TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos De Alimento Que A Gestante Deve Consumir

Exames: Tipos De Alimento Que A Gestante Deve Consumir. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  1.130 Palavras (5 Páginas)  •  770 Visualizações

Página 1 de 5

Alimentação saudavel na gestaçao

A gestante não deve comer por dois, mas consumir pelos dois os nutrientes essenciais para a saúde da mamãe e do bebê. A palavra-chave é qualidade, não é quantidade.

A gestação muitas vezes é um período que altera o apetite das mulheres, algumas têm o apetite diminuído, outras se tornam mais vorazes, e ainda há aquelas que continuam a se alimentar como antes. Mas é essencial que as mulheres saibam a importância de uma alimentação correta durante a gravidez, já que possibilita o seu bom estado de saúde, bem como o desenvolvimento normal do bebê.

A gestante deve fazer várias refeições ao dia, assim as náuseas e vômitos, sintomas comuns no início da gravidez, podem ser diminuídos. As refeições podem ser distribuídas da seguinte forma: café da manhã, fruta (no intervalo), almoço, lanche da tarde, jantar e lanche da noite.

É importante incluir diariamente legumes, verduras e frutas na dieta. A carne magra também deve fazer parte de pelo menos uma das refeições principais.

É bom evitar frituras, doces, comidas muito temperadas, sal e refrigerante. Esse último pode prejudicar a absorção de ferro e de cálcio pelo organismo. Para a mulher que trabalha fora e tem como opções o restaurante por quilo ou a padaria, prefira alimentos quentes, tostados ou gratinados, para evitar risco de contaminações, uma vez que a temperatura alta é capaz de matar a maioria das bactérias.

(adriana fernanda )

A dieta ideal da gestante deve ser composta por nutrientes básicos como proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas, minerais, água e fibras. Porém, o procedimento inicial para ajustar o cardápio é conversar com o médico, pois qualquer orientação nutricional dependerá de uma avaliação geral de sua saúde.

É indispensável também manter hábitos saudáveis, como evitar bebidas alcoólicas e praticar atividade física sob orientão de um profissional de saúde.

(kely)

A mamãe tendo uma noção do valor de cada nutriente poderá montar pratos de acordo com o seu paladar e com a etapa da gravidez.

FERRO: encontrado em carnes, fígado, ovos, feijão e verduras (espinafre, por exemplo). Para melhor absorção do ferro pelo organismo, consuma na mesma refeição alimentos ricos em vitamina C, como frutas cítricas e tomate, e evite alimentos ricos em cálcio, como leite e seus derivados, que diminuem a absorção.

ÁCIDO FÓLICO: encontrado em vegetais verde escuros (espinafre, couve, brócolis), cereais e frutas cítricas. O cozimento pelo microondas e altas temperaturas destroem o ácido fólico. Prefira cozinhar no vapor. Já a partir do segundo trimestre de gestação, é hora de se reforçar a ingestão de vitaminas C (age na formação do colágeno – pele, vasos sanguíneos, ossos e cartilagem, além de fortalecer o sistema imunológico da mamãe) e B6 (importante para o crescimento e o ganho de peso do feto e a prevenção da depressão pós-parto) e do mineral e magnésio (favorece a formação e o crescimento dos tecidos do corpo).

(alex souza)

VITAMINA C: A vitamina C é importante na prevenção da anemia, pois facilita a absorção do ferro no organismo.

* Também possui ação antioxidante, antiinflamatória e aumenta o poder de cicatrização do organismo.

encontrada nas frutas como kiwi, laranja, morango, melão, melancia, mamão, abacaxi e nas hortaliça (brócolis, pimentões, tomate, couve-flor).

O cálcio e a vitamina D devem ser reforçados no terceiro trimestre, já que o bebê começa a esgotar a reserva da mamãe. O bebê precisa para a sua formação óssea (dentes e ossos). Além disso, auxilia na contração muscular e batimentos cardíacos. Já a mamãe precisa para manter as unhas fortes, os dentes sem cáries, evitar gengivite e câimbras, além de ajudar na produção de leite após o parto.

CÁLCIO: encontrado em leites e derivados, bebidas de soja, tofu, gema de ovo e cereais integrais.

VITAMINA D: encontrada em leite enriquecido, manteiga, ovos e fígado. O banho de sol é essencial para que essa vitamina auxilie na fixação do cálcio nos ossos.

Esses não são os únicos nutrientes que mamãe e bebê precisam durante toda a gravidez.

(layana dos santos )

Outros importantes são:

CARBOIDRATOS: fornecem energia para a mamãe e para o desenvolvimento do bebê. Os melhores são os integrais: arroz,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com