TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A VIOLÊNCIA DENTRO DO MUNDO DO FUTEBOL

Por:   •  14/6/2018  •  Artigo  •  3.462 Palavras (14 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 14

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS

ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES

METODOLOGIA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA/ESPORTE

DUARTE, Leonardo Cavalcante de Sousa;

DA SILVA, Thássio Ricardo

RESUMO

Neste artigo buscamos passar diferentes relações e opiniões sobre a violência dentro do mundo do futebol, que hoje é o esporte mais popular no mundo, onde relatamos fatos ocorridos durante as partidas, seja eles de jogadores/atletas ou torcedores, e outros fora do ambiente de jogo. Fatos como injúria racial de torcida contra jogadores e até mesmo jogadores com outros da equipe adversária, e as agressões que estão cada vez mais presentes dentro do jogo e nas arquibancadas dos estádios. Buscamos passar um pouco do que pode ser feito para que possa ter pelo menos o mínimo de melhoria nesses aspectos, que famílias e amigos possam jogar ou ir ao estádio por lazer e diversão, sem medo de ser agredido ou perder a vida.

PALAVRAS CHAVE: Violência; Jogadores; Futebol; Torcida.

 

INTRODUÇÃO

A violência foi definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS, 2002) como o ‘’uso intencional da força ou poder em forma de ameaça ou efetivamente, contra si mesmo, outra pessoa ou grupo ou comunidade, que ocasiona ou tem possibilidades de ocasionar lesão, morte, dano psíquico, alterações do desenvolvimento ou privações’’.

Neste trabalho buscamos informar sobre o mundo do futebol, e a violência que engloba em vários aspectos dentro do mesmo, desde a violência através de forma verbal como xingamentos e o mais grave, o racismo que até hoje é uma luta muito difícil de combater. E já na violência física que iremos ver que não é somente dentro de campo como um jogo, uma competição ou um lazer, e sim fora dele onde ocorrem crimes de torcidas organizadas, ou melhor, dizendo crime organizado, pois os meliantes que se infiltram dentro das torcidas, e as agressões e danos a patrimônio públicos estão cada vez mais graves e absurdos.

A violência no mundo do futebol inicia-se muito cedo, dentro mesmo das escolinhas ou iniciações esportivas, muitas vezes com incentivo direto dos pais, que querem que seus filhos seja um atleta completo com idade inferior a 10 (dez) anos, gritando com a criança, não a deixando agir para se divertir, brincar, fazer o que a faz feliz, e se caso o treinador/técnico faça algo que o pai ou a mãe não concorde, irá agredi-lo verbalmente e algumas vezes fisicamente. Desde aí as crianças estão expostas a violência, e isso vai aumentando de acordo com a categoria que se encontra a criança ou o jovem, e com isso deixando-o mais competitivo, pressionado, com pouca idade. Foi mostrado na mídia alguns anos atrás, uma briga entre jogadores da categoria Sub-14 do Boca Juniors (ARG) e River Plate (ARG)  um clássico nacional, onde é considerado um dos mais violentos do futebol mundial.

A violência ocorre não somente dentro do futebol, mas sim dentro da maioria dos esportes, seja ele de contato físico ou não seja ele individual ou coletivo, os esportes sem contato físico, a violência ocorre de forma verbal, na maioria das vezes ela vem da pressão do treinador com o atleta, visando resultados e mais resultados, e não pensa na saúde mental do atleta. Já em casos isolados existem treinadores que agridem seus atletas na tentativa de ensinar e/ou incentivar eles. Esses fatos acabam causando um bloqueio em alguns atletas, em alguns não conseguem superar traumas de derrotas por essas cobranças de seus treinadores.

Para tentar melhorar o mundo onde vivemos, diminuindo a violência, não somente dentro do futebol, mas em tudo, é necessária uma educação de qualidade, pensar no próximo, pensar como colega e não como inimigo, que em um mundo podemos viver com pessoal com opiniões diferentes, com gostos diferentes, sem ser preciso usar violência ao não aceitar ou tentar mudar o individuo.

A VIOLÊNCIA DENTRO DO MUNDO DO FUTEBOL

A violência é algo muito recorrente nos dias de hoje, uma forma de abuso de poder e força que tem como base a agressão verbal e corporal sobre as pessoas como forma de obrigação a algo e até mesmo a vingança, esta, a que causa maior fúria no agressor, que procura restringir a vítima de sua liberdade. A violência é um fenômeno histórico da sociedade brasileira, algo que ocorre desde os primórdios e que atinge os mais variados contextos no Brasil. Os diversos fatores que contribuem para o aumento da violência nos fazem pensar qual a solução para sanar esse problema, porém, falta ação social e profissional que possam ajudar a melhoria da segurança pública do brasileiro. Seria o medo da repressão e violência, justamente a causa da falta de ações que possam ajudar a diminuir os números dessa taxa negativa de segurança no Brasil.

Infelizmente, a violência atinge até mesmo o esporte, que na teoria é uma forma de integração social, com fins de recreação e melhoria das condições mentais e físicas. O futebol, esporte mais popular do Brasil, é o que mais sofre com a violência no âmbito esportivo. O que preocupa é que a violência se estende além das quatro linhas, a rivalidade dentro de campo entre os jogadores reflete e causa fúria nos torcedores, o que acaba promovendo conflitos dentro e fora dos estádios, e essas agressões não são somente verbais, na maioria das vezes são físicas, em ‘’torcedores’’ de todas as idades. Os dias de clássicos entre as equipes do futebol brasileiro, em qualquer estado do Brasil, são dias onde a população que não frequenta estádios evitam sair de suas casas, pois é um verdadeiro ‘’campo de guerra’’ nas ruas, e nos dias de hoje até a população que gostava de ir ao estádio por lazer para apoiar seu time esta evitando, pelos conflitos que são mostrados pela mídia, cada dia mais assustador, pessoas se matando porque o time do outro é diferente do dela.

Segundo Murad (2013), sobre o perfil dos torcedores mortos em conflitos dentro e fora de estádios, a maioria (67%) dos óbitos é de ‘’jovens’’ (15 a 24 anos). Reveladora conexão macro-social, de acordo com dados do IBGE/2008: 76% ou 38 milhões dos nossos jovens, que são 50 milhões, residem em bairros que tem ligação direta ou indireta com o crime organizado, com as drogas e atualmente com as ‘’milícias’’. É a mesma faixa etária do ‘’torcedor organizado delinquente’’, que se envolve em ações de violência e homicídio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)   pdf (210.6 Kb)   docx (22.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com