485).

T. gondii adquirida durante a gestação, por constituir uma das formas e transmissão do parasita, apresenta especial relevância pelos danos causados ao desenvolvimento do feto. Em geral, o risco de adquirir Toxoplasma gondii durante o período gestacional correlaciona-se a três fatores: a prevalência na comunidade, o número de contatos com uma fonte de infecção e o número de mulheres suscetíveis (não imunizadas por infecção prévia) na comunidade. SANTANA (2003, p. 123).

No Brasil, existem poucos estudos sobre prevalência de gestantes soro-positivas para IgG anti-Toxoplasma gondii. Durante a gestação, o risco de transmissão vertical (TV) está praticamente restrito às primo-infecções, sendo observado que mulheres que já apresentavam soropositividade antes da gravidez geralmente não infectam seus fetos. LEÃO (2004, p. 32).

O parasita atinge o concepto por via transplacentária causando danos de diferentes graus de gravidade, dependendo da virulência da cepa do parasita, da capacidade da resposta imune da mãe e do período gestacional em que a mulher se encontra. Quando a infecção materna ocorre no primeiro trimestre da gestação, a ocorrência de TV é menor que no terceiro trimestre, contudo a gravidade da doença no neonato é maior. LEÃO (2004, p. 43).

Nas pacientes imunocomprometidas pode haver reativação da infecção crônica, havendo risco de transmissão ao feto em qualquer período gestacional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com