TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biogênese e Abiogênese

Por:   •  30/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  271 Palavras (2 Páginas)  •  637 Visualizações

Página 1 de 2

A teoria da Abiogênese ou geração espontânea baseava-se na idéia de que os seres vivos poderiam surgir de uma “matéria bruta”, sem vida. Os defensores dessa hipótese diziam que haveria um “princípio ativo” ou uma “força vital” presentes em algumas matérias brutas, e esse “princípio” ou “força” seria capaz de transformar uma matéria bruta (sem vida) em uma matéria viva. Aristóteles era um grande defensor dessa teoria.

O princípio ativo estaria presente em determinadas coisas, por exemplo, se tivesse presente em alimentos consumidos pelo homem, isso explicaria o surgimento de vermes no homem ( a explicação seria que o AÇUCAR ingerido seria o princípio ativo capaz de gerar os vermes no homem). Estaria presente também nos restos de lixo e por isso apareceriam às larvas de insetos no lixo (Na época que essa hipótese era aceita, não se sabia que esses pequenos animais que eram vistos no lixo na verdade eram larvas de moscas).

1644) tinha uma receita para a obtenção de ratos: “ Enche se de trigo e fermento um vaso, que é fechado com uma camisa suja, de preferência de mulher. Um fermento vindo da camisa, transformado pelo odor dos grãos, transforma em ratos o próprio trigo”

(Sonia Lopes. BIO v.1. Ed Saraiva)

Biogênese

Insatisfeitos com a teoria da abiogênese, cientistas realizaram experiências que foram passo a passo, minando a teoria da abiogênese. Veremos os principais cientistas e o que eles fizeram para provar que a vida não era gerada espontaneamente. Francesco Redi (16261697) Cientista italiano elaborou uma experiência a fim de derrubar a teoria da abiogênese. Esses foram os passos da sua experiência:

• Colocou pedaços de carne em vários frascos;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (38.8 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com