TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecido Sanguineo (incompleto)

Artigo: Tecido Sanguineo (incompleto). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  1.582 Palavras (7 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 7

1. TECIDO CONJUTIVO

O tecido conjuntivo fornece uma estrutura de suporte e de ligação para todos tecidos do corpo. O tecido conjuntivo é formado por células e pela matriz extracelular (MEC). A MEC representa uma combinação de colágenos, glicoproteínas não colagenosas e proteoglicanos (substância fundamental) envolvendo as células do tecido conjuntivo. As células do tecido conjuntivo desempenham funções importantes no armazenamento de metabolitos, nas respostas imunológicas e inflamatórias e no reparo tecidual após lesão. (KIERSZEMBAUM A. L.,2004)

A diversidade no tecido conjuntivo adulto é considerável, pois a proporção das células em relação às fibras e à substância fundamental varia de um tecido para outro. (KIERSZEMBAUM A. L.,2004)

Tipo especial de tecido conjuntivo: Tecido adiposo

2. SANGUE

O sangue é considerando uma modalidade de tecido conjuntivo, de origem mesenquimal, apresentando–se em forma fluida com presença de célu¬las, plaquetas, proteínas, eletrólitos e metabólitos. A homogeneidade do sangue é apenas aparente, pois em um exame mais detalhado identificam-se duas fases: uma sólida caracterizada por células sanguíneas e, por uma parte fluida amarelada, o plasma sanguíneo. Esse se caracteriza por conter, dissolvidos ou suspensos na parte sólida do sangue, as proteínas, eletrólitos e metabólitos. Da parte sólida do sangue podemos destacar dois grandes grupos de células, a série vermelha e a série branca, além das plaquetas (WOEHL V. M., WOEHL O. M., 2008).

Para visualizar o sangue, pode-se co¬locá-lo em um tubo de ensaio com anticoagulante e centrifugar. Assim, ocorre a precipitação de uma fração fortemente corada de vermelho, que são as células vermelhas ou eritrócitos que ficam ao fundo do frasco, numa proporção em torno de 44%. Sobre esta porção, fica uma fina camada translúcida que corresponde à série branca ou leucócitos, correspondendo a cerca de 1% do volume total, sendo que nesta fração ficam também as plaquetas. O restan¬te do volume é coberto pelo plasma fluido, o qual se denomina sobrenadante. Porém, para uma visão microscopicamente, se pode observar o sangue através de extensão sanguínea em lâminas de vidro (WOEHL V. M., WOEHL O. M., 2008).

O sangue é um tecido que têm como funções o transporte de O2 e CO2, metabólitos. Além disso, ele está envolvido na regulação da temperatura, equilíbrio ácido-base e osmótico do organismo. Assim como, em processos de defesa celular e humoral. (JÚNIOR J. F. S., DANTAS C. J. S.,1996)

2.1 Plasma

Plasma é o componente líquido do sangue. O plasma têm sais e componentes orgânicos (incluindo aminoácidos, lipídios, vitaminas, proteínas e hormônios). Na ausência de anticoagulante, os elementos celulares do sangue, juntamente com as proteínas plasmáticas (principalmente fibrinogênio), formam um coagulo no tubo de ensaio. A porção líquida é chamada soro, que essencialmente é o plasma livre de fibrinogênio. (KIERSZEMBAUM A. L.,2004)

2.2 Células do sangue

2.2.1 Hemácias (Eritrócitos)

Glóbulos vermelhos, também chamados de eritrócitos, são discos bicôncavos anucleados que medem cerca de 7,5 μm de diâmetro e não mais de 2,0 μm de espessu¬ra, com 1,0 μm de diâmetro na parte mais estreita da célula As células precursoras das hemácias são formadas na medula óssea e fazem parte da série vermelha do sangue. Antes de entrarem na corrente circulatória elas perdem o núcleo no processo de maturação, além de todas as suas orga¬nelas. Os eritrócitos circulam durante 120 dias, então são removidos por fagocitose ou destruídos no baço. A presença de hemoglobina permite que as hemácias transportem oxigênio e gás carbônico (WOEHL V. M., WOEHL O. M., 2008).

2.2.2 Leucócitos (ou glóbulos brancos)

Leucócitos ou glóbulos brancos. São os componentes da série branca do sangue e apa¬recem em um número muito menor que as células da série verme¬lha. Eles têm como função a defesa do organismo e, agem nos tecidos adjacentes, usando o sangue apenas como meio de transporte. Os leucócitos em resposta a um estímulo apropriado migram para o tecido conjuntivo por entre as células do endotélio dos vasos sanguíneos, através do mecanismo de diapedese (WOEHL V. M., WOEHL O. M., 2008).

Podemos dividir os leucócitos em granulócitos e agranuló¬citos. Os granulócitos apresentam grânulos em seus citoplasmas, sendo eles os Neutrófilos, Eosinófilos e Basófilos. Os agranulóci¬tos não apresentam granulações citoplasmáticas visíveis à micros¬copia de luz, são os Linfócitos e Monócitos (WOEHL V. M., WOEHL O. M., 2008).

Neutrófilos

Estas células possuem um núcleo lobulado. Seu citoplasma contém grânulos primários e secundários. Nas distensões coradas aparecem em rosa pálido. Os neutrófilos correspondem de 60 a 70% dos leucócitos circulantes.( KIERSZEMBAUM A. L., 2004). Eles atuam contra microorganismos, constituindo-se na maioria das vezes, na primeira linha de defesa celular bacteriana contra a invasão bacteriana (JÚNIOR J. F. S., DANTAS C. J. S.,1996). Os grânulos primários contêm as enzimas elastase e mieloperoxidase e, os grânulos secundários lisossomo e proteases (KIERSZEMBAUM A. L.,2004).

Eosinófilos

Possuem um núcleo bilobulado característico. Seu citoplasma contém grânulos volumosos e refrateis que se coram em vermelhos nas distensões sanguíneas e cortes histológicos. Os eosinófilos constituem 2 a 4% dos leucócitos circulantes. Estas células são a primeira linha de defesa contra parasitos e também participam do inicio da asma brônquica (KIERSZEMBAUM A. L., 2004).

Basófilos

Os basófilos possuem núcleo em forma de U ou S, volumosos e mascarados pelos grânulos específicos, maiores que os eosinófilos. Seus grânulos aparecem corados de azul ou roxo indicando a basófila, estes grânulos contêm histamina e heparina. Os basófilos representam somente 1% dos leucócitos circulantes. A membrana destas células possuem receptores para lgE. Assim como no mastócito a formação do complexo antígeno-anticorpo na superfície do basófilo leva a degranulação da célula, o que sugere seu envolvimento nas reações alégicas. (JÚNIOR J. F. S., DANTAS C. J. S.,1996)

Linfócitos

São células grandes ou pequenas da série branca, apresentando um halo pequeno de ci¬toplasma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com