TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiculturismo

Trabalho acadêmico: Fisiculturismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.781 Palavras (8 Páginas)  •  1.933 Visualizações

Página 1 de 8

Fisiculturismo

Fisiculturismo é um esporte no qual é visado atingir o auge da musculação. A competição ocorre em modalidades de simetria, volume, proporção e definição muscular, de forma individual ou coletiva.

DEDICATÓRIA

Dedicamos este trabalho a todos nossos entes queridos, principalmente aos nossos amigos que nos auxiliaram a aperfeiçoar a conclusão deste projeto. Sem contar, para nossas famílias que também ajudaram na formação final do trabalho.

RESUMO

Fisiculturismo trata-se de uma formação esportiva que visa o mais belo e perfeito corpo, ou seja, trabalhando músculos em geral. Os fisiculturistas estão mais preocupados em perder seus percentuais de gordura através do ganho – exagerado em muitos casos – de massa. Certos fisiculturistas utilizam drogas anabolizantes que possuem dois lados opostos: por um eles aumentam a capacidade do corpo de utilizar a proteína, o maior desenvolvimento de massa muscular, uma capacidade maior de ganhar força e resistência, etc.; por outro, causam vários danos como calvície, hipertrofia da próstata, acne, agressividade, etc. Porém, existem os suplementos alimentares, nos quais proporcionam para o atleta, como, por exemplo, o whey protein que efetua um aumento de massa muscular, além de diminuir os riscos de doenças. Isso tudo pode ser ainda pior, pois dependem de vários fatores como a utilização deles –oral ou injetável –, quantidades de dosagens, o tempo de uso, a idade, sexo e estado de saúde do usuário. Enfim, o auge de um fisiculturista é definido em competições de apresentações solos ou em grupos, tendo quesitos como volume e definição muscular, entre outros. É também escolhido através de uma competição o Mr. Olympia, uma espécie de campeão fisiculturista. Entre estes, podemos citar que o mais conhecido é Arnold Schwarzenegger, campeão dezessete vezes em modalidades fisiculturistas.

SUMÁRIO

Resumo……………………………………………………………………………...5

Capítulo I – Introdução…………………………………………………………....7

Capítulo II – Desenvolvimento

1. Alimentação

1.1 Nutrições Esportivas

1.2 Alimentos………………………………………………………………………...8

1.2.1 Recomendados

1.2.2 Inadequados

1.3 Suplementos Alimentares

1.4 Drogas…………………………………………………………………………....9

2. Músculos

2.1 Desenvolvimentos de Massa

2.2 Exercícios

3. Fisiculturismo.…………………………………………………………………...10

3.1 Atletas

3.2 Competições

Capítulo III – Conclusões………………………………………………………..11

Referências

Bibliográficas………………………………………………………........................10

CAPÍTULO I – INTRODUÇÃO

A alimentação age diretamente nos músculos, hormônios e até mesmo dos exercícios físicos do ser humano, portanto, é um ponto crucial para o desenvolvimento muscular que depende também de atividades corporais como abdominais e Cooper (além de muitos outros), por exemplo, para manter um ritmo bom. Claro que mesmo assim é preciso ter uma pausa entre eles, para obter uma melhor evolução de músculos, além de alimentos específicos para isso. Englobando tudo isso é possível chegar-se ao fisiculturismo, a medida de encontrar o ápice muscular – em certos casos, exageradamente.

CAPÍTULO II – DENSENVOLVIMENTO

1. Alimentação

A sustentação corporal consiste em vitaminas, proteínas e carboidratos para poder manterem-se e desenvolver-se, portanto, estando diretamente relacionado ao fisiculturismo. Nutricionalmente falando, caracteriza-se pela retenção de nitrogênio e seguindo esse contexto, a resenha protéica é um fator relevante assim como os substratos energéticos (popularmente, carboidratos e gorduras) e os micronutrientes que auxiliam em todo este processo. Logo, existem alimentos específicos para melhorar as condições do indivíduo.

1.1 Nutrições Esportivas

É um espaço que aplica a base de conhecimentos em nutrição, fisiologia e bioquímica em atividades físicas, englobando assim o esporte e, academicamente falando, é relacionada aos cursos de Educação Física e Nutrição. Uma nutrição adequada ajuda a promover a saúde, o desempenho e aprimorar a recuperação pós-exercício, além de também emagrecer ou aumento de força um pouco mais rapidamente.

