TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Biologia Celular:

Artigo: Trabalho Biologia Celular:. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  990 Palavras (4 Páginas)  •  827 Visualizações

Página 1 de 4

Diga o que acontece em cada uma das três fases da INTERFASE.

A Interfase

É a fase em que a célula não está se dividindo, mas, está em intensa atividade se preparando para o processo de divisão celular. A interfase abrange três

períodos: G1, S, e G2. (G significa intervalo gap - do inglês) e S corresponde à síntese.

Na fase G1

Nesta fase não ocorre à duplicação (síntese) do DNA. É produzido moléculas de RNA que vão para o citoplasma, onde promoverão a síntese de proteínas. A célula cresce em volume e torna-se grande, com o dobro das proteínas iniciais.

Na fase S

Ocorre a autoduplicação do DNA dobrando a quantidade de DNA no interior do núcleo. Depois disso, a célula está pronta para dividir em duas novas células, que serão idênticas.

Na fase G2

Nesta fase, terminada a síntese de DNA, reinicia a produção de RNA, formando mais proteínas com um novo período de crescimento celular.

A célula entra em uma situação de desequilíbrio entre superfície e volume que obriga a célula a iniciar o processo de divisão. Para iniciar o processo de divisão, a cromatina precisa iniciar a condensação, fato que ocorrerá na primeira fase da divisão celular chamada de prófase, formando os cromossomos.

2 – Explique o que ocorre na prófase da mitose. Esquematize uma célula na fase de prófase.

A prófase é a primeira fase da divisão da célula por meio da mitose.

A prófase inicia quando os centríolos já duplicados afastam-se para os pólos, formam se as fibras do áster e as fibras do fuso mitótico; O nucléolo se desintegra e o RNAr é distribuído pela célula; A membrana do núcleo se desorganiza; Os cromossomos já espiralizados se prendem as fibras do fuso pelo centrômero.

3 – Explique o que ocorre na metáfase da mitose. Esquematize uma célula em metáfase.

A metáfase é a segunda fase da divisão da célula por meio da mitose.

Se inicia quando os cromossomos dispõem-se na placa equatorial. Ao final da metáfase as cromátides de separam por encurtamento das fibras do fuso.

4 - Explique o que ocorre na anáfase da mitose. Esquematize uma célula em anáfase.

A Anáfase é a fase de deslocamento da divisão da célula por meio da mitose.

Quando Os cromossomos são arrastados pelas fibras do fuso em direção aos pólos.

5 - Explique o que ocorre na telófase da mitose. Esquematize uma célula em telófase.

A telófase é a fase final da divisão da célula por meio da mitose.

Acontece quando os cromossomos se desespiralizam. Refaz-se a membrana nuclear a partir do retículo endoplasmático; Novos nucléolos são produzidos por uma região cromossômica chamada de organizador dos nucléolos. Ocorre então a cariocinese (divisão do núcleo) e citocinese (divisão do citoplasma) com a separação das duas células filhas.

6 – O que vem a ser a citocinese? Explique como ela ocorre nas células animais e vegetais.

Divisão do citoplasma, resultando na individualização das células-filhas resultantes de divisão celular por mitose ou meiose. A citocinese difere entre células animais e vegetais, consequência das diferenças morfológicas das mesmas.

Citocinese animal

Nas células animais, sem parede celular, após a telófase a membrana citoplasmática começa a sofrer um estrangulamento na zona equatorial da célula, resultante da interação de filamentos proteicos de actina e miosina localizados juntos da membrana plasmática.

Citocinese vegetal

Nas células vegetais a existência de uma parede celular rígida altera o processo, que não pode ocorrer por estrangulamento. Em vez de se formar uma anel contráctil, como nas células animais, forma-se uma placa celular – lamela média – na região média da célula.

7 – O oque é meiose e quais as principais características deste tipo de divisão?

Divisão em que uma célula diploide (2n) origina células haploides (n). O processo consta de duas divisões sucessivas do material genético, são elas a fase Reducional (fases 1) e Equacional (fases 2).

São funções da meiose manter constante o número de cromossomos da espécie e realizar a recombinação gênica, por meio do Crossing-over (Permutação – aumenta a variabilidade genética).

Fases da Meiose e Características

Prófase I – é complexa e de longa duração, sendo dividida em cinco estágios:

- Leptóteno – os cromossomos aparecem pouco condensados, estão duplicados.

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com