TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TESTE DE CHUTE PARA DIAGNOSTICAR COORDENAÇÃO OLHO-PÉ EM CRIANÇAS PRATICANTES DE FUTEBOL

Por:   •  18/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.522 Palavras (15 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 15

TESTE DE CHUTE PARA DIAGNOSTICAR COORDENAÇÃO OLHO-PÉ EM CRIANÇAS PRATICANTES DE FUTEBOL

  KIEL, Pietro Wolffenbüttel[1]*

BARUFFI, Eduarda¹

CALGARO, Janaíne¹

CANABARRO, Felipe¹

BORTOLUZZI, Emanuelly Casal²

LANG, Lilian²

SUBTIL, Lucas²

ZUCCHI, Sidinei²

SCOLARI, Adriel Paulo²

RESUMO: A popularidade do futebol faz com que ele seja objeto de estudo em diversas áreas envolvendo aspectos técnicos, aprendizagem, avaliação e aperfeiçoamento de diferentes capacidades físicas. O objetivo deste trabalho é aplicar o teste de chute com bola parada, para analisar a qualidade do chute no futsal de salão. Para isso fez o uso do teste e parâmetros propostos por Mor e Christian (1979) para diagnosticar a coordenação olho-pé em crianças praticantes de futebol, somando os valores obtidos nos chutes, de acordo com as áreas que as bolas atingem. O presente estudo  foi realizado com 13 crianças do sexo masculino, de dez a onze anos, todas integrantes de uma mesma escolinha de futsal da cidade de Ipiranga do Sul. Os dados foram coletados em uma única sessão sendo que os resultados apresentados tiveram uma média geral de 78,3 de acertos. Observou-se que os atletas avaliados obtiveram resultados satisfatórios dentro da faixa etária avaliada e o presente estudo teve um objetivo de avaliação alcançado.

Palavras-chave: futebol, crianças e coordenação.

ABSTRACT: The popularity of football makes it the object of study in several areas involving technical aspects, learning, evaluation, and improvement of different physical capacities. The objective of this work is to apply the kick test with a standing ball. For this, he used the test and parameters proposed by Mor and Christian (1979) to diagnose eye-foot coordination in soccer-practicing children, adding the values ​​obtained in the kicks according to the areas that the balls reach. The present study was carried out with 13 male children, from ten to eleven years old, all members of the same futsal school in the city of Ipiranga do Sul.

Keywords: soccer, coordination, teenagers.

1 INTRODUÇÃO

Quando se fala em esporte de alto rendimento as tarefas de jogo devem ser executadas no menor tempo possível de maneira objetiva. Por isso as capacidades condicionais no futebol, como agilidade, resistência, força explosiva, velocidade, coordenação e flexibilidade são exigidas dos praticantes, assim como o conhecimento técnico, tático, perfil psicológico  e da capacidade de tomar decisão específica das modalidades (SILVA, 2002).

As capacidades motoras são consideradas como a base do bom rendimento esportivo. O trabalho para aperfeiçoar o desenvolvimento do gesto coordenativo auxilia na melhora da parte física do atleta, consequentemente intensifica o seu desenvolvimento (MARQUES; OLIVEIRA, 2001).

Sabe-se que para um atleta ter ótima eficiência durante a prática do futebol e futsal é interessante que este desenvolva desempenho semelhante entre os membros homólogos. Assim, ele consegue realizar muito bem suas habilidades e também suas funções táticas, não ficando limitado a ações de certos movimentos ou a determinados locais de jogo. No entanto, sabe-se que cada atleta tem um grau maior ou menor de ambidestria.

Busca-se pontuar os chutes realizados com o membro dominante e não dominante das crianças praticantes de futebol com o chute de bola parada, assim prevenindo o prejuízo no desempenho do atleta durante a partida.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Futebol

O futebol é considerado como um dos esportes mais praticados no mundo (HELGERUD, 2001), além disto, no Brasil a cultura desta modalidade respira o cotidiano do brasileiro, como exemplo, pode observar a quantidade de emissoras de canais esportivos, bem como, programas esportivos focados quase que exclusivamente no futebol.

Em uma partida de futebol é possível perceber que as condições de jogo mudam constantemente em função de sua dinâmica, por isso velocidade, agilidade e precisão são algumas das habilidades indispensáveis na execução dos fundamentos, visto que em cada situação o jogador deve buscar decidir rapidamente que movimento realizar e executá-lo com perfeição (MARTINS, 2012).  

De acordo com Daolio (1998), o futebol é a maneira que a sociedade brasileira encontrou para se expressar e extravasar emoções como paixão, ódio, felicidade, tristeza, prazer, dor, felicidade, resignação, coragem, fraqueza e muitas outras.

Um esporte praticado por atletas de finais de semanas e atletas profissionais, no qual vencer é o principal objetivo. No profissionalismo, os atletas passam por treinamentos diários, mas no esporte amador (recreativo), ainda que o treinamento seja algo pouco frequente, o desejo pela vitória também está presente. Segundo Mello,

“O futebol jogado atualmente demonstra um aumento do ritmo competitivo, fazendo com que os jogadores tenham que melhorar o seu lado técnico, como também o seu lado psicológico, e os treinadores/professores que trabalham com equipes de competição devem estar sempre preocupados com a melhora do desempenho de seus atletas”(MELLO, 2001, p. 15).

Sendo um forte estimulante para que as crianças levem uma vida ativa, o futebol mostra que dentro do jogo, é necessário que a criança corra, salte, equilibre-se etc. Ou seja, ela, ao jogar futebol, desenvolverá várias capacidades motoras que contribuem para a formação do repertório motor.

2.1.1 Crianças praticantes de futebol

Devido à uma grande popularidade de esporte em todo o país muitas crianças têm procurado a prática esportiva em idades cada vez mais precoces, sobretudo em modalidades esportivas amplamente divulgadas na mídia e com forte impacto cultural, como é o caso do futebol. Embora um praticante de futebol realiza uma variedade de habilidades motora que podem ser utilizadas em outros esportes e em sua vida cotidiana (FREIRE, 2003).

O atleta praticante de futebol deve possuir um amplo leque de características como altura, composição corporal, capacidade aeróbia e anaeróbia, velocidade, agilidade e potência, são essenciais, assim como as habilidades motoras e o controle de bola, passe e finalização, suas capacidades cognitivas relacionadas com a antecipação e a capacidade de visão, e habilidades motoras como a coordenação e a atenção são fundamentais. (WILLIAMS; REILLY, 2000).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.4 Kb)   pdf (447 Kb)   docx (270.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com