TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conclusão Exercicios Físicos

Por:   •  22/4/2016  •  Abstract  •  776 Palavras (4 Páginas)  •  4.479 Visualizações

Página 1 de 4

A prática de exercícios físicos é muito importante para a saúde de todo e qualquer indivíduo. Os exercícios mais indicados eram os aeróbicos, porém os exercícios resistidos vêm sendo recomendados para a melhora da saúde.

Uma única sessão de musculação pode provocar várias repostas agudas, e várias sessões regulares, por consequência do acumulo dessas respostas transitórias, podem vir a se tornar em adaptações fisiológicas mais permanentes ou crônicas.

Neste trabalho será tratado acerca dos exercícios de musculação, de suas respostas fisiológicas e de sua importância na manutenção da saúde quando aliada aos exercícios aeróbicos, dando ênfase a problemas relacionados à pressão arterial.

A pressão arterial no seu estado elevado já atinge 30% da população brasileira, no qual 50% são adultos na terceira idade. Por ser uma doença sem cura, a necessidade de fazer exercício físico ajuda na diminuição do percentual de gordura, controla os níveis de colesterol e a diabetes, fortalece a estrutura óssea e muscular e melhora a condição cardiovascular do indivíduo.

Para que você possa entender mais sobre o que é a Pressão Arterial observe a figura 1.

(figura1) Como podemos observa na imagem ao lado, a Pressão Arterial é a força com que o sangue é impulsionado contra as paredes arteriais. Podendo assim, aumentar ou diminuir dependendo da emoção, idade, condição do coração, atividade ou até mesmo medicação que o indivíduo possa tomar com frequência.

Apesar do exercício físico ajudar consideravelmente na condição cardiovascular, antes de se tomar qualquer atitude deve-se consultar um médico, para que ele possa diagnostica os tipos de exercício físico que poderão ser feitos inicialmente. Entre os exercícios físicos mais comuns para quem tem hipertensão estão eles:

a. Caminhada

b. Natação

c. Exercícios Aeróbicos

d. Alongamentos

e. Yoga

f. Hidroginástica

Os exercícios devem ser feitos com uma intensidade moderada, de três a seis vezes por semana, em sessões de 30 minutos a 1 hora de duração. E é importante ressaltar que se deve: “evitar se exercitar sob o sol muito forte ou em locais muito abafados e quentes. Use uma roupa confortável e tênis com solados altos no calcanhar para diminuir o impacto com o chão. Não deixe de tomar água antes, durante e após o exercício, principalmente se o dia estiver quente”. Afirma o Dr. João Pinheiro, clínico geral e fisiologista do esporte.

Afirma ainda que: “Se a sua pressão estiver alta, não quer dizer que você seja hipertenso. É necessário medir a pressão arterial várias vezes, enquanto estiver descansando confortavelmente, por pelo menos cinco minutos, para confirmar o diagnóstico de hipertensão”. Se o diagnóstico se confirma, procure um médico imediatamente para poder ser auxiliado no tratamento adequado e receber dicas para uma alimentação mais balanceada.

Sendo assim os exercícios nos ajudam a combater os índices elevados de pessoas com doenças cardiovasculares através de atividades físicas que trabalhe principalmente nosso sistema cronológico. Então para te auxiliar nas medidas que você deve tomar, preste atenção no material que listamos para lhe ajudar:

Objetivos:

 Consultar um médico;

 Definir os exercícios que poderão ser feitos;

 Determinar a quantidade de dias e a hora;

 Examinar a pressão arterial;

 Consultar palestras e oficinas.

Materiais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (69.5 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com