TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um Bonde Chamado Desejo

Pesquisas Acadêmicas: Um Bonde Chamado Desejo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/6/2014  •  10.914 Palavras (44 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 44

Um Bonde Chamado Desejo

(Tennessee Williams)

Tradução de Brutus Pedreira

Peça em onze cenas

Personagens

Blanche

Stella

Stanley

Mitch

Eunice

Steve

Pablo

uma mulher negra

um médico

uma enfermeira

um jovem cobrador

uma mulher mexicana

(A ação da peça se desenvolve durante a primavera, o verão e o começo do outono, em Nova Orleans).

CENA I

(O exterior de um edifício de esquina de dois andares em uma rua de Nova Orleans, entre os trilhos da L&N e o rio. A região é pobre mas, ao contrário de regiões correspondentes em outras cidades americanas, tem um certo charme que emana de sua própria condição de lugar mal-afamado. As casas, em sua maioria, são estruturas brancas, desbotadas e cinzentas, com escadas externas a desmoronar e com galerias e cumeeiras singularmente ornamentadas. Este edifício tem dois apartamentos, um no andar superior e outro no de baixo. Escadas de um branco esmaecido conduzem às entradas de ambos.

Estão surgindo as primeiras sombras de uma noite do começo de maio. O céu que aparece ao redor do sombrio prédio branco é de um azul singularmente delicado, quase um azul-turquesa a, o que veste a cena com uma espécie de lirismo e graciosamente atenua a atmosfera de decadência. Pode-se quase sentir o ar quente que vem do rio escuro, para além dos armazéns situados à beira do rio, com suas leves fragrâncias de bananas e café. Uma atmosfera correspondente é evocada pela música de artistas negros que freqüentam um bar perto da esquina. Nessa parte de Nova Orleans, na realidade, sempre se está próximo de uma esquina e sempre se ouve, algumas portas mais abaixo, na rua, o som de estanho de um piano que está sendo tocado com a apaixonada fluência de dedos escuros. Esse piano tocando blues expressa o espírito da vida que se leva nesse lugar.

Duas mulheres, uma branca e outra negra, estão tomando ar nos degraus do edifício. A mulher branca é Eunice, que ocupa o apartamento de cima; a mulher negra é uma vizinha, pois Nova Orleans é uma cidade cosmopolita, e existe um relaciona-mento relativamente caloroso e descontraído de raças na parte velha da cidade.

Acima da música do piano blue podem ser ouvidas as vozes de pessoas da rua sobrepondo-se ao som que vem do piano).

(Dois homens estão dobrando a esquina, Stanley Kowalsky e Mitch. Eles têm entre vinte e oito e trinta anos de idade e estão vestidos rusticamente, com macacões azuis de trabalho. Stanley carrega sua jaqueta de boliche e um pacote manchado de vermelho que está trazendo do açougue. Eles param ao pé da escada).

STANLEY - Eh!Stella!Stella!

(Stella aparece no patamar; é uma jovem amável, tem cerca de vinte e cinco anos e uma formação obviamente muito diferente da de seu marido).

STELLA (ternamente) - Não grite comigo desse jeito. Alô, Mitch.

STANLEY - Apanhe!

STELLA - Que é?

STANLEY - Carne!

(Ele atira o pacote para ela. Ela grita, protestando, mas consegue apanhá-lo; então ela ri quase sem fôlego. Seu marido e o amigo já estão se dirigindo de volta à esquina).

STELLA (chamando por ele) - Stanley ! Aonde é que você vai?

STANLEY - Jogar boliche!

STELLA - Posso ir ver?

STANLEY - Venha! (Sai).

STELLA - Vou já. (Para a mulher branca) Alô, Eunice, como vai?

EUNICE - Vou bem. Diga a Steve que arranje o que comer por lá, porque aqui não sobrou nada.

(Todos riem; a mulher negra não pára de rir. Stella sai).

MULHER NEGRA - O que é que tinha no pacote que ele jogou para ela?

(Ela se levanta dos degraus, rindo mais alto).

EUNICE - Quieta aí, agora!

MULHER NEGRA - Apanhar o quê!

(Continua a rir. Blanche aparece na esquina, carregando uma valise. Olha para uma tira de papel, a seguir para o edifício, novamente para o papel e em seguida de novo para o prédio. Sua expressão é de incredulidade, e ela parece chocada. Seu aparecimento destoa nesse cenário. Ela está elegantemente vestida, com um vestido branco de corpinho leve, colar e brincos de pérola, luvas e chapéu brancos, com a aparência de quem estivesse chegando a um chá de verão ou a um coquetel no parque do distrito. Ela tem cerca de cinco anos mais que Stella. Sua delicada beleza deve evitar a luz forte. Há qualquer coisa em relação às suas maneiras e em relação às suas roupas claras que lembram uma mariposa).

EUNICE (finalmente) - Que é que há, meu bem, anda perdida?

BLANCHE (com um tom levemente histérico) - Disseram-me que eu tomasse um bonde chamado Desejo, depois passasse para um outro chamado Cemitério, andasse seis quarteirões e desceria nos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 43 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com