TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Biossegurança

Por:   •  27/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  920 Palavras (4 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 4

SEÇÃO I - BIOSSEGURANÇA 1 

1.Quais são os principais fatores que influenciam a classificação dos microrganismos em grupos de risco? (Valor: 1,2 pontos)

Natureza do Agente Biológico, virulência, modo de transmissão, estabilidade, concentração e volume, origem do agente biológico potencialmente patogênico, disponibilidade de medidas profiláticas eficazes, disponibilidade de tratamento eficaz, dose infectante, manipulação do agente biológico e eliminação do agente biológico.

2. Classifique os seguintes agentes biológicos de acordo com o grupo de risco a que pertencem: Bacillus anthracis, Lactobacillus acidophilus, Mycobacterium tuberculosis, Candida albicans, vírus Ebola, SARS-CoV-2 (Valor: 1,2 pontos)

Nível 1: Lactobacillus acidophilus.

Nível 2: Candida albicans.•

Nível 3: Bacillus anthracis, Mycobacterium tuberculosis e SARS-CoV-2.

Nível 4: Vírus Ebola.

2. Quais são os níveis de biossegurança designados para os laboratórios de Microbiologia? Quais são as precauções e principais exigências de equipamentos de proteção individual e coletiva em cada nível de biossegurança? Cite um exemplo de microrganismo que pode ser manipulado em laboratório de acordo com o nível de biossegurança. (Valor: 2,0 pontos)

O nível de Biossegurança 1, é o nível de contenção laboratorial que se aplica aos laboratórios de ensino básico, onde são manipulados os microrganismos pertencentes a classe de risco 1. É requerida apenas um bom planejamento espacial e funcional e a adoção de boas práticas laboratoriais. Exemplos: Lactobacillus spp. e Bacillus subtilis.

O nível de Biossegurança 2 diz respeito ao laboratório em contenção, onde são manipulados microrganismos da classe de risco 2. Se aplica aos laboratórios clínicos ou hospitalares de níveis primários de diagnóstico, sendo necessário, além da adoção das boas práticas, o uso de barreiras físicas primárias (cabine de segurança biológica e equipamentos de proteção individual) e secundárias (desenho e organização do laboratório). Exemplos: Schistosoma mansoni e vírus da rubéola.

O nível de Biossegurança 3 é destinado ao trabalho com microrganismos da classe de risco 3 ou para manipulação de grandes volumes e altas concentrações de microrganismos da classe de risco 2. Para este nível de contenção são requeridos além dos itens referidos no nível 2, desenho e construção laboratoriais especiais. Deve ser mantido controle rígido quanto a operação, inspeção e manutenção das instalações e equipamentos e o pessoal técnico deve receber treinamento específico sobre procedimentos de segurança para a manipulação destes microrganismos. Exemplos: Bacillus anthracis e Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV).

O nível de Biossegurança 4, ou laboratório de contenção máxima, destina-se a manipulação de microrganismos da classe de risco 4, onde há o mais alto nível de contenção, além de representar uma unidade geográfica e funcionalmente independente de outras áreas. Esses laboratórios requerem, além dos requisitos físicos e operacionais dos níveis de contenção 1, 2 e 3, barreiras de contenção (instalações, desenho equipamentos de proteção) e procedimentos especiais de segurança. Exemplos: vírus Ebola e vírus da varíola.

3. Quais níveis de biossegurança correspondem a maioria das instalações laboratoriais presentes nas universidades? (Valor: 1,0 ponto)

Instalações de nível de biossegurança 2.

4. Com relação a biossegurança laboratorial para a SARS-CoV-2 (COVID-19): qual é o nível mínimo de biossegurança exigido para se trabalhar com o diagnóstico (exemplo: PCR – sequenciamento e amplificação) viral? E para se trabalhar com a propagação do vírus (exemplo: culturas virais e isolamento)? (Valor: 1,0 ponto)

Para se trabalhar com o diagnóstico requerem que o laboratório apresente estrutura equivalente ao nível de Biossegurança 2. Já para se trabalhar com a propagação do vírus equivalente ao nível de Biossegurança 3.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (44.9 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com