TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Carciroma

Por:   •  11/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  829 Palavras (4 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 4

Caso Clinico 1: Tumor na Bexiga

Problematização

Questão 1

Reservatório musculomembranoso em que se acumula a urina, situado na parte inferior do abdômen.

Questão 2

Função: É o reservatório temporário de urina e varia em tamanho, formato, posição e relação de acordo com seu conteúdo e com o estado das vísceras adjacentes.                                                                               Localização: quando vazia esta localizada na pelve menor à medida que se enche, entra na pelve maior e quando ascendente no tecido adiposo extra peritoneal da parede abdominal anterior. É um órgão extra peritoneal da parede abdominal anterior. É um órgão extra peritoneal sendo revestido pelo peritônio só superiormente.                                                               No homem anterior sínfise púbica; posterior ducto deferente, reto e vesícula seminal; superiormente peritônio, alças terminais, jejuno; inferiormente próstata.                                          Mulher: Antero inferior sínfise púbica; postero superior colo uterino e canal vaginal; postero inferiormente parede posterior da vagina; inferior uretra; superior: útero.

Questão 3

É constituído por três partes: a cúpula, o corpo e base. A cúpula vesica é a parte superior, o corpo vesical constitui a maior parte do órgão acolhe na sua face posterior os dois orifícios uretrais através dos quais chega a urina; a base vesical, apoia sobre o inferior da pelve, forma uma espécie de funil, o colo vesical, que deságua em um único orifício uretral, que liga a bexiga a uretra.

Questão 4

Anatomia interna: possui mucosa pregueada que se torna lisa quando o órgão é distendido.           Trigono vesical: área permanentemente lisa da parede posterior da bexiga. Os vértices são formados pelos óstios uretrais(2) e pelo óstio uretral interno(1).                                              

Crista interuretral: é uma elevação da mucosa da bexiga que existe entre o óstio uretral, devido a uma projeção da musculatura do uretrer sobre a musculatura da bexiga.

Questão 5

Para a urina ser eliminada, o músculo detrusor se contrai e com isso, poderá ocorrer refluxo da urina para o ureter. Tal fato não ocorre normalmente, pois há um porção do ureter intramural que com a contração do músculo detrutor acaba tendo sua luz fechada.

Questão 6

Mucosa com pregas: epitélio de transição e lamina própria.

Túnica muscular: músculo detrutor da bexiga.

Túnica adventícia: tecido conjuntivo.

Questão 7

Micção: processo pelo qual a bexiga se esvazia quando esta cheia. Envolve dois passos:

1°: a bexiga se enche progressivamente ate que a tensão na parede atinja um nível limiar.

2°: ocorre o reflexo de micção ( reflexo nervoso)

Esvazia a bexiga ou ocorre o desejo consciente de urinar. É um reflexo autônomo da medula espinha, mas pode ser inibido ou facilitado por centros no córtex ou tronco cerebrais.

Questão 8

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (81.1 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com