TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EVASÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Por:   •  15/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.662 Palavras (7 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 7

EVASÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina de TCC I, ministrada pelo professor Eduardo Borba Gilioli, como requisito para a obtenção parcial das médias bimestrais referentes ao ano letivo de 2019 do Curso de Educação Física da Facinor. Aluno (a): Mateus Augusto Soares.

Loanda, 20, de abril de 2019.

SUMÁRIO

1- Tema        1

2- Título        3

3- Problema.........        3

4- Justificativa        3

5- Objetivo Geral        3

5.1- Objetivos Específicos        3

6- Método ou Procedimentos Metodológicos e técnicas        7

7- Cronograma        8

8- Coleta de Dados.........        9

9- Análise e Interpretação dos Dados        10

10- Referências        11

11- Anexos        12

  1. TEMA

Evasão nas aulas de Educação Física.

  1. TÍTULO

Evasão nas aulas de Educação Física: uma questão motivacional.

  1. PROBLEMA

O que pode vir a interferir no interesse dos alunos pelas aulas de Educação Física?

     

  1. JUSTIFICATIVA

O contato com as aulas de educação física durante o ensino médio na rede pública de ensino fomentou em mim o interesse em compreender os motivos que levam boa parte dos alunos a não participarem das aulas, e ainda, buscar a compreensão acerca de como os fatores motivacionais podem contribuir para que esse quadro seja revertido, de modo que o aluno possa ser completamente incluído na aula e, sendo assim, possa fazer parte dela e não somente estar presente.

 

  1. OBJETIVO GERAL
  • Compreender acerca da influência dos aspectos motivacionais para a prática das aulas de educação física por parte dos alunos.

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Compreender o que lava a não motivarem os alunos para a prática das aulas de educação física e a automotivação por parte dos alunos.
  • Buscar o entendimento em relação a não participação dos alunos nas aulas de educação física e compreender se os fatores motivacionais estão ligados diretamente a isso.
  • Discutir a relevância e influência da motivação sobre a prática e o interesse nas aulas de educação física.

Síntese

Entende-se o artigo “O Professor de Educação Física e a Educação física Escolar: Como Motivar o Aluno?” como um texto que procura entender como motivar o aluno nas aulas de educação física de modo que o professor domine esses meios de motivação, para que o aluno tenha um incentivo de continuar a praticar atividades esportivas não só durante o período escolar e sim que isso continue durante toda a vida, tornando-se um hábito fora da vida escolar.

No que diz respeito a entender os meios para combater à evasão por parte dos alunos nas aulas de educação física temos o artigo “Evasão Escolar e Desinteresse dos Alunos nas Aulas de Educação Física”, o mesmo entende que propostas de escolarização e programas como Bolsa Escola. O artigo também aponta dois motivadores para essa problemática dessa evasão, a primeira seria em relação aos aspectos sociais e financeiros durante o período de escolarização que levam o aluno a ter que trabalhar para colaborar com os mantimentos de casa, além do outro aspecto que envolve diretamente a escola no que diz respeito a sua estrutura e seus conteúdos aplicados nas aulas de educação física relacionando isso com as vivências dos alunos.

Outro ponto que podemos analisar dentro desse tema é entender o que acarreta na não participação dos alunos em relação as práticas de atividade física. O artigo “A Educação Física na Escola e o Processo de Formação dos não Praticantes de Atividade Física”, aborda esse assunto em quatro pontos específicos: 1º quantidade de dispensas em relação as aulas de Educação Física; 2º analisar as opiniões dos alunos sobre as aulas de educação física a ponto de entender as mudanças dessas opiniões ao longo das fases escolares; 3º entender em que momento ocorre o afastamento dos alunos das práticas de atividade física tanto no âmbito escolar quanto fora dele; 4º Entender o porquê acontece esse afastamento. O artigo aponta que o afastamento acontece progressivamente além de que tem crescido a quantidade e alunos que ficam ociosos durante as aulas.

Procurando entender o que motiva os adolescentes na aulas de educação física, a dissertação “A motivação de Adolescentes nas Aulas de Educação Física” explica que os estudantes matriculados na oitava série do fundamental demonstram estarem mais empenhados para a prática e participação das aulas de educação física em relação aos alunos do terceiro ano do ensino médio. Em contraponto a isso, a dissertação aponta que os dois níveis de ensino se mostram empenhados para as aulas de educação física.

Ainda no estudo sobre a motivação dos alunos para as aulas de educação física, o artigo “Motivação de Escolares das Séries Finais do Ensino Fundamental nas Aulas de Educação Física” aponta que a pesquisa não apresentou relação entre os aspectos motivacionais dos alunos, sexo, faixa etária, fase escolar nas aulas e/ou em práticas de atividade física ou esportivas fora do ambiente escolar. Em outro ponto foi destacado que os alunos se sentem motivados quando as aulas de Educação Física são ministradas por estagiários.

Seguindo no assunto, o artigo “Motivação para a Prática Desportiva nos Alunos do Ensino Básico e Secundário: Influência do Género, Idade e Nível de Escolaridade” reflete que as motivações para a prática esportiva são a técnica e a área fitness, já a outra motivação está ligada ao trabalho em equipe.

O artigo “Educação Física no Ensino Médio: reflexões e ações” expõe e opina que as aulas de educação física devem ser ministradas no mesmo período de outras disciplinas e não aplicada em contra turno, esse fator motiva os alunos a participarem das aulas, outro ponto explanado foi o de que os professores esbarram na falta de interesse por parte dos alunos em participarem da aula, além da falta de habilidade dos mesmos para exercer certas atividade e também sobre o número de estudantes que pedem dispensa da disciplina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (161.6 Kb)   docx (53.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com