TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Hipertensão e Musculação

Por:   •  3/6/2023  •  Pesquisas Acadêmicas  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  45 Visualizações

Página 1 de 2

Hipertensão e musculação: do acolhimento ao treinamento do hipertenso

Trabalho de Conclusão de Curso como requisito para aprovação na disciplina Pesquisa em Educação Física, do curso de Bacharelado em Educação Física na modalidade EaD – Grupo Cruzeiro do Sul Educacional.

Hipertensão e musculação: do acolhimento ao treinamento do hipertenso

Docente: Ms. Jefferson Comin

Marcelo Rabelo da Silva; 23247487

Integrante 2; RGM

Integrante 3; RGM

Integrante 4; RGM

Integrante 5; RGM

Introdução

A hipertensão arterial, caracterizada pelo aumento crônico da pressão sanguínea nas artérias, é um problema de saúde global que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. É uma condição que demanda cuidados e tratamento adequado, pois está associada a um maior risco de doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral e outras complicações graves.

Nesse contexto, a prática de exercícios físicos, como a musculação, tem se mostrado uma estratégia eficaz e segura no controle da pressão arterial em indivíduos hipertensos. No entanto, é fundamental que essas atividades sejam realizadas com o acompanhamento e orientação de profissionais qualificados, a fim de garantir a segurança e maximizar os benefícios para a saúde dos praticantes.

O acolhimento adequado é uma etapa fundamental no processo de treinamento de pessoas hipertensas. Por meio desse processo, é possível obter informações sobre o histórico médico do indivíduo, avaliar seu condicionamento físico atual, identificar possíveis limitações e traçar metas realistas e seguras. Além disso, o acolhimento também proporciona um ambiente acolhedor e motivador, fundamental para o engajamento e adesão do hipertenso ao programa de treinamento.

Neste trabalho, será abordada a importância do acolhimento no treinamento de pessoas hipertensas na musculação, destacando as principais etapas desse processo e os benefícios que podem ser alcançados. Serão apresentadas também recomendações específicas de treinamento, considerando as particularidades e restrições dessa população.

O objetivo principal deste estudo é contribuir para a promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida de indivíduos hipertensos, por meio da elaboração de um protocolo de acolhimento e treinamento seguro e eficiente na musculação. Espera-se que os resultados obtidos possam fornecer subsídios para profissionais da área da saúde e educação física no desenvolvimento de intervenções direcionadas a essa população, visando a redução dos níveis de pressão arterial e o controle da hipertensão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (46.3 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com