TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Física Adaptada: Engloba Métodos Didáticos

Por:   •  6/4/2023  •  Projeto de pesquisa  •  2.698 Palavras (11 Páginas)  •  67 Visualizações

Página 1 de 11

LINHA DE PESQUISA: Educação Física Adaptada: Engloba métodos didáticos, e cuidados que um professor de educação física escolar deverá conter ao dedicar suas aulas para grupos especiais. 

1. INTRODUÇÃO

A inclusão de pessoas com deficiência na formação regular da educação e dentro aulas de educação física são uma proposta recente na história da educação, onde por muito tempo houve isolamento e exclusão.

Esse trabalho nos permitirá identificar os desafios enfrentados por pessoas com deficiência no contexto educacional e as possíveis soluções para promover a inclusão dessas pessoas na sociedade de forma efetiva e justa. Trazendo também a  importância do papel da educação física adaptada como ferramenta para o desenvolvimento motor, cognitivo e social desses indivíduos. 

Nas últimas décadas, houve uma mudança gradual para um paradigma mais inclusivo, que enfatiza a participação ativa das pessoas com deficiência na sociedade e a eliminação de barreiras físicas e sociais. Essa mudança tem sido impulsionada por movimentos de direitos das pessoas com deficiência e políticas governamentais que promovem a inclusão.  

Apesar desses avanços na medicina e do conhecimento sobre a deficiência, o paradigma da institucionalização  permaneceu único por mais de 500 anos, mantendo pessoas com deficiência em instituições de cuidados ou escolas especiais.(CARMO, 1991)

"Eles baseiam seu trabalho em uma filosofia de bem-estar social, caridade e segregação".

Segundo Sassaki (2003, p. 112) “algumas crianças passaram a vida inteira dentro dessas instituições”.

As instituições, inicialmente, foram organizadas por pessoas que representavam os interesses das pessoas com deficiência, procurando sensibilizar a sociedade e impulsionar o atendimento aos mesmos. Segundo Mazzotta (2003, p. 17):

Principalmente na Europa, os primeiros movimentos de auxílio à deficiência refletem mudanças nas atitudes dos grupos sociais, incorporadas em medidas educacionais. Essa abordagem educacional vem se expandindo, primeiro nos Estados Unidos e Canadá, e depois em outros países, inclusive no Brasil. “abrindo espaços nas várias áreas da vida social para a construção de conhecimento e de alternativas de atuação com vistas à melhoria das condições de vida de tais pessoas”. (MAZZOTTA, 2003, p. 17) 

A educação física tem uma vantagem educacional que poucas disciplinas têm: o poder de adequação do conteúdo ao grupo social em que será trabalhada, assim permite uma liberdade de trabalho, bem como uma liberdade de avaliação, propõe ensinar ao aluno conceitos básicos sobre o próprio corpo, que se estendem desde a noção estrutural anatômica, até a reflexão sobre como as diferentes culturas lidam com esse instrumento. (PIRES, 2005). 

As responsabilidades e objetivos primordiais da educação física escolar em termos de educação e aprendizagem devem agregar seus conhecimentos específicos da área das crianças com quem trabalham e proporcionar experiências que tenham um propósito específico para o seu cotidiano, capacitando seus alunos e ajudando a refletir sobre suas possibilidades físicas e autonomia, exercendo-as de forma social e culturalmente significativa e adequada, podemos dizer que com a adaptação necessária conseguimos executar uma aula de qualidade para todos os alunos.

Começaram a despontar na sociedade, líderes preocupados em impulsionar o atendimento às pessoas com deficiência, organizando e propondo métodos que possibilitaram tal atendimento em instituições especializadas por tipo de deficiência. Em 1770 foi fundada a primeira instituição especializada para a educação de “Surdos-mudos”; no ano de 1784 foi fundado por Valentin Haüy, em Paris, o Instituto Nacional dos Jovens Cegos que já utilizava a letra em relevo para o ensino de cegos; no século XIX foi fundada em Munique, Alemanha, uma instituição encarregada de educar as pessoas com deficiência física, bem como teve início o atendimento educacional às pessoas com deficiência mental (MAZZOTTA, 2003). 

Eram utilizadas diferentes expressões para indicar o atendimento educacional ao deficiente até o final do século XIX e algumas são utilizadas até hoje, como: 33 “Pedagogia dos Anormais, Pedagogia Teratológica, Pedagogia Curativa ou Terapêutica, Pedagogia da Assistência Social, Pedagogia Emendativa”. (MAZZOTTA, 2003)

A educação caracteriza-se essencialmente como uma atividade política, pois tem por finalidade capacitar as classes populares para que assimilem os saberes próprios da cultura dominante e dar-lhes meios para exercer plenamente sua capacidade de luta no âmbito social. Transformar o acesso ao conhecimento - historicamente produzido, sistematizado e colhido - pelas classes subalternas em "coisas" pertinentes à Motricidade Humana, e o conhecimento existente sobre o humano em movimento. (CASTELLANI FILHO, 1988, p.220)  

Nessa abordagem, a educação física é compreendida como um campo que trata dos saberes relacionados à cultura do movimento físico produzido socialmente e historicamente acumulado pela humanidade e tem como disciplinas os jogos, a dança, a ginástica e os esportes relacionados à sua história, entre outros. contexto. comunidade estudantil.

No processo de participação se ressalta a experiência dos alunos quanto a prática pedagógica e sua inclusão, importante tanto para o os saberes curriculares quanto na aprendizagem prática, pedagógica transformadora, capaz de formar sujeitos críticos reflexivos por intermédio da atividade física. (SANTIN, 2015).

Assim a educação física escolar integra à proposta pedagógica da escola é componente curricular da educação, sobre identidade coletiva, se levando em consideração a realidade de cada escola e/ou modalidade de ensino.

Incluir é uma atitude que promove a diversidade e a igualdade, permitindo que diferentes perspectivas sejam consideradas e valorizadas. É uma forma de construir um mundo mais justo e inclusivo para todos... (PADILHA, 2004, p. 117) 

2. JUSTIFICATIVA

A pesquisa se justifica com intuito de direcionar conhecimento, informação e senso crítico quanto às práticas e estratégias pedagógicas utilizadas na educação física escolar, onde o processo defende a necessidade de compreendermos as interpretações que os atores sociais possuem do mundo, sobre as práticas esportivas ligadas a cultura corporal integrando os educandos das diferentes turmas, responsáveis pelo sucesso do evento. (BASSANI, 2003).

Os resultados mostraram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (81.5 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com