TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecido Sanguineo

Artigos Científicos: Tecido Sanguineo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/8/2014  •  1.456 Palavras (6 Páginas)  •  661 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

CURSO DE ODONTOLOGIA

TECIDO SANGUÍNEO

Introdução:

Nesse trabalho iremos explicar sobre Tecido Sanguineo .Para entendermos melhor à respeito desse tecido é preciso saber que a corrente sanguínea é encarregada de todo o transporte à longa distância do sangue, que é composto por glóbulos vermelhos, glóbulos brancos, plaquetas e plasma e tem várias funções, tais como: defesa, nutrição e oxigenação. A circulação sanguínea é dividida em circulação arterial e circulação venosa, e é composta por capilares, vasos, artérias (O2) e veias (CO2). Onde em uma pessoa adulta, o sangue corresponde à mais ou menos 5 litros.

1.Desenvolvimento

1.1Funções

Fisiologicamente o sangue, através das mais diversas funções, faz com que a vida continue. A circulação distribui as substâncias nutritivas, como as proteínas e sais minerais , e o oxigénio a todas as células do organismo. Transportando aos órgãos excretores os resíduos dos processos metabólicos que recebe dos tecidos. O sangue tem um papel extremamente importante nas defesas imunitárias do organismo.

Quando bactérias, vírus ou outros organismos perigosos penetram no corpo os componentes do sangue,como os glóbulos brancos, expulsam rapidamente o intruso. Enfim, o sangue regula a temperatura interna distribuindo o calor para todo o corpo.

1.2 Processo de transporte de O2 e CO2

As trocas gasosas são fundamentais para a sobrevivência dos organismos vivos .Em humanos e outros mamíferos, por exemplo, a moléculas de oxigênio e gás carbônico são trocadas entre o ar ambiente e o sangue, de forma passiva (difusão).

O oxigênio é transportado pelo sangue sob duas formas:

Dissolvido no plasma – o O2 é pouco solúvel na água, portanto, apenas cerca de 2% são transportados por esta via;

Combinado com a hemoglobina – nos glóbulos vermelhos existem 280 milhões de moléculas de hemoglobina, cada uma podendo transportar quatro O2, ou seja cerca de 98% deste gás é transportado pela Hb até ás células. A ligação da primeira molécula de O2 á hemoglobina altera a sua conformação, facilitando a ligação das seguintes, ou seja, aumentando a sua afinidade para o O2. O mesmo acontece com a liberação de uma molécula de O2 que acelera a liberação das restantes. Por este motivo, a Hb é um transportador tão eficiente.

O CO2 pode ser transportado no sangue de três modos principais:

Dissolvido no plasma – devido à baixa solubilidade em água deste gás, apenas 8% são transportados por esta via;

Combinado com a hemoglobina – uma percentagem relativamente baixa, cerca de 11%, deste gás reage com a hemoglobina, formando a carbaminoemoglobina (HbCO2);

Como íon bicarbonato (HCO3-) – a maioria das moléculas deslocam-se como este íon, cerca de 81%. Naturalmente este processo de reação com a água é lento, mas pode ser acelerado pela enzima dos glóbulos vermelhos anidrase carbônica. Quando a pCO2 é elevado, como nos tecidos, a reação produz ácido carbônico (H2CO3), que se ioniza em HCO3-. Após a sua rápida formação no interior dos glóbulos vermelhos, o íon difunde-se para o plasma, onde é transportado até aos pulmões. Aí as reações são revertidas e o CO2 é libertado para os alvéolos.

1.3 Principais Leucócitos

Os leucócitos fazem parte do sistema imunitário do organismo. Têm por função o combate e a eliminação de microrganismos e estruturas químicas estranhas ao organismo por meio de sua captura ou da produção de anticorpos, sejam eles patogênicos ou não.

1.3.1 Tipos de Leucócitos

1.3.1.1Neutrófilos= São os primeiros a atacar o agente invasor,entram nos tecidos infeccionados para fagocitar bactérias e microorganismos que invadem nosso corpo. O pus que observamos em alguns ferimentos é constituído principalmente de Neutrófilos.

1.3.1.2Linfócitos = podem ser de 3 tipos, Linfócitos B, Linfócitos T ou Células “Natural Killers”(Linfócitos NK).

-Linfócitos B= Células especialistas na produção de anticorpos, Quando essas células são ativadas por antígenos, elas se multiplicam e se diferenciam em plasmócitos, que são células produtoras de anticorpos.As vezes, algumas células não se diferenciam em plasmócitos, originando a célula B da memória imunitária. Essas células reagem quando o corpo se expõe novamente ao mesmo antígeno.

-Linfócitos T= Ajudam a defender nosso organismo de Vírus, Fungos e Bactérias, além de serem responsáveis pela produção de corpos sanguíneos e imunidade celular. É no Timo que os Linfócitos T aprendem a diferenciar células dos organismos a corpos estranhos.

-Linfócitos NK= Tem como principal alvo células tumorais e micróbios, destroem as células infectadas conduzindo a morte celular programada, antes que o vírus tenha alguma chance de se multiplicar.

1.3.1.3Monócitos = Após serem produzidos na medula óssea, os monócitos migram para os tecidos onde se transformam em macrófagos, fagocitando microrganismos e células mortas.

1.4 Principais Células Sanguíneas

As células do sangue são vitais para o corpo humano. Existem três tipos de células do sangue; glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. Estas células microscópicas são responsáveis por muitas coisas. As três funções básicas das células do sangue são de transporte de oxigênio por todo o corpo, combater a infecção e para parar o sangramento.

1.4.1 Tipos de Células Sanguíneas

1.4.1.1 Hemácias = As hemácias tem como função transportar hemoglobina9 responsável pela cor vermelha do sangue), a qual leva o oxigênio do pulmão para os tecidos. Depois de passarem da medula óssea para o sistema circulatório, as hemácias(anucleadas) normalmente circulam por 120 dias, em média, antes de serem destruídas, hemácias maduras possuem enzimas citoplasmáticas capazes de metabolizar pequenas quantidades de glicoses

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com