TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução

Por:   •  25/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  733 Palavras (3 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO:

Na química em geral estudamos reações de diversos tipos, como elas acontecem e tudo o que interfere positivamente ou negativamente em suas ações e resultados.

No nosso dia a dia varias reações como essas acontecem sem que percebamos o processo de fabricação da cachaça, por exemplo, a sua destilação envolve processos de reações químicas para que se chegue ao produto final. O Brasil em 2008, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC), exportou cerca de 11,09 milhões de litros o que incentivou uma grade melhoria nos processos de produção, e em parte nas qualidades químicas.

Tal processo nos remete a pensar sobre a influencia dos processos nas reações químicas, como o meio interno e externo, todos os materiais utilizados e procedimentos que utilizamos para o resultado final; Nas aulas realizadas no laboratório, é também nas ministradas em sala de aula é possível tomar conhecimento de tal influencia.

O pressente trabalho visa relacionar tais assuntos, abordando principalmente a influencia dos meios de preparo.

  1. : A INFLUENCIA DOS MATERIAIS NO RESULTADO FINAL:

Muitas das reações químicas que são feitas em laboratórios, fabricas e etc. tem uma relação direta com o material que e utilizado em seu preparo, um exemplo que pode ser citado é a liberação de íons cobre na destilação de cachaça em alambiques, porém não somente os materiais influenciam na composição química há também fatores como a temperatura a que e submetida, o controle sobre tais composições.

Há uma diferença também, em caso de estudos e pesquisas, em relação às amostradas coletadas, ou seja, as primeiras amostras coletadas têm diferenças químicas das ultimas amostras.

No caso das destilações da cachaça em alambiques e colunas podemos citar varias outras diferenças como a concentração como os componentes encontrados em cada caso, as divisões por qual passam e a divisão de suas concentrações.

1.2: RELAÇÃO ARTIGO x MATÉRIA:

Fazendo uma analogia podemos encontrar vários pontos da destilação da cachaça e a influencia que o material tem no seu resultado final com as aulas tanto ministradas como principalmente as aulas praticas.

Primeiramente podemos citar a importância de se ter um cuidado com o preparo das soluções, no caso da cachaça preparada em alambique muita das vezes seu preparo e artesanal e o produtor não tem um parâmetro de cuidado igualmente controlado. E preciso que esse cuidado seja sempre igual para todos os alambiques, e no nosso caso para todas as reações para que os resultados sejam amplamente confiáveis.

O caso das amostras, diferença de coleta, pode ser relacionada à coleta de água que e feita diretamente da torneira onde a primeira coleta tem um pH maior.

Há também o caso das temperaturas, que se não reguladas podem fazer com que a solução atinja seu ponto de ebulição ou não reaja.

 Muitas das diferenças químicas entre a cachaça de alambique e as de coluna pode ser explicada citando os pratos do alambique de coluna, esses pratos ajudam a separar uma mistura (líquida, parcialmente líquida ou vapor) em duas outras misturas, utilizando calor como um agente de separação. A camada de destilado, ou produto de topo mistura rica nos componentes mais leves, de menor ponto de ebulição, isto é, mais volátil sobe pelos pratos enquanto a camada de resíduo, ou produto de fundo rico nos componentes mais pesados, de maior ponto de ebulição, isto é, menos volátil fica no fundo do alambique.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (100.6 Kb)   docx (35.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com