TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Zigoto

Artigo: Zigoto. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2013  •  Artigo  •  206 Palavras (1 Páginas)  •  448 Visualizações

Zigoto (ou ovo, nos animais) é a célula diploide resultante da união dos núcleos haploides (cariogamia) de duas células eucarióticas mutuamente compatíveis. É o produto da reprodução sexuada.

Zigoto animal Nos animais, o zigoto é denominado ovo e resulta da união de dois gametas: ovócito e espermatozoide. É uma célula totipotente, ou seja, é capaz de guardar as características genéticas dos progenitores, podendo gerar todas as linhagens celulares do organismo adulto.

Através de várias divisões mitóticas dá origem a um novo indivíduo (embrião). A quantidade e a distribuição do vitelo variam de acordo com o organismo considerado e dependem, inclusive, do tipo de desenvolvimento do embrião.

Zigoto vegeta Nas plantas verdes, o zigoto vai dar origem ao esporófito, a fase diploide que produz esporos; a germinação desses esporos dá origem ao gametófito, capaz de produzir os gâmetas haploides. Nas espermatófitas, o zigoto primeiro se transforma num embrião que se encontra dentro da semente, enquanto nas pteridófitas, o zigoto se desenvolve diretamente na planta adulta.

Nos fungos, o zigoto é a célula resultante da fusão dos núcleos de duas hifas sexualmente compatíveis e dá origem a um zigósporo, que produz uma nova hifa cujos núcleos irão sofrer a meiose e gerar esporos capazes de se desenvolver em novos indivíduos haploides .

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com