TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BIOMECÂNICA DO MOVIMENTO NO FUTEBOL: CHUTES

Por:   •  10/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.343 Palavras (6 Páginas)  •  1.584 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

 REGIS SANTOS SOUZA

BIOMECÂNICA DO MOVIMENTO NO FUTEBOL: CHUTES

OSASCO

2016


REGIS SANTOS SOUZA[pic 2]

[pic 3]

BIOMECÂNICA DO MOVIMENTO NO FUTEBOL: CHUTES

Projeto apresentado ao Curso de Bacharelado de Educação Física da Instituição Anhanguera
Orientador: Felipe Perseu Pianca


OSASCO

2016


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        3

        1.1 PROBLEMA        3

2.        OBJETIVOS        4

        2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO        4

        2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS        4

3.        JUSTIFICATIVA        5

4.        FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        6

5.        METODOLOGIA        8

6.        CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        9

7.   REFERÊNCIAS....................................................................................................10

        


  1. INTRODUÇÃO

A pesquisa de biomecânica do movimento no futebol com ênfase em chutes será para identificar a melhor forma de executar o exercício.

 Serão abordadas as fases de movimento no chute, assim como: o deslocamento até a bola, os músculos utilizados no deslocamento, velocidade do chute, a forma predominante de chutar, os torques atuantes, a maneira correta para evitar lesões.

Assim, melhorar a performance do atleta quanto ao futebol - necessariamente o chute.

  1.  PROBLEMA

Os atletas estão chutando corretamente para que não ocorram lesões? Além disso, sabem o que é usado para tal exercício? E o que precisam melhorar?


  1. OBJETIVOS
  1.  OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO

Avaliar o exercício é fundamental para que ocorra um bom chute, então a pesquisa se direciona em fazer que compreendam a maneira certa de chutar. Explorar as maneiras corretas para não haver lesões e ter uma grande performance do atleta no futebol, tendo em vista que podemos encontrar atletas com certas deficiências como: joelhos valgos e varos, dismetria nas pernas.

  1.  OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS

  • Identificar os erros comuns no exercício: chute.
  • Avaliar a ação biomecânica do movimento explorado.
  • Corrigir a dinâmica para bom desempenho.


  1. JUSTIFICATIVA

No futebol atualmente, vê-se que desde as categorias de base até o profissional, existem deficiências com a execução do chute. Assim como: o ponto de partida da corrida para a bola, o pé de apoio, a movimentação do quadril, os músculos utilizados erroneamente, entre outras.

Dessa forma, verificar o que haveria necessidade de pesquisa para que a comunidade soubesse a importância da mecânica dos músculos para correção dos erros, exemplificando as diferentes fases e velocidades que ocorrem na musculatura antes e após o contato com a bola. Assim como também, dar noções sobre os torques e toda a dinâmica que o chute têm.

Para que tenha – se bons resultados sempre se faz necessárias pesquisas e nesse sentido apresentaremos esta com o intuito de melhoria de profissionais e atletas.


  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O futebol mundial ao passar dos anos vem se aprimorando muito, pode-se ver que está cada vez mais diversificado. O Brasil já não é mais uma unanimidade mundial, pois é visto que muitos países têm apresentado evoluções extraordinárias. Porém ainda existe uma preocupação em meio ao futebol, algo que ainda rende muitos estudos que é: o momento do chute. Utilizado em diversos momentos no esporte: para efetuar cruzamentos, tiro de metas, escanteios e o principal em cobranças de faltas. Há muitos estudos nas variáveis que proporcionam melhores resultados em partidas, principalmente melhorias do desempenho motor do atleta. (Quintas Conde, 2012)

 Essa pesquisa será destinada somente a Biomecânica dos chutes, tendo em vista que serão avaliados especificamente os chutes com a bola parada. A cinemetria é muito utilizada hoje no esporte, à mesma se enquadra dentro da biomecânica com a função de avaliar os movimentos lineares e angulares dos seres humanos, pesquisa que tem desenvolvimento através de filmagens estudando assim a posição, a orientação, a velocidade e a aceleração dos seguimentos corporais. (Cunha, 2003)

Para que seja executado o chute existem músculos, articulações, ossos e ligamentos envolvidos no movimento. Visualmente acaba sendo um movimento simples, porém é um ato de estudos para vários pesquisadores e cientistas do esporte, com a finalidade da melhoria do fundamento dentro do esporte. (Almeida, 2014)

No mesmo artigo, análise cinesiologica e biomecânica de um gesto esportivo o chute no futebol é abordado que:

Segundo Moreira et al (2004), ocorre na articulação do joelho uma extensão brusca e rápida do joelho realizada pelo músculo quadríceps (reto femoral, vasto medial, vasto lateral e vasto intermédio) seguido de uma flexão de quadril (reto femoral, iliopsoas e tensor da fáscia lata) acompanhada da contração dos músculos abdominais.

Observando o movimento de análise, ligamentos, tendões, músculos, cápsula articular e ossos têm a função de limitar a execução do movimento protegendo a articulação de não realizar um movimento fora de suas características. Sendo assim , quando se executa o chute no futebol o corpo realiza uma flexão de quadril, essa flexão acontece na própria articulação do quadril, os responsáveis por limitar o movimento do quadril para que o mesmo não execute um movimento além de suas características são: cápsula articular posterior, ligamento isquiofemoral, ligamento da cabeça do fêmur. Para que esse mesmo joelho não realize movimento fora de suas características, os limitadores irão trabalhar para proteger essa articulação. O limitador da articulação do joelho é o ligamento cruzado anterior. O tornozelo é limitado pela cápsula articular, ligamento tibiofibular anterior e posterior (SCHMIDT, 2013).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (131.9 Kb)   docx (30.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com