TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA

Por:   •  16/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.533 Palavras (11 Páginas)  •  1.979 Visualizações

Página 1 de 11

EDUCAÇÃO FÍSICA – DP/AD

DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA

Leiam as questões com atenção! Todo o conteúdo exigido neste roteiro de estudo foi abordado em aula e pode ser encontrado nas referências bibliográficas indicadas ao final deste roteiro. Os dois livros indicados estão disponíveis na biblioteca da ÛNIP.

Nas questões de múltipla escolha, as respostas deverão ser justificadas!

Bons Estudos !

1º. BIMESTRE – NP1

⦁ Muitas vezes, os termos inclusão e integração são utilizados erroneamente como sinônimos. Entretanto, o processo de Inclusão e o de Integração apresentam características próprias e que podem fazer a diferença no real aproveitamento do aluno com deficiência e de todos os envolvidos no processo. A partir disso, qual a diferença entre os processos de Inclusão e Integração? Qual deles é o mais eficiente?

⦁ Apesar da poliomielite já estar erradicada no nosso país desde 1988, ainda nos deparamos com alguns alunos já adultos nos procurando para realizar algum tipo de atividade física. As sequelas de poliomielite apresentam características bastante peculiares a essa população. Explique as principais sequelas da poliomielite e quais as atividades físicas indicadas para eles?

⦁ Flávia Cristiane Fuga e Silva, 26, tem paralisia cerebral. Com dificuldades motoras e de fala, depende de cadeira de rodas e de ajuda para realizar tarefas como comer e tomar banho. As dificuldades, porém, não impediram que Flávia se tornasse advogada, após ser aprovada no ano passado no exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Antes de passar, Flávia prestou o exame duas vezes. (…) "Flávia frequentava as aulas e prestava atenção às explicações dos professores. Para que pudesse estudar em casa, tirávamos cópia das anotações dos colegas. Já os professores ajudavam na hora das avaliações, preparando provas de múltipla escolha, já que ela não consegue escrever", conta o pai de Flávia, Eliezer Gomes da Silva.

No exame da OAB, Flávia contou com três horas a mais (total de oito) para concluir a prova da segunda fase. O tempo foi aumentado com a permissão da Comissão de Estágio e Exame de Ordem da OAB-SP. "Foi uma forma de estabelecer um equilíbrio para que ela pudesse fazer o exame em iguais condições aos demais concorrentes", diz o presidente da comissão, Braz Martins Neto. São-paulina, Flávia gosta de sair, de ir ao cinema e a pizzarias. Desde o início do ano, ajuda o pai em seu escritório de advocacia, especializado em direito de família. Com a ajuda de um programa de computador, escreve peças judiciais, clicando em uma letra de cada vez.

Questionada ontem se estava feliz, Flávia sorriu e concordou com a cabeça.

Trecho da reportagem da Folha de São Paulo, maio de 2008

Essa situação é realmente possível? Justifique.

⦁ A amputação parcial é aquela em que uma parte do membro fica remanescente. A essa parte dá-se o nome de coto. Essa coto tem um papel bastante importante para um melhor aproveitamento nos casos em que a prótese é indicada, especialmente no caso do uso da prótese para a prática esportiva. Quais são as indicações e contra-indicações de atividade física para esse aluno amputado?

⦁ O nanismo acondroplásico é uma displasia esquelética de causa congênita que traz como principal sequela o crescimento deficitário longitudinal dos ossos. Quais as atividade física indicadas e contra-indicadas para anões? Explique.

⦁ As distrofias musculares tem um caráter degenerativo. Alguns tipos de distrofia apresentam-se de forma mais amena enquanto em outros tipos a severidade é notória. A atividade física oferece benefícios para pessoas com qualquer tipo de distrofia muscular. A distrofia muscular de Duchenne é um tipo de distrofia que atinge, quase sempre, indivíduos do sexo masculino e apresenta características importantes que o profissional de educação física deve estar atendo ao elaborar uma aula de educação física. Qual o papel da educação física para alunos que apresentam essa distrofia?

⦁ A paralisia cerebral tem como principal causa a falta de oxigenação cerebral no período pré-natal, natal ou após o nascimento até 3 anos de idade. Por ser uma lesão no sistema nervoso central, pode apresentar seqüelas bastante variadas e com diversos níveis de comprometimento. Porém, independente das seqüelas serem leves ou severas, algumas características são comuns e devem ser observadas pelo profissional de educação física para que os objetivos da atividade física para essa população sejam alcançados. A partir das alternativas abaixo, assinale a que considerar correta:

I) As principais características são: incoordenação neuromuscular e dificuldade de manutenção postural e controle dos movimentos.

II) Além das alterações motoras, a paralisia cerebral também causa deficiência mental.

III) O gasto energético para o paralisado cerebral, durante uma atividade física, é muito elevado, por esse motivo, as aulas não devem ser muito longas.

IV) Em função da deficiência mental, o professor deve falar pausadamente e, se necessário fazer gestos, para que o aluno compreenda que está sendo solicitado pelo professor.

V) Atividades na piscina não são recomendadas pois podem dificultar ainda mais o controle de movimentos

Estão corretos apenas os itens:

⦁ I, II e V

⦁ I, III e IV

⦁ I e III

⦁ II e V

⦁ II, IV e V

⦁ A prática pedagógica inclusiva na educação física esbarra em algumas dificuldades históricas relacionadas com o entendimento da sua ação. Enquanto a ação pedagógica priorizar o ensino do movimento e o desenvolvimento de sua técnica estiver respaldado por conceitos de “melhor e pior”, “certo e errado” e “ganhar e perder”, sempre haverá margem para a exclusão, pois não será oferecida a oportunidade de acordo com as possibilidades de cada um, como é mostrado na imagem abaixo. Para que a inclusão ocorra, de fato, qual deve ser o papel do professor de educação física?

⦁ Observe a charge abaixo, referente ao comportamento apresentado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (66.8 Kb)   docx (578.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com