TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRESENÇA DA RELIGIÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Por:   •  14/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.099 Palavras (9 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 9

CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DE BIASE[pic 1]

FUNDAÇÃO ROSEMAR PIMENTEL

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA

 DE CIÊNCIAS HUMANAS

       EDUCAÇÃO FÍSICA – LICENCIATURA 4° PERÍODO


A PRESENÇA DA RELIGIÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Ana Caroline Santos de Souza

Bruna Pereira da Silva

Douglas da Silva Escrivani

Eduardo Soares Medeiros

Gustavo Silva do Carmo

João Lucas Ferreira de Baptista

Luana Vieira de Oliveira

Simone Cristina Souza de Carvalho

Barra do Piraí, 2018

INTRODUÇÃO

          A Educação Física exerce fundamental importância na formação do indivíduo enquanto ser inserido no contexto social, assim como também a religião, no entanto encontramos em alguns seguimentos religiosos a idéia de que a Educação Física exerce um papel negativo no desenvolvimento de seus fiéis, proibindo assim estes de frequentarem as aulas desta disciplina.

Dentro de diferentes religiões, existem diferentes culturas e a Educação Física pode desempenhar o papel de identificador destas, auxiliando aos alunos que participam destas diferentes religiões a se identificarem como seres inseridos na sociedade. Acreditando ainda que a Educação Física não possui o papel de ensinar a prática de esporte, mas de ensinar a apropriação da cultura corporal e de que esta pode ser por meio do esporte, portanto como uma formadora de oportunidades para tornar o indivíduo crítico.

              Na Educação Física escolar não trata apenas de jogos e esportes, mas sim do estudo da cultura corporal e para isto, algumas abordagens são necessárias nessas aulas para que o aluno venha a se apropriar da cultura. Para se ensinar Educação Física, é indispensável que exista na metodologia do professor em algum momento a contraposição de saberes dos alunos e muitas vezes se torna obrigatório a quebra de alguns paradigmas incutidos em sua cultura. Para o Coletivo de Autores (1992, p. 32) o confronto do saber é: “fundamental para a reflexão pedagógica. Isso porque instiga o aluno, ao longo de sua escolarização, a ultrapassar o senso comum e construir formas mais elaboradas de pensamento”.

Vivemos em um país onde o tema religião é bastante discutido, o segundo é sobre esportes, temas que são um pouco conflituosos, onde existe um pouco de preconceito do vínculo entre práticas esportivas corporais e religião. Quando o corpo deixa de ser menosprezado pela religião que o proíbe de se manifestar, deixa também de ser manipulado pelo sistema, que por ser ditador, caminha paralelo a religião, porém, em caminhos completamente diferentes e conflituosos e para isso o professor de Educação Física e suas aulas são imprescindíveis, pois possuem o papel de romper barreiras impostas pelo sistema capitalista, proporcionando o desenvolvimento de seus alunos e marcando suas vidas positivamente.

   

As restrições impostas por pais e líderes religiosos através de dogmas, podem e vão influenciar diretamente na vida destas crianças quando adultas, pois o único mundo que conhecerão será o vivido que infelizmente não é o mundo real muitas vezes.

         A religião está presente em todas as culturas e civilizações, e é tida como a crença em níveis superiores de existência à vida material e terrestres na terra, acreditando – se que este seja o sentido e a causa da vida.

       

O aumento de influências religiosas entre os alunos tem interferido no cotidiano das aulas de educação física. A educação e religião caminham juntas sendo que a educação física e seus diversos conteúdos, dentre eles o esporte, perdem também a possibilidade de serem abordados e conectados em vínculo com a religião.  

           Cada religião possui crenças e costumes diversos que no decorrer do tempo, marcam os corpos dos fiéis, tornando visíveis gestos e comportamentos tipicamente religiosos, e é por isso que na Educação Física que as crianças e adolescentes podem, através do esporte, aprender valores fundamentais para suas vidas, valores esses não somente materiais, mas também espirituais, as concepções de corpo e as relações com a espiritualidade, saber se há proibições em relação ao uso de determinadas vestimentas, se há impedimento de determinadas práticas corporais e se há distinção de gêneros.

JUSTIFICATIVA

        Esse trabalho tem o objetivo de analisar questões de diferentes formas, compreender o papel desempenhado pela Educação Física e também o papel desempenhado pela religião, entendendo que estas possuem caráter distinto, porém acreditando que possam se tornar aliadas em futuras caminhadas. Pensando no bem estar dos alunos, acreditamos que o professor deve se adaptar a diferentes visões que existem a respeito da disciplina, proporcionando assim possibilidades para o desenvolvimento de uma prática.

OBJETIVOS GERAIS

Mostrar como cada criança ou pessoa lida com sua religião no ambiente da Educação Física e demonstrar se as pessoas conseguem vincular a sua religião com atividades praticas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Demonstrar como o profissional de Educação Física deve lidar com a religião nas aulas de Educação Física;
  • Mostrar algumas alternativas de como vincular a Educação Física com situações onde a religião dificulta a prática de algumas atividades praticas;
  • Mostrar que através do esporte pode se aprender valores fundamentais para a vida, independente de qualquer religião.

DESENVOLVIMENTO

Este trabalho busca mostrar que a Educação Física enquanto objeto de estudo tem por objetivo trabalhar as áreas do desenvolvimento motor, social e cognitivo dos alunos, colaborando na formação de indivíduos críticos para que possam analisar o mundo a sua volta. No entanto a ciência ainda encontra uma minoria de pré-conceitos que particularmente acredita ser motivado pelo formato esportivo que as aulas de educação física possui, por trabalhar muito com o corpo, usar muito o corpo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (152.2 Kb)   docx (760.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com