TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dança Dimensão Sagrada e Profana

Por:   •  15/4/2015  •  Resenha  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  1.037 Visualizações

Página 1 de 2

Aluna: Isabela Guimarães Prado.

Turma: Educação Física (17 A).

Matéria: Atividades Rítmicas e Expressivas.

Trabalho: Resenha crítica do texto “Dança: Dimensão Sagrada ou Profana”.

Professora: Priscila Carneiro.

Data: 03/10/2012.

(LARA, L. M. “Dança: Dimensão Sagrada ou Profana”. Revista da faculdade de Educação Física da UNICAMP, Conexões, volume 01, número 02, página 94 a 107. Dezembro de 1999).

A autora Larissa Michelle Lara é mestranda em Educação Física pela Faculdade de Educação Física da Unicamp e desenvolve interessantes estudos na área da Dança e da Educação Física.

No artigo “Dança: Dimensão Sagrada ou Profana?” a autora reflete filosoficamente e de forma profunda sobre a dança nas dimensões sagradas e profanas, comparando-as com a experiência humana. Utilizando-se como base para sua inspiração o trabalho marcante do renomado pesquisador Mircea Eliade, Larissa Lara objetiva possibilitar reflexões acerca do tema.

O texto começa com a estrutura normal de um artigo acadêmico. Depois se divide em três seções extensas. No final as considerações finais do texto, que mais parecem um novo resumo dos assuntos que já foram tratados no texto.

No artigo, sagrado e profano são entendidos como opostos, pois o sagrado busca a paz, a fuga da realidade e dos problemas, já o profano visa à realidade e o convívio social.

O texto diz que nas sociedades antigas todas as atividades eram sagradas e ritualizadas (geralmente utilizando- se da dança), sempre atendendo a um determinado fim. Ao passar da historia ocorreu um processo de dessacralização e o profano passou a participar ativamente do cotidiano humano, sendo possível percebê-lo em diversos espaços na sociedade moderna.

O artigo sugere a ideia de que o aspecto sagrado, ainda que em escala menor, estaria presente atualmente, porém existiria a necessidade de estar interessado em sua manifestação para percebê-lo, reflexão muito importante e interessante sobre o tema.

A identificação de uma dança como profana ou sagrada se dá graças ao ser que dança, e não quanto ao tipo (modalidade) de dança. O artigo sugere ainda que o sagrado e o profano estariam interagindo de forma dialógica (sagrado-profano-dança) e seriam necessários para a sociedade atual.

As ideias apresentadas são de temas atuais e relevantes, trazendo conhecimentos novos sempre com uma linguagem adequada, organizada e coerente com um texto de nível acadêmico, porém as ideias apresentadas não são originais, sendo muitas vezes baseadas em outros autores.

A autora se utiliza de diversas obras de outros escritores para incrementar, comparar, ajudar e até contrapor os pensamentos e argumentos de seu texto, fato que contribui para que o texto fique longo e muito repetitivo sem a mínima necessidade, o que prejudica o entendimento do leitor, havendo partes em que não se compreende o texto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (63.2 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com