TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipagem Sanguinea

Pesquisas Acadêmicas: Tipagem Sanguinea. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  982 Visualizações

Página 1 de 2

Foi no século XX que a transfusão de sangue, adquiriu bases mais científicas. Em 1900 foram descritos os grupos sanguíneos A, B e O por Landsteiner e em 1902 o grupo AB por De Costello e Starli. A descrição do sistema Rh foi posterior (1940), por Landsteiner e Wiener. Os sistemas antigênicos considerados mais importantes são o sistema ABO e o Sistema Rh. Estes são os sistemas mais comumente relacionados às temidas reações transfusionais hemolíticas.

Os grupos sanguíneos são constituídos por antígenos que são a expressão de genes herdados da geração anterior. Quando um antígeno está presente, isto significa que o indivíduo herdou o gene de um ou de ambos os pais, e que este gene poderá ser transmitido para a próxima geração. Os genes ABO não codificam diretamente seus antígenos específicos, mas enzimas que tem a função de transportar açúcares específicos, para uma substância precursora produzindo os antígenos ABO. Segundo Guython, as hemácias do tipo O não tem aglutinógenos e por isso não reagem com soro anti-A nem com soro Anti-B. Sangue do tipo A tem aglutinogenos A e por isso aglutina com aglutininas anti-A. Sangue do tipo B tem aglutinógeneos B e aglutina com soro anti-B. Sangue do tipo AB tem aglutinogeneos A e B e aglutina com soro de ambos os tipos.

Segundo dados a frequência relativa dos diferentes tipos sanguíneos é de:

O → 47%, A → 41%, B →9%, AB → 3%.

Juntamente com o sistema de grupos sanguíneos O-A-B, o sistema Rh é importante para a transfusão sanguínea. Existem seis tipos comum de antígenos Rh, cada um dos quais é chamado de fator Rh. O antígeno D é predominante na população e consideravelmente mais antigênico do que os outros antígenos Rh. Por essa razão qualquer pessoa que tem esse tipo de antígeno é considerada Rh positiva, enquanto uma pessoa que não tem o antígeno tipo D é considerada Rh negativa. Cerca de 85% de todas as pessoas brancas são Rh positiva e 15% Rh negativas, nos negros americanos a percentagem de Rh positiva é de 95%, enquanto nos negros africanos é virtualmente de 100%.1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com