TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biologia Celular - Comunicação Celular

Ensaios: Biologia Celular - Comunicação Celular. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2013  •  1.555 Palavras (7 Páginas)  •  3.948 Visualizações

Página 1 de 7

DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA E GENÉTICA

DISCIPLINA BIOLOGIA CELULAR

QUESTIONÁRIO 1ª2ª AVALIAÇÃO

I. ESPECIALIZAÇÕES DA MEMBRANA

1. . Caracterize as seguintes especializações de membrana encontradas nas células epiteliais, enfatizando a sua função, composição e os elementos do citoesqueleto a que se associam:

As junções celulares são especializações da membrana plasmática que interconectam células vizinhas dentro de um mesmo tecido. As junções têm papel importante no processo de comunicação intercelular.

. zônula de oclusão (tight junction)

Também denominada de junção apertada é uma junção do tipo célula-célula, forma um cinturão ao redor da célula epitelial com a qual as membranas laterais das células vizinhas estão em íntimo contato, porém esse cinturão pode ser descontínuo. Tudo indica que as proteínas integrais da membrana das células vizinhas se disponham lado a lado formando os cordões de vedação. As proteínas ligadas a esses cordões são a ocludina e a claudina.

Sua função está relacionada à permeabilidade seletiva, limitando a difusão passiva de íons e moléculas pequenas pelo espaço intercelular (transporte paracelular) e a manutenção da polaridade celular devido à disposição assimétrica dos lipídios e proteínas entre o domínio apical e baso-lateral.

. zônula de adesão

Também conhecida como junção aderente ou cinto de adesão, se forma logo abaixo a zônula de oclusão formando um cinturão que circunda a região subapical das células epiteliais. Os feixes de microfilamento (actina) se formam paralelamente a membrana celular onde estão ligadas por um conjunto de proteínas como a vinculina, formando um anel de actina.

Sua função é promover a firme adesão das células vizinhas e manter a arquitetura celular. Ajuda a manter a polaridade celular ou induzindo a junção oclusiva entre as membranas apical e basolatetal ou organizando indiretamente um citoesqueleto basolateral.

. desmossomos

São estruturas descontínuas em forma de bastão que são localizadas abaixo a zônula de adesão no epitélio. Tem a forma de duas placas lineares paralelas, relativamente grossa e eletrodensa.

Sua função é delimitar o espaço intercelular preenchido com material filamentoso de baixa densidade. Os desmossomos associados aos filamentos correspondem aos filamentos intermediários do citoesqueleto e contribuem para a arquitetura e a estabilidade estrutural das células e tecidos. Os filametos podem ser formados de queratina, desmina e vimentina; e funcionam como uma rede que interliga todos os desmossomos presentes na membrana.

. hemidesmossomos

São estruturas morfologicamente semelhantes as dos desmossomos, mas com função quimicamente distinta. São formadas por proteínas transmembranas chamadas integrinas. Elas ligam a superfície basal da célula à lâmina basal que se encontra por baixo. Estão associados a filamentos intermediários de queratina ancorados na placa densa oferecendo forte resistência ao estresse mecânico.

2. Diferencie ultra-estruturalmente microvilosidades, cílios e estereocílios. Qual a função dessas estruturas? Em que células é possível encontrar com maior frequência?

MICROVILOSIDADES são projeções sustentadas pelo citoesqueleto polimerizado por proteína actina que forma microfilamentos, geralmente digitiforme. Ocorrem predominantemente na parte apical das células e eventualmente nas regiões laterais das células polarizadas. Sua função é aumentar a superfície de contato da membrana plasmática, aumentando, por sua vez, a eficiência de troca e interação com a cavidade ou meio extracelular. Seus microfilamentos penetram profundamente no citoplasma, na base das projeções, interagindo com os demais elementos do citoesqueleto na região apical. São mais comumente encontradas, com forma e dimensões regulares, na superfície dos enterócitos que reveste o sistema digestório, onde formam as bodas estiadas; e nos tecidos dos túbulos contorcidos proximais do néfron, no rim, onde forma as bordas em escova. Em outros tecidos podem ocorrem em residualmente e com comprimento variável.

CÍLIOS são especializações celulares geralmente mais longas e de maior calibre se comparadas com as micovilosidades. Ocorrem em vertebrados, invertebrados e protozoários. Nos protozoários funcionam como fonte de locomoção no meio fluido e para captura de alimentos, através do batimento rítmico de seus filamentos. Nos demais são caracterizados como projeções da superfície apical de epitélios e estão presentes em quase todos os sistemas desses organizamos.

São preenchidos por um complexo arranjo de microtúbulos e várias proteínas associadas que formam o axonema do cílio. Os batimentos do cílio são descritos em duas fases. O primeiro, denominado braçada ou batimento eficaz, o cílio realiza um movimento de 180º perpendicular a superfície da célula transportando partículas ou substâncias no meio extracelular. No segundo, denominado de recuperação, movimenta-se paralelamente a superfície celular quase sem interferência no meio extracelular e reposicionando-se para uma nova braçada.

Em alguns tecidos, os cílios têm função sensorial ou sofrer alteração em sua estrutura. Os sensoriais são denominados quinocílios e são encontrados no epitélio sensorial da mucosa olfativa, no epitélio na retina ou aqueles associados a função de equilíbrio e audição, no ouvido interno, mácula e órgão de Corti, respectivamente.

ESTEREOCÍLIOS são micovilosidades especializadas que têm estrutura, citoesqueleto de preenchimento e ancoragem idênticos as microvilosidades, mas com cumprimento e calibre semelhante aos cílios, além de apresentarem ramificações, mas não possuem a capacidade de movimento rítmico como as braças e recuperação, por isso também podem ser chamados de falsos cílios

Estão presentes nos epitélios absortivos ou secretores como o do epidídimo e canal deferente no órgão reprodutor masculino, mas podem também encontra-se associadas a função sensorial, como nas células pilosas integrantes do epitélio dos canais semicirculares e da cóclea do ouvido interno, onde podem surgir em associação com quinocílios.

II. COMUNICAÇÃO CELULAR

Sinais químicos: é assim que se denominada as trocas de informações por meio de moléculas. Essa atividade começa na fase embrionária e é o principal meio de comunicação entre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com