TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INCLUSÃO NAS AULAS

Por:   •  20/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  4.725 Palavras (19 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

SILVA, Marcos Vieira da. EDUCAÇÃO FÍSICA E INCLUSÃO: 2018.1. 17 folhas. Projeto de Ensino: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Cidade,

Ano. I

RESUMO

                  Inclusão, exclusão, racismo, segregação, interação temas estes que tem gerado muitas discussões na sociedade não só no Brasil, mas também em vários se não todos os países do nosso planeta. Como esta a inclusão nas aulas de Educação Física? Esta pergunta gera outra: diante de varias abordagens, qual o verdadeiro significado da inclusão e não exclusão dos alunos com deficiência nas aulas de educação física? Entre outros documentos nacionais e estrangeiros como a legislação, Declaração de Salamanca, trás conceitos de inclusão e algumas deficiências dos estudantes que estão na escola. Falta de conhecimento especifico e uma formação continuada, falta de acessibilidade nas escolas, diversidade de deficiências, dificultam a inclusão dos alunos, o respeito entre os alunos e sempre apresentar ao aluno deficiente alguma atividade nova, mantém este aluno motivado em participar das aulas.

Palavras-chave: Educação Física, Inclusão, exclusão, socialização, Integração.


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

1.1        INCLUSÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA        5

1.2        JUSTIFICATIVA        5

1.3        ESTE PROJETO SE DESTINA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL DE 6 (SEIS AOS 10 (DEZ) ANOS.        7

1.4        PROBLEMATIZAÇÃO        7

1.5        OBJETIVOS        8

2        REVISÃO DE LITERATURA        8

3        DESENVOLVIMENTO (METODOLOGIA)        10

4        TEMPO PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO – CRONOGRAMA        12

5        CONSIDERAÇÕES FINAIS        12

6        REFERÊNCIAS        13

  1. INTRODUÇÃO

A inclusão de crianças com necessidades especiais nas aulas de educação física escolar é um desafio a ser vencido pela escola e pela sociedade, uma vez que objetiva a educação pára todos, além de estimular a convivência com as crianças. O conceito de educação inclusiva se da por alguns aspectos como, compartilhar o mesmo espaço físico, integração na sociedade, adaptações no ensino, participação de todos nas aulas e o direito a educação (SANT´ANA, 2005).

O assunto inclusão de crianças com necessidades especiais na escola é difícil para professores e para a comunidade. O aspecto da universalização e uniformização pedagógica tem impossibilitado o trabalho do professor no contexto individual e o convívio com as diferenças. A criança com necessidade especial é vista com mais atenção e cuidado, o que, começando pela família pode diferenciar das outras crianças (FALKENBACH ET. AL., 2007).

Para Venturini ET. AL. (2010) a Educação Física contribui para o desenvolvimento do afetivo, social, e intelectual dos alunos com deficiência, pois o incentivo a inclusão torna a auto-estima e a autoconfiança mais evidente e assim não há desigualdade. A adequação correta da Educação Física par alunos deficientes evidencia a compreensão de limitações e capacidades, estimulado o desempenho do aluno. É essencial que o professor começa seu aluno e sua necessidade educacional especial, se houver, pois atualmente esta disciplina não trabalha apenas com alunos ditos normais, mas frisa a importância da prática inclusiva d alunos especiais em suas aulas.

Há vários fatores que influenciam na inclusão de pessoas com deficiências. No âmbito da Educação Física pode-se trabalhar de varias formas que contribuem para o processo de inclusão, como adaptar atividades que contribua pra interação entre todos os alunos (SILVA et. al., 2009).                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                      

 A política inclusiva de alunos deficientes na escola serve para desenvolver potenciais, respeitando as diferenças e atendendo suas necessidades.  O portador de necessidades especiais tem como conseqüência da exclusão social problemas com a saúde física e mental. Essa exclusão deve ser trabalhada para que seja transformada em inclusão, trazendo assim uma melhoria a qualidade de vida das pessoas (AZEVEDO et. al., 2004).

  1. INCLUSÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

O tema do projeto foi escolhido devido à dificuldade e até mesmo o desinteresse da inclusão social de pessoas que apresentam algumas dificuldades tipo: físicas / locomotora, visual, auditiva e ou mentais em crianças, adolescentes, jovens, adultos e até mesmo em idosos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.2 Kb)   pdf (183.5 Kb)   docx (39.4 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com