TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trypanosoma Cruzi

Por:   •  27/4/2015  •  Resenha  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  529 Visualizações

Página 1 de 2

1- Grupo taxonômico:

Filo= Sarcomastigophora

Ordem= Kinetoplastida

O Trypanosoma cruzi é o representante dos mastigóforos (ou flagelados) e tem vida parasitária. Este organismo é o agente causador da “doença de chagas” e é transmitido por um inseto sugador de sangue, o Triatoma infestans, conhecido pelos nomes de “barbeiro” ou “chupança” com hábitos noturnos. O nome do parasita foi dado por seu descobridor, o cientista Carlos Chagas, em homenagem ao também cientista Oswaldo Cruz. O Trypanosoma é alongado, dotado de um flagelo, de cinetoplasto, uma organela contendo DNA localizada na mitocôndria e uma membrana ondulante. São organismos que nadam livremente, o flagelo serve de estrutura locomotora e para capturar o alimento. Quando alojados nos órgãos da vítima, eles perdem o flagelo, tornam-se arredondados e reproduzem-se assexuadamente por bipartição, dando origem a muitos indivíduos. Apresenta três formas evolutivas: tripomastigotas: encontradas no sangue de hospedeiros vertebrados; epimastigotas: encontradas no tubo digestório do hospedeiro invertebrados (vetor); e amastigotas: encontradas no interior de células ou tecidos de hospedeiros vertebrados.

2- A infestação começa quando um homem sadio é picado pelo “barbeiro” contaminado. No intestino do inseto estão os protozoários. Triatoma tem o hábito de defecar à medida que se alimenta. Junto ao local da picada ficam as fezes do “barbeiro” que contém o Trypanosoma. Ao coçar o local da picada a pessoa introduz por ela as fezes e os protozoários, os quais caem na corrente sanguínea, alojando- se principalmente no coração. Neste órgão ele produz lesões que prejudicam o seu funcionamento, levando geralmente a morte antes dos 50 anos de idade. Embora as pesquisem continuem, não há realmente, um tratamento eficaz para a “doença de chagas”. Por enquanto, a única forma de impedir a doença é evitando o desmatamento das florestas, ou seja, o habitat do mosquito; melhorando as habitações; propondo medidas de educação sanitária, etc. Lembrando que a forma de transmissão descrita é a mais comum, embora já haja relatos comprovados de outras formas de transmissão.

[pic 1]http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/b/b9/Trypanosoma_cruzi_lifecycle_dumb.png

HOMEM:

  1. O inseto contaminado pica e defeca ao mesmo tempo;
  2. O protozoário invade as células.
  3. Ele se multiplica dentro das células assexuadamente.
  4. Ele destrói a célula saindo para o sangue e o homem adoece.

INSETO:

  1. O protozoário é absorvido por um novo inseto durante a picada.
  2. Ele vai para o intestino do inseto.
  3. Multiplica-se.
  4. Está pronto para se depositado.

Sudré.  Adriana Pittella. Trypanosoma cruzi. Disponível em: < http://www.professores.uff.br/apsudre/images/stories/Documentos_Nutricao/Trypanosoma.pdf >. Acesso em: 05 mar. 2015

Wikipédia, A enciclopédia livre. Trypanosoma cruzi. Disponível em: <   http://pt.wikipedia.org/wiki/Trypanosoma_cruzi >. Acesso em: 05 mar. 2015.  

LIEGE S. S. S.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (136.5 Kb)   docx (48.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com