TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ácaro-Branco

Artigo: Ácaro-Branco. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2014  •  Artigo  •  553 Palavras (3 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 3

Ácaro-Branco

A ocorrência de ácaro-branco (Polyphagotarsonemus latus) é maior na safra da "seca", podendo causar severos prejuízos ao rendimento da cultura. É um inseto praticamente invisível a olho nu, e sua coloração vai de branco a verde-claro, com otegumento brilhante.

A infestação inicial ocorre em reboleiras, o que faz que as folhas do feijoeiro enrolem para cima. Posteriormente, a face inferior da folha torna-se bronzeada, e a superior, verde-escura. Em altas infestações, as folhas tornam-se coriáceas e quebradiças, e o ataque pode atingir as vagens que ficam bronzeadas e retorcidas.

Controle: Realizar pulverizações com acaricidas específicos, registrados para as culturas.

Gente, outro ácaro importante, praga também que ataca mais no final do cultivo,

é o ÁCARO-BRANCO. Ele tem coloração branco-esverdeado e

não são visíveis a olho nu. O ácaro branco ataca as folhas do ponteiro do feijoeiro, deixando as folhas

coriáceas e quebradiças. o ácaro branco também pode atacar as vagens do feijão, deixando-as

prateadas. , para nós avaliarmos os ácaros nos pontos amostrais dentro de cada talhão, nós

podemos avaliar 5 folíolos apicais e 5 folíolos medianos, contando e diferenciando os

1. ácaros rajados dos brancos. A infestação inicial se da em reboleiras e os sintomas de ataque são visíveis nas folhas do feijoeiro , as quais tendem a se enrolar para cima.

2. Com base na biologia da praga, cujo ciclo de vida e curto, recomenda-se que o uso de pulverizações no combate a praga não ultrapasse quatro dias.

FERRUGEM

1. É uma doença de ampla distribuição sendo mais comum em regiões tropicais úmidas e subtropicais. Ocorre em todas as regiões produtoras de feijão e em condições favoráveis pode causar prejuízos de até 46%. A doença pode causar danos tanto mais severos quanto mais cedo ocorrer no ciclo da cultura.

As condições ambientais favoráveis ao desenvolvimento da doença são temperatura, entre 17 e 27oC e alta umidade(acima de 90%), intercalada por períodos de baixa precipitação e grande quantidade de orvalho.

1. As condições ambientais favoráveis ao desenvolvimento da doença são temperatura, entre 17 e 27oC e alta umidade(acima de 90%), intercalada por períodos de baixa precipitação e grande quantidade de orvalho.

2. São disseminados pelo homem, implementos, animais, insetos e principalmente pelo vento. Pode sobreviver entre as estações de cultivo, iniciando nova epidemia quando as condições forem favoráveis.

Manifesta-se principalmente nas folhas do feijoeiro, sendo as hastes e as vagens pouco atingidas. Ocorre com intensidade variável, provocando desfolha prematura nas lavouras severamente atacadas.

1. Manifesta-se principalmente nas folhas do feijoeiro, sendo as hastes e as vagens pouco atingidas. Ocorre com intensidade variável, provocando desfolha prematura nas lavouras severamente atacadas.

Os sintomas característicos da doença se manifestam nas folhas como pequenos pontos cloróticos, evoluindo para pústulas salientes de cor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com