TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Clássica de Henri Fayol

Seminário: Teoria Clássica de Henri Fayol. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  Seminário  •  1.496 Palavras (6 Páginas)  •  806 Visualizações

Página 1 de 6

1)

Existem pontos de divergências muito marcantes entre a Administração Científica de Frederick Taylor e a Teoria Clássica de Henri Fayol. Segundo Chiavenato, enquanto Taylor deu ênfase à tarefa, Fayol deu foco à estrutura. Taylor se preocupou com a Organização Racional do Trabalho (ORT), que por meio da análise do trabalho e estudo dos tempos e movimentos, do estudo da fadiga humana, da padronização dos métodos e da especialização do trabalho buscava as condições que permitissem ao operário produzir com o máximo de eficiência. Por outro lado, Fayol enfatizou a estrutura dividindo a organização em cinco funções (técnica, comercial, financeira, de segurança, contábil e administrativa), definindo os dezesseis deveres dos gerentes, os quatorze princípios gerais da Administração e os cinco elementos da Administração. Ou seja, enquanto Taylor pensava a organização a partir dos operários (nível operacional), Fayol pensava a organização dos dirigentes (nível institucional). Essa diferença tem explicação na vivência dos dois. Taylor teve experiência como consultor técnico e Fayol foi um grande administrador de cúpula. Outra diferença marcante é que Taylor pregava a supervisão funcional pelo qual o operário poderia ter um supervisor para cada área, enquanto Fayol defendia o princípio da unidade de comando que dizia que cada subordinado só pode ter um superior.

A abordagem se preocupou com o trabalhador enquanto ser social. Essa orientação se deve à Teoria das Ralações Humanas. Tal teoria nasce do desenvolvimento das ciências sociais, especialmente da psicologia e da sociologia.

Psicologia do Trabalho:

• preocupação pela melhor ocupação do trabalhador na empresa;

• relação tarefa e trabalhador: aspectos individuais e sociais.

Ainda assim, o pensamento primeiro não era a pessoa humana, mas a pessoa-operário.

Na Teoria das Relações Humanas Elton Mayo (1880-1949) destacou-se junto com seus colaboradores, quando realizou um trabalho de pesquisa em uma fabrica em Hawthorne.

A teoria comportamental, conhecida como behaviorista é caracterizada por ser decorrência da Teoria das Relações Humanas. Assim, sua ênfase ainda se encontra no comportamento humano, porém, leva em consideração o contexto organizacional, de forma mais ampla, abrangendo a influência desse comportamento na organização como um todo e as perspectivas das pessoas diante das organizações. O homem passa ser interpretado como um ser passivo de aprender e mudar suas atitudes. Seu comportamento é orientado para objetivos, podendo cooperar com os outros indivíduos, quando for importante para o alcance dos objetivos o esforço coletivo.

Enfim a abordagem Clássica prega que o trabalhador é motivado apenas pela remuneração (financeira), é o conceito do "homo econômicos"; essa abordagem não se preocupa em nada com o bem estar dos funcionários da organização. Na abordagem Humanística, o funcionário passa a ser o foco da organização (há uma grande ênfase nas chamadas organizações informais do trabalho); é muito criticada por "romancear" demais o funcionário; tem como ponto de partida a Experiência de Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo.

2)

Mostrarei que a exigência de se pautar em norma gramatical, legal e mesmo nas consagradas pelo uso - tanto para a produção documental quanto para a comunicação escrita em geral - minimizará as falhas na transmissão ou recepção da mensagem desejada evitando desperdícios de tempo, de recursos, de pessoal e até mesmo de capital e ainda contribuindo inversa e poderosamente para a consolidação da boa imagem da empresa.

Modelo de declaração

Declaração de isenção do Imposto de Renda

(Nome, nacionalidade, estado civil, profissão, nº carteira de  , na condição de adquirente de    identidade e órgão expedidor, nº CPF) imóvel residencial mediante utilização dos recursos da conta vinculada do FGTS ou de titular de financiamento no SFH com objetivo de utilizar os recursos da conta vinculada do FGTS, declara ser isento da apresentação da Declaração do Imposto de Renda junto à Receita Federal, , na forma estabelecida pela legislação.     , exercício      ano base

Declara, ainda, estar ciente de que em caso de ser comprovada a falsidade desta declaração, sujeitar-se-á às sanções civis, administrativas e criminais previstas em Lei.

_______________________________________________

(local e data)

________________________________________________

Assinatura do declarante

Obs.: A declaração somente pode ser firmada por procurador, caso este tenha poderes específicos, não podendo ser transcrita em papel timbrado da CAIXA.

MODELO DE DECLARAÇÃO.

ESTRUTURA.

Identificação do declarante; justificativa; declaração propriamente dita com as especificações exigidas; termo de responsabilização legal.Tudo em um parágrafo único.

Local e data e Assinatura.

CONTEÚDO.

Informa, a quem de direito, a responsabilidade ou não por um ato ou ainda como substituto a outro documento que comprove a mesma coisa.

No exemplo, declara-se a isenção de se apresentar a Declaração do Imposto de Renda, mesmo porque, quem não declara, não tem um comprovante.

3)

Karl Marx fundador da doutrina comunista moderna.

Para Max Weber o capitalismo é algo naturalmente existente em qualquer grupo de pessoas onde há necessidade da troca, seu objetivo é sempre e em todo lugar, aumentar a riqueza alcançada, aumentar o capital. Isto seria feito através de empresas que acumulam capital e distribuem renda para cada membro trabalhador de uma empresa.As empresas se apropriariam de terras e todo o sistema da linha de produção (maquinas, ferramentas).

Weber também apóia a idéia do livre comércio sem interferência do estado para que não haja limitações desnecessárias visando um total aproveitamento para maiores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com