TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DANÇA FOLCLÓRICA

Por:   •  25/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  807 Palavras (4 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE ESTÁCIO CAMPUS NOVA IGUAÇU

CURSO DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

MATRICULA 201512464601

RELATÓRIO DE TRABALHO

TEORIA E PRÁTICA DO FOLCLORE E DANÇA

[pic 1]

NOVA IGUAÇU

2021

1

SÚMARIO

  • INTRODUÇÃO DE CONCEITO SOBRE FOLCLORE GERAL
  • HISTÓRIA & DANÇA FOLCLÓRICA NO ESTADO PR
  • HISTÓRIA & DANÇA FOLCLÓRICA NO ESTADO SC
  • HISTÓRIA & DANÇA FOLCLÓRICA NO ESTADO RS
  • REFERENCIAS DE PESQUISAS

NOVA IGUAÇU

2021

2

INTRODUÇÃO

   O Folclore Brasileiro é o conjunto de expressões culturais populares por todo seu território onde englobam aspectos da identidade nacional.

Através de suas criações culturais, coletivas ou individuais.

   O Folclorismo Nacional ( ciência que estuda o folclore ),  definitivamente se institucionalizou e recebeu sua conformação conceitual sobre a temática.

A partir da década de 1970. Sendo compostas por contribuições das mais variadas culturas portuguesa, europeia, africana e indígena.

   As lendas da REGIÃO SUL misturam as tradições de diversos povos, como.

Indígenas (devido sua existência de moradia por todo território brasileiro)

Africanos (devido ao tráfico de escravos para o Brasil século XVII) e

Europeus (devido à imigração de portugueses, holandeses, alemães...  )

   

Sendo hoje o objeto de inúmeros estudos e recebendo uma larga divulgação nacional e internacional sobre a temática constituindo, além disso, elemento importante da própria economia do Brasil pela geração de empregos, pela produção e vendas no comércio de bens associados ao turismo cultural.

 

3

DANÇA FOLCLÓRICA NO ESTADO PARANÁ

   Diferentes ritmos e influências compõem as danças típicas paranaenses

cultura do Paraná é o conjunto de manifestações artístico-culturais desenvolvidas pelo povo paranaense. É possível observar a cultura local no artesanato, nos costumes, nos hábitos, na culinária, na religiosidade, no folclore, ou seja, nas diferentes maneiras de expressão dos paranaenses.

   Em sua composição étnica, a cultura do Paraná soma uma abundância de etnias como portuguesesespanhóisitalianosalemãesneerlandese

polonesesucranianosárabescoreanosjaponesesindígenas e africanos, além dos próprios gaúchoscatarinensespaulistasmineiros e nordestinos, que colaboraram para o fortalecimento da identidade do povo paranaense

Dança do Fandango

   Dança típica do litoral paranaense, o fandango está fortemente associado ao modo de vida caiçara. Os versos são cantados ao som de violas e rabecas. A dança pode acontecer em pares ou através dos chamados batidos, quando os homens usam tamancos de madeira, intercalando palmas e batidas no assoalho.

[pic 2]

4

DANÇA FOLCLÓRICA NO ESTADO SANTA CATARINA

   Santa Catarina, foi descoberta das ricas terras do Brasil, logo entrou na rota dos navegadores europeus. A primeira expedição significativa a chegar a SC foi a do português Juan Dias Solis, em 1515. O litoral catarinense era habitado por índios carijós, do grupo tupi-guarani. O navegador deu o nome de “ Baía dos Perdidos “ às águas entre a ilha de SC e o continente por conta do naufrágio de uma embarcação no local.

   O italiano Sebastião Caboto, a serviço a Espanha, chega com sua expedição em 1526 e, ao publicar seus mapas referentes à região, denominava a ilha de Santa Catarina de “ Porto dos Patos “ Pela primeira vez, iria aparecer SC no mapa mundial de Diego Ribeiro 1529.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (1.5 Mb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com