TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimento Tropicalista

Exames: Movimento Tropicalista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  791 Palavras (4 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 4

Tropicália

Nome: Rodrigo Ruárez

Disciplina: História da Música III

Prof.ª: Ayres Potthoff

Porto Alegre, 02 de junho e 2014

O Movimento tropicalista, veio com o propósito de promover em si uma critica social ao atual mito da cultura existente, misturando em si variados estilos musicais, poéticos e literários existentes. Caetano Veloso e Gilberto Gil foram os propagadores de tal movimento, na década de 60. Os músicos da Vanguarda e os tropicalistas realizaram um trabalho em equipe pelo qual as regras eram pouco existentes , e os arranjos e canções eram feitas instantaneamente, acreditando em si em uma criação artística da musica.

Tal movimento provocou uma ruptura nos parâmetros da cultura nacional pela insuficiência de materiais sonoros e interesse pelo consumo. As letras das canções eram inovadoras. Na música Geléia Geral pode se encontrar elementos da cultura brasileira como o baião e samba associados com elementos importados como por exemplo a guitarra elétrica. Em 1967 no Festival de Música Popular realizado pela TV Record Caetano é vaiado quando sobe ao palco com o grupo argentino Beat Boys pouco antes de apresentar a música Alegria, Alegria. Revertendo a platéia que até então o vaiava passando a aplaudir. Caetano no filme uma noite em 67 comenta sobre Alegria, Alegria.

a música em si, essa canção por exemplo, eu não achava que fosse muito boa, mas ela tem sua beleza. mas eu não achava muito, não ficava com alegria, alegria entendeu? Mas é ela ter agradado os espectadores que estavam reagindo contra a atitude antes me deu a alegria de saber que eu teria força de veicular minhas idéias. (Caetano Veloso, Uma noite em 67)

Isso talvez aconteceu por conta da música carregar consigo um sentimento que atingisse grande parte da população brasileira devido a época conturbada em que o país se encontrava, uma das criticas que o tropicalismo recebeu foi de não se posicionar contra a ditadura como as outras expressões artísticas. Porém na letra de "Alegria, Alegria" , Caetano coloca uma expressão de sentimento em relação ao momento que o país vivia.

Quando Caetano fala que "teria força para veicular suas idéias" ele já estava estruturando o movimento tropicalista, utilizando de suas composições para passar ao publico as suas idéias. A partir desse momento ele junto com Gil reuniu o que hoje se entende como os principais artistas envolvidos com o movimento tropicalista seriam eles: Os Mutantes, Torquato Neto, Tom Zé, Jorge Bem, Gal Gosta, Maria Bethânia junto com os dois principais Caetano Veloso e Gilberto Gil.

Tom Zé acredita que o tropicalismo foi importante pois o Brasil se encontrava sob uma cortina da ditadura e as letras das canções tropicalistas serviam de material mental para a juventude da época se excitasse para que no momento que a ditadura baixasse eles estivessem prontos para a revolução industrial. Como na ditadura pensar era crime, e como a ditadura não compreendia as letras.

Essa talvez foi a jogada de gênio de Caetano Veloso pois inovando com suas letras o tropicalismo serviu como trampolim para os jovens

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com