TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo (benefícios da educação física em pacientes com diabetes)

Por:   •  28/9/2015  •  Artigo  •  1.584 Palavras (7 Páginas)  •  518 Visualizações

Página 1 de 7

UNICID - Universidade Cidade de São Paulo

Artigo: Projeto integrado 2015 (Educação Física)

[pic 1]

São Paulo

2015

___________________________________________________________________

EFEITOS DA ATIVIDADE FÍSICA EM PACIENTE COM DIABETES DO TIPO II

Physical activity effect in patients with diabetes type II

___________________________________________________________________

Resumo

   A partir dos estudos realizados, os objetivos foram verificar os benefícios da prática de exercícios e atividades físicas para indivíduos que possuem diabetes do tipo II. Buscando ampliar os conceitos de diabetes mellitus do tipo II e os benefícios fisiológicos, sociais, físicos e motores trazidos pelos exercícios físicos. Sendo dessa forma podemos perceber a importância do exercício físico regular no tratamento da patologia, auxiliando na manutenção e melhora da saúde das pessoas portadoras desta patologia.

Palavras-Chave: Efeitos da atividade física, Diabetes, Tipo II

Introdução

   O diabetes tipo II é uma patologia que afeta a forma como o corpo metaboliza a glicose, principal fonte de energia do corpo. O individuo com diabetes tipo II pode ter uma resistência aos efeitos da insulina (hormônio que regula a entrada de açúcar nas células) ou não produz insulina suficiente para manter um nível de glicose normal. As causas do diabetes tipo II podem ser diferentes de uma pessoa para outra. Os principais fatores de risco para o desenvolvimento da doença segundo II (MARINS, 2000)  são: Hereditariedade em familiares de diabetes tipo II; evidência de tolerância à glicose comprometida; sedentarismo; sobrepeso. Por aparecer poucos sintomas o diabetes na maioria das vezes permanece por muitos anos sem diagnóstico e sem tratamento o que favorece a ocorrência de suas complicações. De acordo com (MARINS, 2000), quatro são os pontos básicos para o tratamento do diabetes, que tem como objetivo fazer o que o organismo realizava antes da doença. São eles: dieta, exercícios físicos, remédios alopáticos orais e reeducação alimentar.

Métodos

   Foi realizado um estudo a partir de artigos com o tema de diabetes do tipo II, buscando ampliar o conhecimento referente a patologia e sobre o mais importante como a atividade física auxilia no tratamento da diabetes, e verificando assim os benefícios que o exercício/atividade física traz na vida dos indivíduos que possuem a patologia.

Dados que evidenciam o número elevado de pacientes com diabetes tipo II

   Segundo a publicação feita em 2012, pela Federação internacional de diabetes em sua 5ª edição, foi possível verificar que no mundo há, 371 milhões de pessoas portadoras de diabetes o que chega ser um dado alarmante o que coloca em evidencia é a quantidade de pessoas que sofrem dessa patologia e em 50% dos casos os próprios portadores da doença acabam desconhecendo que a possuem, é então que pensamos o que pode ser feito para que haja uma mudança e uma melhora de vida para esses pacientes? Conseguimos verificar a partir desse artigo os inúmeros benéficos da atividade física em portadores de diabetes mellitus tipo II.

Entendendo mais sobre atividades física e exercício físico

   Realizar exercícios físicos é muito importante para qualquer indivíduo, pois está comprovado cientificamente o sedentarismo é prejudicial a qualquer indivíduo. O exercício como um todo tem como vantagens a melhora da resistência óssea, a força muscular, a melhora de coordenação motora e a aptidão metabólica, além da função cognitiva, a saúde mental, sem se esquecer da área social. Segundo (BOUCHARD & SHEPHARD, 1994), o exercício físico é definido como uma forma de atividade física padronizada, realizada com o propósito de melhorar a aptidão, quer melhorando a condição geral de saúde ou a desempenho físico. Já para atividade física, segundo (FONTANE, 1996), temos uma atividade contínua dos comportamentos físicos, envolvendo atividades do dia a dia, atividades e exercícios gerais, exercício para aptidão física.

Diabetes tipo II aliado a atividade física.

   Para as pessoas que possuem diabetes, a atividade física traz diversos benefícios. Segundo VIVOLO (1998), os benefícios da pratica de exercícios físicos para paciente com diabetes do tipo II, podem ser divididos em dois tipos: imediatos e tardios. Desses benefícios imediatos sendo eles fisiologicamente, podemos citar: O aumento da captação da glicose pelo músculo, aumento da sensibilidade celular à insulina, diminuição da taxa de glicose este que é um dos efeitos mais significativos da atividade física em diabéticos. Segundo estudo realizado por GUYTON (1988) A glicose é fonte predominante de energia nos 30 primeiros minutos de exercício, assim, a atividade física tem função parecida com a insulina sendo à elevação da utilização de glicose pela célula. Diminuição da gordura corporal segundo POLLOCK & WILMORE (1993), a obesidade representa um dos principais fatores de risco para desenvolver diabetes. Podemos verificar que desta forma, após 30 minutos de exercícios, a gordura passa a ser a fonte primordial de energia para o corpo, proporcionando assim um decréscimo da gordura nas células adiposas favorecendo assim ao paciente o emagrecimento saudável, porém para que haja um êxito maior nesse processo de emagrecimento, é necessário que haja acompanhamento médico, além de uma mudança alimentar, fazendo a ingestão calórica menor do que o gasto.

Exercícios recomendados e não recomendados para portadores de diabetes tipo II.

   As atividades proposta aos portadores da patologia devem ser predominantemente aeróbicas, devendo favorecer a queima de glicose e gordura para fornecimento de energia ao corpo. Deve levar em consideração as limitações físicas e alterações que comprometam o controle glicêmico. Com base nessas informações, podemos levar em consideração que as modalidades mais aconselháveis são: caminhada, natação, hidroginástica, ciclismo, dança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (141 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com