A alimentação é um fator importante para nossa produção de energia estável para possibilitar um crescimento saudável de nosso corpo. Desta forma, a nutrição repõe a água, proteínas, gorduras e minerais (basicamente, elementos que compõe nosso corpo). Atualmente, ela é considerada por alguns um fator secundário no desempenho do esportista, sendo o primário treinamento – dependendo da modalidade esportiva, claro.

1.2 Alimentos

Existem certos alimentos que potencializam a saúde, músculos e/ou organismo da pessoa. A alimentação resume-se em um cardápio rico em proteínas, carboidratos, suplementos e aminoácidos que contribuem ao aumento da massa muscular, por exemplo: no café da manhã: 300 ml de shake whey protein, omelete de 12 claras de ovos, frutas, queijo e derivados de leite desnatado; no almoço: 300g de Arroz, dois filés de peito de frango grelhado ou um bife grande sem gordura, salada, batata, macarrão, frutas e suco de limão ou abacaxi; no intervalo entre almoço e jantar: 300 ml Shake hipercalórico; já ao jantar repete-se o cardápio do almoço. Mas vale lembrar: existem variações no cardápio, no entanto, jamais deixar de ingerir alimentos ricos em carboidratos (até as 18h) e proteínas.

Sem contar, que existem pessoas que aderem totalmente ao vegetarianismo, que possui variações como ovolactovegetarianismo e lactovegetarianismo.

1.2.1 Alimentos Recomendados

Para manter-se uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes (proteínas, carboidratos, vitaminas, mineiras e fibras, além de suplementos alimentares). Podemos citar, numa alimentação saudável, como todas as frutas frescas, verduras, legumes, arroz e farinha de trigo integral, aveia, queijo minas, cogumelos secos, gergelim, gersal, óleo de girassol, levedo de cerveja, molho de soja, azeite, entre outros diversos alimentos. Tais alimentos também são essenciais alguns destes para o repouso do atleta, para manter o físico e sua energia.

1.2.2 Alimentos Inadequados

Os empecilhos para uma alimentação saudável, sendo ricos em gorduras saturadas, trans, poliinsaturadas, monoinsaturadas, colesterol, e pouquíssimas proteínas e vitaminas, além de causarem grandes prejuízos como causar diabetes, aumento do colesterol, doenças cardiovasculares entre outros fatores maléficos ao ser humano. Comidas de fast foods são os principais motivos para as pessoas que vivem em cidades grandes, sendo recomendado levar frutas ou mesmo ir a um restaurante de qualidade com boa comida.

1.3 Suplementos Alimentares

Suplementos alimentares são usados por atletas que executam atividades físicas, sendo mais comum em praticantes de musculação, proporcionando nutrientes essenciais como proteínas, carboidratos, aminoácidos, vitaminas e etc. A grande vantagem de suplementos é a pouca quantidade de gordura presente neles. Alguns suplementos protéicos são: albumina, whey protein (proteína do soro de leite), caseína (fosfoproteína do leite fresco), proteína de soja, levedura de cerveja, creatina (composto de aminoácidos), carboidratos; e alguns carboidratos: maltodextrina, dextrose e hipercalóricos em geral.

1.4 Drogas

O fator anabolizante representa a assimilação pelo organismo na construção de tecidos, definindo o tamanho e a força dos músculos, provocam o inchaço das células dos tecidos, aumentando a massa, mas os resultados são superficiais. A aplicação de tais medicamentos em animais ocorre com critério, obedecendo a um receituário adequado, já que, procedimentos aleatórios podem resultar na perda do animal. Os anabolizantes exercem de forma multiplicada as funções da testosterona, que é responsável pelo fortalecimento dos músculos, pêlos e características masculinas. Esteróides é uma espécie de testosterona artificial, e seus efeitos colaterais são: câncer de fígado, cefaléia persistente, tonturas, aumento do volume da próstata, dores durante a micção no homem, diminuição do volume testicular, redução da espermatogênese, infertilidade, hipertensão arterial, cãibras, alterações do humor, agressividade, insônia e etc. É consenso entre os médicos e professores de educação física que só alimentação balanceada e muito treinamento são o caminho para se ter o corpo saudável.

