TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Articulação: Cartilaginosas e Sinoviais

Por:   •  27/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  721 Palavras (3 Páginas)  •  519 Visualizações

Página 1 de 3

Articulação: Cartilaginosas e Sinoviais

As Articulações podem ser classificadas estruturalmente, com base em suas características anatômicas, e funcionalmente, com base no tipo de movimento que elas permitem.

A classificação estrutural das articulações baseia-se em dois critérios: (1) a presença ou ausência de um espaço, denominado cavidade articular, entre os ossos que se articulam, e (2) o tipo de tecido conjuntivo que mantém junto os ossos. Estruturalmente, as articulações são classificadas de acordo com os seguintes tipos: Articulações fibrosas, cartilagíneas e sinoviais.

Articulações Cartilagíneas

Como uma articulação fibrosa, uma articulação cartilagínea permite pouco ou nenhum movimento. Aqui os ossos articulantes estão fortemente conectados por fibrocartilagem ou cartilagem hialina. Os dois tipos de articulações cartilagíneas são as sincondroses e as sínfises.

A sincondrose é uma articulação cartilagínea em que o material de conexão é a cartilagem hialina. Um exemplo de uma sincondrose é a lâmina epifisial que conecta a epífise e a diáfise de um osso em crescimento no sentido do comprimento. Funcionalmente, a sincondrose é uma sinartrose, ou seja, uma articulação imóvel. Quando o crescimento ósseo cessa, a cartilagem é substituída pelo osso.

A sínfise é uma articulação cartilagínea em que as extremidades dos ossos articulantes são recobertas por cartilagem hialina, mas ossos são conectados por um disco largo e plano de fibrocartilagem. A sínfise púbica entre as superfícies anteriores dos ossos do quadril é um exemplo de uma sínfise. Esse tipo de articulação é também encontrado nas articulações invertebrais, entre os corpos vertebrais. Funcionalmente, a sínfise é uma anfiartrose, ou seja, uma articulação levemente móvel.

Articulações Sinoviais

As articulações sinoviais apresentam certas características que as distinguem das outras articulações. A característica singular de uma articulação sinovial é a presença de um espaço, denominado cavidade articular, entre os ossos articulantes. A cavidade articular permite que uma articulação seja livremente móvel. Por isso, todas as articulações sinoviais são classificadas funcionalmente como diartroses. Em uma articulação sinovial, os ossos são recobertos pela cartilagem epifisial, cartilagem hialina que reduz o atrito entre os ossos, na articulação, durante o movimento, e ajuda a absorver os choques.

Embora todas as articulações sinoviais tenham uma estrutura semelhante, as formas das faces articulares variam e, desse modo, são possíveis diversos tipos de movimento. Assim, as articulações sinoviais são divididas em seis subtipos: plana, gínglimo, trocoidea, elipsóidea, selar e esferóidea.

Nas articulações planas, as faces articulares dos ossos são geralmente planas ou levemente curvas. Essas articulações permitem movimentos de deslizamento de um lado para o outro e para trás e para frente. Exemplo: articulações intercarpais (entre os ossos do carpo e o punho); as articulações intertarsais ( entre os ossos do tarso, no tornozelo).

Nas articulações gínglimo, a face convexa de um osso encaixa-se na face côncava de outro. Como o seu nome indica, as articulações gínglimo produzem um movimento angular de abertura e fechamento, similar ao de uma porta com dobradiça. Exemplo: As articulações do joelho, cotovelo, tornozelo e interfalângicas ( entre as falanges dos dedos da mão e do pé).

Nas articulações trocóideas, uma superfície arredondada ou pontiaguda de um osso articula-se com um anel formado parcialmente por outro osso e parcialmente por um ligamento. Uma articulação trocoidea permite o movimento de rotação em torno de seu próprio eixo longitudinal. Os exemplos deste tipo de articulação atlantoaxial, em que o atlas gira em torno do áxis, permitindo que você vire sua cabeça de um lado para o outro, como se quisesse dizer “não”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (41.3 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com