TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biosegurança

Por:   •  27/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  717 Palavras (3 Páginas)  •  513 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

Superior de Tecnologia em Estética e Imagem

Estética e Biossegurança

                                                                                   Trabalho apresentado como exigência ao Portfólio Individual do curso Superior de  Superior de Tecnologia em Estética e Imagem Pessoal, Educação à distância Profª Poliana Milreu Fundamentos de Anatomia, Fisiologia e Dermatologia Profª Vânia Terra Profo  Marcelo Doi Estética e imagem pessoal Profª Luciane Barbosa Biossegurança em Centros de estética Profª Silvia Paulino Ribeiro Albanesi Ética, política e sociedade Prof°José Adir Lins Machado ProfªJuliana de Lima Arruda Seminário Temático Profª Heloísa Licha

MURIAÉ

2015

INTRODUÇÃO

A biossegurança é a realização de práticas para conhecer e controlar os riscos que o trabalho em saúde podem trazer a quem não se previne e não usa equipamentos necessários  para se resguardar de micro-organismos patogênicos tanto para o profissional como para o cliente.  A biossegurança é um conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização e eliminação de riscos que possam comprometer a saúde de trabalhadores, clientes que exercem atividades onde pode existir o contágio.  

Percebendo-se a preocupação com a transmissão de doenças durante a rotina de trabalho, condutas de Biossegurança são empregadas em hospitais, consultórios odontológicos e vem sendo gradativamente aplicadas em salões de beleza e clínicas de estética.

DESENVOLVIMENTO

Biossegurança aplicada para a estética se faz importante e necessária, a fim de desenvolver os procedimentos de estética facial com maior segurança. Devido aos fatores expostos, este estudo objetiva apresentar a Biossegurança, voltadas para a prática em estética, através do uso correto das mesmas, além de orientá-los em suas atividades.

Dentro desse raciocínio, o profissional da estética facial está em constante exposição a materiais biológicos, ficando em contato direto com a pele não íntegra, material purulento e até mesmo sangue. Por força disso, as doenças que podem ser facilmente contraídas na cabine de estética facial são a síndrome da imunodeficiência adquirida (HIV-AIDS), hepatite B (HBV), hepatite C, herpes, micoses bem como a proliferação da bactéria Propionibacterium acnes. Destaca-se ainda que, o vírus como o da hepatite B (HBV), pode sobreviver em condições normais em ambientes externos, podendo-se adquirir a doença quando o profissional ou clientes entrar em contato com sangue, através de instrumentos não esterilizados ou pele lesionada.

Gorro: Os gorros protegem o profissional de ter seu cabelo contaminado por algum tipo de secreção que espirre durante a limpeza de pele, e, o cliente de ter sua pele contaminada por algum cabelo que cair. Devem ser descartáveis e usadas por cliente e pelo profissional;

Avental- Protege a roupa do profissional devendo ter manga comprida, ser trocado sempre que apresentar contaminação e não deve ser usado fora do local de trabalho nem ser guardado junto com objetos pessoais.

Luvas descartáveis - caracterizam-se por promover uma boa barreira mecânica para as mãos do profissional e para a pele do cliente. Devem ser usadas quando houver a possibilidade do profissional se contaminar ou entrar em contato com sangue, secreções, mucosas, tecidos e lesões sobre a pele.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (81.7 Kb)   docx (21.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com