TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Danças - Capoeira REGIONAL

Por:   •  25/6/2019  •  Ensaio  •  1.387 Palavras (6 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 6

PLANO DE AULA

ACADÊMICO (A) / ESTAGIÁRIO (A):

Adelson José

TURMA/ANO:

8º Ano ( Anos Finais do Ensino Fundamental ). DATA:

09 / 10 / 2018.

1. CONTEÚDO A SER TRABALHADO:

Danças – Capoeira regional

2. OBJETIVO GERAL:

Compreender e vivenciar, por meio das práticas pedagógicas da cultura corporal do movimento, a influência da dança (capoeira) na formação cultural afro-brasileira.

3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

a. Entender e compreender o contexto histórico e cultural da capoeira;

b. Vivenciar por meio das práticas pedagógicas os movimentos da capoeira; e

c. Desenvolver as habilidades motoras dos alunos por meio da cultura corporal do movimento presente na dança (capoeira).

4. METODOLOGIA/ PROCEDIMENTOS/ESTRATÉGIAS DE ENSINO:

Introdução - A aula será ministrada na quadra poliesportiva da Escola Dom Bosco e terá uma duração de 40 (quarenta) minutos. A aula será prática e dividida em três momentos, sendo: Introdução - Alongamento (3 min) e Aquecimento (5 min); Desenvolvimento - Fundamentos técnicos (28 min); e Conclusão - volta a calma - volta a calma (4 min).

Alongamento - Organização – juntar a turma formando um círculo. O professor deverá demonstrar primeiro o alongamento para em seguida a turma executar, contando o tempo na posição de 1 a 10.

Seqüência de alongamentos ( Membros superiores e inferiores):

1. Em pé, elevar e flexionar um dos braços e com a outra mão, puxar o cotovelo para baixo. Execução para direita e depois para a esquerda.

2. Em pé, com os braços estendidos atrás do corpo e os dedos entrelaçados, elevar as palmas da mão.

3. Em pé, flexionar uma perna e segurar um dos pés com as duas mãos. Execução para direita e depois para a esquerda.

4 Em pé, flexionar uma coxa e a perna sobre o tronco, segurar com as duas mãos. Execução para direita e depois para a esquerda.

5. Em pé, realizar um médio afastamento lateral das pernas, flexionar o tronco para frente e segurar os calcanhares com as mãos.

6. Em pé, flexionar o tronco para frente sobre as coxas, perna retesadas e segurar o a ponta dos pés com as mãos.

Aquecimento: dispor a turma em dois círculos concêntricos (um dentro do outro), os alunos do círculo interno ficam de frente para fora do círculo e os alunos do círculo externo ficam voltado para o interior do círculo, de modo que formem duplas (um de frente para o outro. Será ensinada pelo professor a canção circular “Olá, como vai? Os alunos cantarão a canção indagando seu colega, primeiro o da parte externa do círculo e em seguida o da parte interna (Olá, como vai? Olá, como vai?) e depois responder ( Eu vou bem, Eu vou bem, E você vai bem também!). Em seguida os alunos, os alunos de braços dados (direita com direita) darão um giro de 360° cantando: Legal, legal, legal, legal, legal, legal, legal x2. Concluída a primeira rodada, ao círculo interno se deslocará no sentido horário um passo, mudando as duplas e repetindo a música novamente.

Desenvolvimento

Dispor a turma em duas colunas, um de frente para o outro, a uma distância de aproximadamente 2 m.

Apresentação da Capoeira: a capoeira é uma manifestação da cultura popular brasileira que reúne características bem peculiares: mista de luta, jogo e dança, praticada ao som de instrumentos musicais (berimbau, pandeiro e atabaque), palmas e cânticos. É um excepcional sistema de auto defesa e treinamento físico, destacando-se entre as modalidades desportivas por ser a única originalmente brasileira e fundamentada em nossas tradições culturais.

O que se sabe é que na África existia "O Jogo de Zebra". Esse jogo fazia parte de um ritual de passagem da infância para a vida adulta, onde os negros lutavam em um pequeno recinto e os vencedores poderiam desposar as meninas da tribo, que ficavam "mocinhas", sem o pagamento dos dotes tradicional.

Alguns historiadores alegam que o grande motivo pelo qual não conseguimos provas documentais para resolver a polêmica se a Capoeira é africana ou brasileira, é o fato de Rui Barbosa, então ministro da fazenda do governo de Deodoro da Fonseca, ter mandado queimar todos os documentos com relação à escravidão no Brasil. Ato que praticou dizendo ser necessário para apagar da memória da nação o fato de o país ter sido anos antes escravocratas.

. Os negros vindos para o Brasil eram de todas as partes da África. Principalmente de Angola, onde os negros Bantos, diziam-se mais fortes e ágeis, por isto teriam mais aproveitamento no trabalho. Esses negros deram origem à capoeira, daí o nome Capoeira de Angola.

A Capoeira é, portanto, uma luta disfarçada em dança que foi criada na era colonial do Brasil por volta do século XVII. Essa luta foi desenvolvida pelos escravos para se safarem, quando fugiam, das capturas violentas e cruéis dos chamados Capitães do Mato.

O nome "CAPOEIRA" deu-se em função do seguinte: Os Escravos ao fugirem para as matas, tinham no seu encalço esses famigerados Capitães do Mato, enviados pelos senhores; os escravos em fuga reagiam e os atacavam, nas clareiras de mato ralo, cujo nome é capoeira, com pés, mãos e cabeças, dando-lhes surras ou até mesmo matando-os. Porém os que sobreviviam voltavam para os seus patrões indignados. Estes perguntavam: "Cadê os negros?" e a resposta era:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (47 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com