TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Dança nas Aulas de Educação Física

Por:   •  22/4/2021  •  Projeto de pesquisa  •  2.216 Palavras (9 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 9

                             [pic 1][pic 2]

[pic 3]

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS – UNIMONTES

Centro de Educação a Distância - CEAD

Curso de Educação Física

Montes Claros-MG

Abril/ 2021

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        OBJETIVOS        5

3        JUSTIFICATIVA        6

4        METODOLOGIA        8

5        CRONOGRAMA        12

6        REFERÊNCIAS        13

7      ANEXOS.............................................................................................................14

INTRODUÇÃO

A dança  na educação é um referencial para as questões que permeiam a educação de nossos tempos, apresenta novos olhares para o ser humano, mostra o quanto ele pode criar, expressar, aprender, socializar e cooperar se educado também pela doença.

O conteúdo dança na Educação física infantil é importante e muito interessante para o desenvolvimento dos alunos, porém não é dado a este conteúdo a credibilidade que a mesma deveria ter.

A criança que pratica a dança tem a oportunidade de ter um maior conhecimento sobre seu corpo e uma visão mais crítica de mundo.

A dança faz parte da construção cultural da humanidade, e por assim ser, hoje constitui o assunto de pratica corporal, entendida como conteúdos de Educação Física escolar. Nesse sentido, tem como continuidades os elementos pertencentes à cultura corporal, que ainda hoje tem pouco espaço no ambiente escolar. Gapari (2004).

Nanni (2003) sustenta que a dança pode fazer parte do currículo escolar, contribuindo para o desenvolvimento e aprimoramento do ser humano. Sendo assim já se pode perceber a grandeza desse conteúdo.

É na infância que o corpo se expressa mais livremente contribuindo para que a criança ganhe uma forma maior de expressão, sendo muito importante para possibilitar a interação, o movimento, a produção, reprodução e principalmente a socialização cultural e artística. Segundo (GARAUDY, 1980, p. 13) “dançar é expressar através de movimentos do corpo organizado em sequências significativas, as experiências que transcendem o poder das palavras e da mímica“. O tema escolhido para a linha de pesquisa foi à importância da dança como conteúdo da educação física escolar infantil, o contexto é amplo e instigante e pode ser aperfeiçoado na medida em que o professor for ganhando segurança.

A importância da dança nas escolas traz o principio do movimento corporal tendo o engajamento de porque ensinar dança nas escolas assim enfatizando a importância de se utilizar desse recurso nas aulas de Educação física.

Muitos professores se sentem inseguros e não sabem como lidar com a dança nas aulas e preferem assim não entrar neste campo desconhecido. Existe certa carência de informações diante deste conteúdo. Este projeto é destinado ao ensino infantil, uma vez que o mesmo é um espaço privilegiado para a convivência com a diversidade e as crianças que estão neste nível de ensino com potencial de criar novas formas de relações sociais.

É importante que a dança seja ensina desde as séries iniciais, pois é quando o professor pode mudar a realidade de que a Educação física é somente realizada com a prática esportiva, facilitando assim a mudança no quadro escolar e ultrapassando preconceitos onde certos conteúdos são destinados apenas para um gênero.

Sendo assim, o tema escolhido para esse projeto é de extrema importância e vai detalhar o porquê disso. “A importância da dança como conteúdo da Educação Física escolar”.

OBJETIVO GERAL

  • Compreender que a dança é um elemento fundamental na aula de Educação física infantil, aceitando que ela não é mais uma mera disciplina e sim uma poderosa ferramenta essencial para o aprendizado da alfabetização e letramento.

OBJETIVOS ESEPCÍFICOS

  • Conhecer e valorizar as possibilidades expressivas do próprio corpo;

  • Trabalhar a concentração, a motricidade e o desenvolvimento da criatividade;
  • Conhecer e valorizar as possibilidades expressivas do próprio corpo.

JUSTIFICATIVA

A dança como conteúdo da educação física infantil é tão rico que além do divertimento que a mesma proporciona, favorece também o desenvolvimento físico, cognitivo e moral das crianças a qual se sentem mais motivadas, desenvolvendo assim sua inteligência e aprendendo superar obstáculos cognitivos, emocionais e físicos. De acordo (GARAUDY, 1989, p.7) “é necessário usar de uma técnica para levar os alunos a estarem bem consigo mesmo. Entende- se que o mais importante é ser capaz de compreender a dança como um modo de vida, de existir”.

O trabalho da dança com as crianças visa um diferencial no seu processo de aprendizagem buscando na prática pedagógica a dança como um processo de linguagem corporal, transformadora e não reprodutora.

SILVA (2005, p.129) diz que “é por essa via que ela experimenta, pega, corre, pula, dança, assume papeis sociais estabelece vínculos afetivos, assimila e reconstrói seu ambiente sócio histórico para aprender a desenvolver- se”.

A dança vem por nos trazer funções de estímulos com compreensão de sua realização onde o desejo interno de realiza esse processo ocorre no envolvimento das sensações, percepção, cognição, pulsão e o próprio movimento, onde esta totalmente ligada ao sistema nervoso se integrando ao corpo e a mente trazendo benefícios ao corpo e a mente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (306.7 Kb)   docx (219.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com