2. Músculos

Os músculos são tecidos responsáveis pelos movimentos dos animais, funcionando pela contração e extensão de suas fibras. Eles são constituídos por tecidos musculares e caracterizam-se pela sua contratibilidade. A contração muscular ocorre com a saída de um impulso elétrico do sistema nervoso central que é conduzido ao músculo através de um nervo.

2.1 Desenvolvimentos de Massa

Para desenvolver os músculos, a musculação é um passo essencial para ganhar massa, tratando-se de uma atividade física resistida, com variações de carga, vastidão, tempo de contração e rapidez moderados. O ato de efetuar a musculação interage diretamente na saúde do ser humano, mantendo um físico saudável com a menor quantidade de doenças possíveis. Existem três formas para ganho de massa muscular: forma isométrica (contração mantida), hipocinética (com velocidade angular constante) ou isotônica (alternando entre contrações concêntricas e excêntricas), contínua ou intervalada, leve, moderada ou intensa, usando recursos aeróbicos ou anaeróbicos. O excesso de exercícios físicos pode causar uma lesão muscular, uma inflamação do tendão e até mesmo ao derrame da articulação segundo o médico Marcelo de Vita, especialista em medicina esportiva. De acordo com sua afirmação, “os exercícios com impacto e carga são mais prejudiciais, como, por exemplo, correr muito ou levantar muito peso. Se a pessoa corre por 60 minutos, ela pode sofrer lesões mais intensas caso não prepare-se adequadamente”.

2.2 Exercícios

Os praticantes de musculação geralmente dividem os músculos individuais do corpo em dez grupos musculares. Estes não incluem os músculos do quadril, pescoço e antebraço, que são treinados mais raramente isoladamente. Alguns exercícios mais comuns para estes grupos musculares são: bíceps, peitorais, flexão de pernas, abdominais entre outros.

1. Fisiculturimo

Fisiculturismo ou culturismo é um esporte cujo objetivo é buscar, por meio da musculação, a melhor formação muscular. Sua disputa ocorre em apresentações coletivas ou individuais, de comparação. Os requisitos são: volume, simetria, proporção e definição muscular.

2. Atletas

O atleta é o profissional do fisiculturismo. O termo iniciou-se com os que praticavam exercícios físicos, os atletas. Depois estendeu-se aos praticantes de luta. Pode significar um homem ou mulher de sólida compleição.

3. Competições

As competições podem ser coletivas ou individuais, servem unicamente para distinguir quem tem o corpo mais definido e em total igualdade.

CAPÍTULO III – CONCLUSÃO

Fisiculturismo consistem em “corpos perfeitos”, ou seja, possuir um físico totalmente proporcional.

Algumas pessoas optam por academias para possuir esses corpos malhados, outras preferem ou talves por não ter tempo malham apenas em casa ou fazem exercícios fora, o que os diferencia é o fato de que eles teram um número de massa completamente oposto, pois quem malha e usa suplementos alimentares sabe que para possuir um corpo ideal o indivíduo deve fazer no mínimo seis refeições ao dia, e procurar ao máximo não gastar sua massa obtida em um dia de academia.

E é claro, manter o corpo sempre em forma não é fácil, principalmente pela correria que é o mundo hoje em dia, então para conseguir manter o físico de forma que agrade devesse se alimentar bem, procurar não passar dos limites quando for fazer algo físico fora de uma academia ou próximo de algum especialista.

Esse tema de fisiculturismo resume totalmente o exagero de atingir um físico musculoso, chegando a ponto de desviar a atenção para sua saúde ao tomar anabolizantes. Portanto, todo cuidado é pouco, a visão cega pode estragar a vida do ser humano com drogas ou treinamentos excessivos.

Fisiculturismo é o ápice da musculação, e ao meu ver, deveras exagerado. Como em sã consciência alguém pretende ter tanto músculo, tornando-se tão diferente a ponto de estar na linha do bizarro? Enfim, eu respeito, pois é uma forma – fora do normal – de alcançar uma saúde essencial na vida da pessoa. Portanto, fisiculturismo é a musculação exagerada, viva a musculação normal.

O fisiculturismo é desejável para muitas pessoas, afinal, ter aquele corpo com o qual sonhamos ter em dias de treinamentos, totalmente defenido e sem gorduras é um sonho para qualquer pessoa. Porém, mesmo ganhando tal físico, é possível causar doenças trágicas que ficarão como feridas que nunca cicatrizarão.

...

Baixar como  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »