TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REPRODUÇÃO HUMANA E ANATOMIA MICROSCÓPICA: DO ZIGOTO AOS TECIDOS

Artigo: REPRODUÇÃO HUMANA E ANATOMIA MICROSCÓPICA: DO ZIGOTO AOS TECIDOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  577 Visualizações

Página 1 de 2

1. Drogas e mal-formações congênitas

O uso de drogas ilícitas durante a gestação é reconhecidamente um importante fator que pode levar a diversas distúrbios no desenvolvimento. Dê exemplo de uma droga que pode afetar o desenvolvimento do sistema nervoso central e como esta age.

2. Células tronco

A terapia com células tronco é atualmente um dos mais promissores campos da ciência para a cura de diversas patologias e defeitos congênitos. Analise o caso demonstrado a seguir, onde foi realizada terapia celular com o uso de células tronco, e responda às questões propostas:

Hannah Warren é uma menina de dois anos de idade que nasceu sem traqueia e recebeu um implante do órgão desenvolvido a partir de suas próprias células-tronco. Estas células foram extraídas da medula óssea de Hanna e com a ajuda de um suporte plástico especial foram cultivadas em laboratório para que se multiplicassem, sendo induzida sua diferenciação em tecido traqueal.

Considerando-se os tipos de células tronco existentes, como as células tronco embrionárias, células tronco pluripotentes induzidas, células tronco adultas tecido-específicas ou células tronco mesenquimais, qual tipo de célula tronco você acredita ter sido utilizada para o tratamento de Hanna? Por que?

3. Métodos contraceptivos

Os métodos contraceptivos de barreira estão entre os de utilização mais difundida, sobretudo por sua fácil aquisição, enquanto os contraceptivos hormonais podem oferecer uma maior proteção devido à sua atuação no eixo hipotalâmico-hipofisário-gonadal feminino. A escolha do melhor método e o sucesso deste, no entanto, irá variar de acordo com o comportamento e a resposta fisiológica de cada pessoa, sendo de grande importância o aconselhamento por um profissional de saúde. Responda às questões propostas em relação a estas diferentes formas de contracepção:

3.1. Diferencie a utilização do Diafragma e do DIU como contraceptivos em relação a:

a. Como funciona cada um;

b. Qual deles permite a associação com hormônios e qual permite a associação com espermicidas;

c. Por quanto tempo cada um pode ser utilizado pela mulher;

d. Qual o preço médio de cada um.

3.2. Os anticoncepcionais hormonais estão entre os mais eficientes. Diferencie os anticoncepcionais na forma de Adesivos daqueles na forma de Implante quanto a:

a. Onde cada um é usado/aplicado;

b. Como cada um interfere no ciclo ovariano/endometrial para desempenhar seu papel contraceptivo;

c. Quanto tempo dura o efeito de cada um;

d. Qual o preço médio de cada um.

3.3. São conhecidos anticoncepcionais hormonais Injetáveis à base de progesterona ou em combinação de progesterona e estrógeno.

a. Cite os diferentes mecanismos de ação destas duas formas de medicamento, considerando-se 3 fatores:

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com