TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

"As Possibilidades De Inserção Da Capoeira Enquanto Conteúdo Da Educação Física Escolar.

Exames: "As Possibilidades De Inserção Da Capoeira Enquanto Conteúdo Da Educação Física Escolar.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  382 Palavras (2 Páginas)  •  1.811 Visualizações

Página 1 de 2

Projeto de Pesquisa

Tema:

“As possibilidades de inserção da capoeira enquanto conteúdo da Educação Física Escolar.”

Justificativa:

O seguinte projeto justifica-se pela necessidade de conhecer a capoeira enquanto história e cultura corporal humana, visando sua utilização como instrumento pedagógico a ser implementado no ensino da Educação Física Escolar.

Entendemos a capoeira como forma de estimular a coordenação motora, agilidade, flexibilidade, e sentido rítmico nos movimentos básicos, melhorar as relações interpessoais entre os alunos. Assim, auxiliando os mesmos a realizar as diversas atividades de seu cotidiano.

Em 2009, a capoeira foi tombada como patrimônio histórico brasileiro, Tornando esta arte um legado a ser desenvolvido em espaços formais e informais de educação como a escola, neste sentido oferecer esta atividade aos alunos é uma possibilidade concrete de desenvolvimento da cultura corporal e do reconhecimento da história e contribuição dos negros para o processo de construção de nosso país.

Neste sentido a universidade estaria colaborando com a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para educação das relações étnicas e raciais, onde os futuros professores estariam se apropriando desta história e ao mesmo tempo resgatando a capoeira como movimento de resistência e identidade nacional.

Delimitação do Tema:

Este projeto será desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Roque Degrázia, com os alunos da 7ª série e no Projeto Mais Educação, trabalhando com adolescentes na faixa etária entre 13 e 15 anos na cidade de Itaqui, durante o 2° e o 3° semestre do ano letivo de 2013.

Problema de Pesquisa:

Como a capoeira poderá contribuir com a formação de alunos e professores da escola a ser investigada, se for considerada um conteúdo da Educação Física escolar?

Hipóteses de Pesquisa:

• A capoeira pode ser implementada nas aulas de Educação Física?

• Metodologicamente os esportes coletivos tem sido desenvolvido na escola mais que a capoeira!

• A formação dos professores deixou a desejar em certos aspectos, e não ofereceu conhecimentos sobre a modalidade da capoeira?

Objetivo Geral:

Investigar as práticas pedagógicas dos professores a cerca da metodologia de ensino da capoeira na escola como forma de desenvolver as capacidades e habilidades motoras dos alunos.

Objetivos Específicos:

• Investigar histórica e culturalmente a capoeira.

• Analisar as possibilidades concretas da capoeira se tornar um conteúdo dentro da Educação Física escolar.

• Investigar os conhecimentos, do corpo docente e dos alunos da escola a cerca da capoeira.

• Analisar como a prática da capoeira poderá auxiliar no desenvolvimento das habilidades e capacidades motoras dos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com