TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As proteínas

Por:   •  14/5/2015  •  Dissertação  •  815 Palavras (4 Páginas)  •  675 Visualizações

Página 1 de 4

Consumir subsídios ricos em proteínas ajudam na construção e manutenção dos tecidos corporais, formação de enzimas, hormônios e anticorpos, mas principalmente nas sínteses proteicas, sendo de fundamental importância garantindo em uma boa qualidade de vida, podendo ser encontrada em alimentos de origem vegeta e animal.

A importância dessas proteínas no corpo consiste nos aspectos estruturais e funcionais. Dessa forma “As proteínas, além de constituírem o componente celular mais abundante, são as moléculas mais diversificadas quanto à forma e à função. As funções são estruturais e dinâmicas” (Anita e Bayardo 2006, p. 17). Essas proteínas constituem cerca de 10 a 15% dos nutrientes necessários no nosso dia a dia para a manutenção do nosso corpo, sendo indispensáveis ao nosso organismo. Outro processo muito importante se refere ao processo de síntese proteica, na qual as informações do material genético são expressas através das proteínas.

No aspecto estrutural, as proteínas são formadas por vários aminoácidos, que por sua vez são macromoléculas formados por inúmeras cadeias polipeptídicas que são compostas por polímeros. Essas moléculas orgânicas constituem se de carbono (C), hidrogênio (H), agrupamento amina (CH2), grupo carboxílico (COOH) e o diferencial, ou seja, o que vai caracterizar a forma e função de cada proteína é o seu radical. Tanto Anita e Bayardo como Stephen Golding apontam que as proteínas, apesar de apresentarem estruturas e funções tão variadas, são sintetizadas a partir de apenas 20 aminoácidos diferentes. Como as proteínas são compostas por centenas de aminoácidos, cada um deles podendo estar presente mais de uma vez, a probabilidade de construção de moléculas diferentes é praticamente infinita. Entretanto, o corpo humano consegue sintetizar onze desses aminoácidos precisando do consumo dos outros nove.

A formação de cada proteína dado as ligações peptídicas entre os aminoácidos ocasionará diversas estruturas com suas respectivas funções, desempenhando um papel muito importante em nosso organismo, pois fornecem material tanto para a construção, conservação e reparação dos nossos órgãos e tecidos. A proteína sendo assim, é um nutriente fundamental para o organismo sendo exemplificadas nas seguintes funções:

1. “Transporte. As proteínas podem funcionar como carregadores para o transporte de outras moléculas. Por exemplo a hemoglobina é uma proteína que carrega oxigênio nos glóbulos vermelhos do sangue.

2. Armazenamento. A ferritina, por exemplo, é uma proteína que armazena ferro no fígado.

3. Sustentação mecânica. A alta força de tensão da pele e do osso é devida à presença do colágeno, uma proteína fibrosa.

4. Controle do crescimento e da diferenciação. A expressão sequencial controlada da informação genética é essencial para o crescimento e a diferenciação ordenado dos organismos.

5. Proteção imunitária. Os anticorpos são proteínas altamente especificas que reconhecem substancias estranhas, como vírus, bactérias e células de outros organismos, e com elas se combinam. As proteínas exercem assim um papel vital na distinção entre o que é e o que não é próprio do indivíduo.

6. Movimento coordenado. Os principais componentes do musculo são proteínas. A contração muscular é conseguida pelo movimento de deslizamento de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (46.1 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com