TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Verme de nematóides

Tese: Verme de nematóides. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2013  •  Tese  •  1.589 Palavras (7 Páginas)  •  543 Visualizações

Página 1 de 7

SUMARIO.

1.0 . Nematoides.

1.1. Alimentação.

1.2. Habitat.

1.3. Exemplos de Nematoides.

2.0. Platelmintos.

2.1. Alimentação.

2.2. Habitat.

2.3. Exemplos de Platelmintos.

3.0. Bibliografia.

1.0. Nematoides.

Nematóide é um tipo de verme, que forma um grupo conhecido popularmente por vermes redondos. Portanto, existem vermes que são redondos e outros não. Um exemplo são os platelmintos (Filo Platyhelminthes) que são vermes achatados. Portanto, pode-se dizer que todos os nematóides são vermes, mas nem todos os vermes são nematóides. Existe uma forma de verme pertencente à ordem Nematomorpha (nema=fio, morphus= forma) conhecida popularmente por cabelo-de-cavalo, que aparece nas poças de água durante o inverno, e que lembram realmente um cabelo de cavalo, pois têm o mesmo aspecto (coloração) e dimensões aproximadas. Por muito tempo esses curiosos animais foram confundidos com os nematóides. O homem e os animais domésticos são hospedeiros de muitos vermes, uns são nematóides outros não. Por que os Nematomorphos não são nematóides já que são vermes redondos? Porque possuem outras características e estruturas que os nematóides não têm. Do mesmo modo que os nematóides possuem estruturas, órgãos e certas características que os Nematomorfos não os têm. Portanto, o simples fato de ser um verme redondo, não significa que se trata de um nematóide. E que estruturas são essas? Quando definirmos os nematóides, mostraremos esses detalhes diferenciadores.

1.1 Alimentação.

Os nematoides se alimentam de matéria viva, não havendo formas saprofíticas. Quanto à alimentação, os nematóides podem ser classificados em duas categorias:

1- Parasitos: de plantas (fitonematóides), animais domésticos, insetos, homem e animais em geral vertebrados e invertebrados)

2- Vida livre: são os que “vivem em liberdade”, ou seja, não está fixo a um hospedeiro. Essas formas podem ser:

Algófagos, alimentando-se de algas

Bacteriófagos, de bactérias,

Micófagos, de fungos e

Predadores, que predam sobre pequenos animais e outros nematóides.

1.2. Habitat.

Os nematóides se encontram em praticamente todos os habitat, ou seja, em qualquer ambiente onde possa haver vida. Oceanos, rios, lagoas, savana, florestas, grandes matas, solo, no corpo de praticamente todos os animais e plantas etc. É no oceano onde se encontra a maior quantidade de nematóides. Os nematóides são animais semi-aquáticos, pois só sobrevivem em contato com a água. Entretanto, a maioria morre quando submerso, pois não conseguem retirar oxigênio da água ao modo dos peixes e outros animais verdadeiramente aquáticos. Alguns nematóides podem viver permanentemente dentro de um ambiente líquido, respirando de forma anaeróbica.

1.3.Exemplos de Nematoides.

A) O gênero Pratylenchus é um dos principais problemas da agricultura em todo o mundo agrícola. Possuem muitas espécies. Algumas se reproduzem sexuadamente, caso de P. coffeae, existindo machos e fêmeas e outras assexuadamente, caso de Pratylenchus brachyurus. Esses nematóides causam anualmente milhões de dólares de prejuízo aos países, especialmente os do terceiro mundo, onde existe pouco tecnologia. Esses nematóides causam lesões nas raízes e conseqüente mau desenvolvimento das plantas. Não possuem dimorfismo sexual.

B) O gênero Meloidogyne com suas espécies causam uma doença nas plantas denominada meloidoginose. Essa doença é caracterizada pela formação de tumores radiculares, conhecidos popularmente de galhas. As plantas doentes produzem pouco e raízes tuberosas e tubérculos alimentícios ficam deformados e perdem seu valor comercial. É o caso, por exemplo, da cenoura, inhame. As demais plantas hospedeiras mais comuns são cana-de-açúcar, tomateiro, mamoeiro, entre muitas outras.

C) O gênero Rotylunchulus possui diversas espécies, porém apenas a espécie R. reniformis causa doença em plantas, denominada rotilenculose. O algodoeiro é seu principal hospedeiro, mas no nordeste esse nematóide foi assinalado em coentro (Vitória de Santo Antão), meloeiro (Mossoró, Rio Grande do Norte) cana-de-açúcar (Carpina, Pernambuco) inhame, Condado (Pernambuco) mamoeiro (Mammanguape, Paraíba). As plantas afetadas crescem e produzem muito pouco. Esse nematóide é conhecido popularmente por nematóide reniforme, pois as fêmeas adultas têm o formato de um rim.

D) Bursaphelenchus cocophilus é o nematóide do coqueiro, palmeira imperial, dendezeiro e tamareira., Ao contrário dos demais, B. cocophilus mata a planta em dois meses, aproximadamente, e é transmitido no campo pelo inseto coleóptero Rhynchophorus palmaram.

2.0. Platelmintos.

Os platelmintos são vermes de corpo achatado dorso-ventralmente (platy= chato; helminto= verme), com simetria bilateral. Podem ser parasitas ou de vida livre, estes podendo ocorrer nos mares, água doce ou em ambientes terrestres úmidos. Como parasitas de seres humanos podemos citar a tênia e o Schistosoma mansoni, causador da esquistossomose. Outros animais também podem ser parasitados como o boi, o porco, os cachorros, gatos, etc. O corpo pode ou não possuir uma segmentação. A maioria das espécies são monóicas. Existem aproximadamente 20 mil espécies

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com