TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ADAPTAÇÃO CARDIORRESPIRATORIA AO EXERCICIO FÍSICO

Por:   •  24/6/2020  •  Projeto de pesquisa  •  471 Palavras (2 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 2

Possui-se 2 tipos de mecanismos para a obtenção de energia: O anaeróbio e o aeróbio. O mecanismo aeróbio, consegue energia a partir do oxigênio obtido da circulação sanguínea, sobrando assim somente dióxido de carbono, que logo será excretado pelo pulmão. Esse mecanismo é ativado para exercícios de resistência, ou que ultrapasse 40 segundos de esforço, como a caminhada, natação e o ciclismo. Por outro lado, temos o mecanismo anaeróbio, que não precisa da obtenção do oxigênio para ter energia, é o primeiro mecanismo a ser ativo, tem forte e grande ação para exercícios que exige um esforço muscular rápidos e intenso, como por exemplo no halterofilismo.

Ao início do exercício, passado 40 segundos após o início, algumas alterações no sistema cardiorrespiratório são feitas e começam a necessitar do oxigênio para a sua atividade. Esses conjuntos de adaptações feitos pelos sistemas, não chamadas de ADAPTAÇÃO CARDIORRESPIRATÓRIA AO EXERCÍCIO FÍSICO.

Quando praticamos atividade física, o corpo todo se altera fisiologicamente. É necessário um maior fluxo de oxigênio nas vias respiratórias até os músculos esqueléticos, o coração aumenta a quantidade de sangue bombeado para o sistema vascular, pressão arterial (PA) é aumentada também, devido ao maior volume de sangue, a Arvore vascular, redistribui o fluxo sanguíneo corporal, aumenta o transporte de oxigênio para os tecidos que tem maior esforço. As vias respiratórias também são alteradas para garantir uma maior entrada de oxigênio para os pulmões e uma maior eliminação de dióxido de carbono para fora, assim aumentando a frequência respiratória. Os músculos também aumentam a sua capacidade de absorver o oxigênio das células musculares.

Após o exercício, tudo voltará a se estabilizar, porém como tudo estará mais fortalecido, mais treinado, o corpo, órgãos e sistemas, demandará menor esforço dos mesmos, já que uma vez fortalecidos, assim será feito o efeito da estabilização da PA, por exemplo. E a cada vez que os mesmos forem submetidos a esforços físicos regulares, vão aumentando e melhorando as suas capacidades, assim podemos até comparar uma pessoa treinada com uma destreinada, ou seja, pessoas que já foram expostas por certo tempo a atividades regulares, assim melhorando o condicionamento físico, cardiorrespiratório e cardiovascular, de uma pessoa que não foi exposta a essas mesmas atividades, sedentárias, as quais se exercitarão em uma menor intensidade.

Então podemos ver que o exercício físico é benéfico tanto para o coração quanto para o pulmão, levando em conta a prevenção de doenças coronárias. Quando submetemos os nossos sistemas a esforços regulares, eles são treinados e se assemelham a músculos esqueléticos, assim aumentando força, potência e volume. Já no que se trata do aparelho respiratório sendo submetido a esforços físicos regulares, aumenta a capacidade pulmonar, contribui para a prevenção e tratamento de doenças do trato respiratório, como por exemplo a bronquite crônica, enfisema e até um certo grau da insuficiência respiratória.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

MEDPÉDIA, Exercício físico e aparelho cardiorrespiratório. Abr,2012.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (34.1 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com