TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA

Por:   •  16/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  462 Palavras (2 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 2

Distrofia muscular

As distrofias musculares são um grupo de desordens caracterizadas por fraqueza e atrofia muscular de origem genética que ocorre pela ausência ou formação inadequada de proteínas essenciais para o funcionamento da fisiologia da célula muscular, cuja característica principal é o enfraquecimento progressivo da musculatura esquelética, prejudicando os movimentos.

Durante o primeiro ano de vida, não se observa qualquer alteração clinica aparente. Um pequeno atraso na aquisição da marcha e quedas mais frequentes do que o normal são as vezes relatadas pelos pais. Em seguida, observa-se dificuldades para subir e descer escadas, corre, pular, levantar do chão ou andar de forma diferente. A fraqueza dos músculos do braço dificulta tarefas como lavar ou pentear os cabelos, colocar coisas em prateleiras elevadas, tudo que obrigue os braços a se elevarem acima da cabeça. A fraqueza das mãos dificulta uso de lápis ou caneta, as pessoas perdem a firmeza para manipular objetos com as mãos. A fraqueza dos músculos da face que acostuma ser dos dois lados do rosto dificulta o ato de assobiar, chupar canudos e podem passar despercebidos. Andar vai ficando cada vez mais difícil e, geralmente, entre 10 e 12 anos de idade a criança passa a precisar de cadeira para se locomover.

Existe mais de 30 tipos de distrofias muscular, porem os ais comuns são:

- distrofia muscular de Duchenne;

- distrofia muscular de Becker;

- distrofia muscular do tipo Cinturas;

- distrofia muscular Facio-Escápulo-Umeral;

- distrofia muscular Miotônica ou Steinert;

- distrofia muscular Congênita.

Distrofia muscular de Duchenne

A distrofia muscular de Duchenne é a segunda forma mais comum (a distrofia facioescapuloumeral é a mais comum) e mais grave de distrofia muscular, é uma doença genética degenerativa e incapacitante que comete meninos. A doença tem inicio durante a infância, sua principal característica é a degeneração progressiva do músculo, em decorrência da ausência de uma proteína.

Distrofia de Duchenne é uma doença genética de caráter recessivo, ligada ao cromossomo X, degenerativa e incapacitante. O gene defeituoso é transmitido simultaneamente pelo pai e pela mãe, que é assintomática. No entanto, cerca de 1/3 dos casos ocorre por mutação genética nova.

O exercício deve ser começado por um alongamento passivo, uma técnica simples, usada para esticar os músculos que estão tensos ou encurtados. Nela movem-se lenta e energeticamente as articulações, de modo a conseguir o máximo de extensão, mantendo esta posição durante 30 segundos. A criança deve estar completamente relaxada e deve-se ensiná-la a não fazer qualquer movimento, nem a resistir ao exercício. Se o movimento se faz com demasiada rapidez, pode acontecer que a criança faça resistência ou se assuste. Os alongamentos não devem provocar dor, mas uma sensação de esticar suave e mantida. Nem a articulação nem os músculos se lesionam se estas instruções forem seguidas rigorosamente. Os movimentos devem ser executados todos os dias, de preferência após um banho quente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (32.5 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com