TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teórica e Aplicação no Treinamento de Animais Selvagens em Cativeiro

Por:   •  2/7/2018  •  Trabalho acadêmico  •  922 Palavras (4 Páginas)  •  731 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO CAPÍTULO 8: Condicionamento Operante - Base Teórica e Aplicação no Treinamento de Animais Selvagens em Cativeiro

O treinamento de animais em cativeiro visa uma melhor qualidade de vida para o animal, diminuindo o estresse em procedimentos como manejo e exames veterinários. Através do condicionamento operante, pode-se treinar os animais para que, por exemplo, entrem em caixas de transporte, facilitando o trabalho do profissional; O condicionamento clássico pode ser usado em projetos anti predação, auxiliando na reintrodução de espécies ameaçadas.

CONDICIONAMENTO ANIMAL X ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL:

Apesar de terem diferentes aplicações, ambas auxiliam na melhora da qualidade de vida e podem contribuir para a mitigação do estresse provocado pelo cativeiro.

O enriquecimento reduz o estresse através do aumento de complexidade do recinto e aplicação de estímulos, que levam o animal a apresentar diversidade comportamental. O condicionamento proporciona a diminuição do estresse através do treinamento para procedimentos veterinários e manejo; O condicionamento operante proporciona aos animais oportunidades de controle de eventos, podendo resultar em maior repertório de respostas comportamentais.

APRENDIZAGEM E CONDICIONAMENTO:

        Para Lorenz a aprendizagem faz parte de uma mudança comportamental adaptativa, por tentativa e erro, por observações ou consequências de seus atos. Para Domjan na aprendizagem ocorre uma mudança em um comportamento particular resultante de uma experiência anterior. Quando a prática ou experiência é ditada por humanos, a aprendizagem pode ser considerada treinamento.Os animais podem apresentar quatro tipos de aprendizagem: habituação, condicionamento clássico, condicionamento operante e aprendizagem complexa.

  1. Aprendizagem complexa: animal desenvolve estratégias incidentais para aprender um novo comportamento, sem envolver tentativa e erro.
  2. Aprendizagem não associativa - habituação e sensibilização: habituação é a diminuição de um resposta frente a repetidas apresentações de um estímulo, resultado das experiências vivenciadas. Sensibilização ocorre um aumento na exibição de um comportamento resultante de repetidas apresentações de um estímulo.
  3. Aprendizagem associativa: mudança no comportamento do animal como resultado de um evento ter sido pareado a outro. Dois métodos:  condicionamento clássico ou pavloviano e condicionamento operante.
  1. Condicionamento clássico ou pavloviano: associação de um estímulo inicialmente neutro com uma resposta particular. Não depende do comportamento do animal. Como ocorre: antes de iniciar o treinamento, o alimento é um estímulo neutro (EN) que leva a uma resposta reflexiva, a salivação. Ao ver o alimento o animal saliva, a salivação é uma resposta não condicionada (RNC) - RNC são aquelas que não precisam de treinamento prévio. Ao balançar as chaves está sendo apresentado um estímulo desconhecido, estímulo condicionado (EC). Ao apresentar o som das chaves junto a entrega do alimento, o alimento passa a ser um estímulo não condicionado (ENC) que resultará em uma RNC. Após sucessivas repetições das chaves+alimento, o animal responderá com salivação ao ouvir o som das chaves (EC). Neste momento a salivação passa a ser a RC.
  2. Condicionamento operante: depende da resposta do animal, pois é uma técnica que leva o indivíduo a associar atos e suas consequências. A resposta do animal constitui-se de um evento e o resultado da resposta constitui-se de um segundo evento. Resultado do estímulo é levar a uma resposta.

TERMOS UTILIZADOS NO CONDICIONAMENTO OPERANTE E SUAS APLICAÇÕES:

Target ou bastão: torna o treinamento mais eficiente, pois facilita o aprendizado de diferentes posições que facilitam o acesso ao animal, sem que o treinador precise entrar em contato direto. Dá controle sobre a locomoção do animal.

Reforços e punições: os reforços, sejam eles positivos ou negativos, levam ao aumento da expressão comportamental. O reforço positivo é algo de preferência do animal e é apresentado logo após o desempenho de um comportamento pretendido; Enquanto o negativo é aversivo que é retirado assim que o comportamento é exibido. A punição é aplicada após o desempenho de um comportamento não desejado, que serve para diminuir a expressão do mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (93.6 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com