TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atletas Do Fisiculturismo

Pesquisas Acadêmicas: Atletas Do Fisiculturismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/2/2015  •  1.255 Palavras (6 Páginas)  •  1.089 Visualizações

Página 1 de 6

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar as condições vividas por atletas do fisiculturismo, e as consequências negativas dessas praticas e o que estimula o atleta a essa pratica excessiva. Como a mídia influencia impondo um padrão de beleza ideal, e as pessoas se sentem inferiores ao ponto de ficarem obsessivos pelo corpo perfeito, mesmo já estando com o corpo bom e malhado.

Este trabalho descritivo tem como proposta fazer uma reflexão sobre esse tipo de prática, que não é considerado como esporte oficial, porem existem pessoas que o julgam como esporte.

Palavras – chave: Fisiculturismo (?)

2 Introdução

O trabalho se refere ao fisiculturismo: prática excessiva de esporte e as consequências à saúde, relacionado ao estudo e analise dos processos intrapessoais e das relações interpessoais, possibilitando a compreensão do comportamento humano. O praticante do fisiculturismo inicia essa prática, em função do que a sociedade impõe hoje como padrão de beleza, ter um corpo sarado sem defeitos, gerando ate mesmo uma competição. Não atingindo somente homens, hoje são adeptos dessa pratica também mulheres e crianças.

O fisiculturismo pode trazer grave consequências para a saúde, devido ao uso de anabolizantes que interferem diretamente no seu comportamento, o uso de anabolizantes pode causar surto psicóticos, agrevissividade ,depressão, aumento no crescimento dos pelos, impotência sexual e outros. As pessoas mesmo com essa prática excessiva de exercícios físicos, obsessiva preocupação com o corpo e adoção de práticas alimentares não convencionais, tendem a se descrevem como fracos e pequenos, mesmo quando apresentam musculatura desenvolvida em níveis acima da média.

2.1Tema

O trabalho se refere ao tema: Fisiculturismo: prática excessiva de esporte e as consequências à saúde.

2.2 Justificativa

Esse trabalho consiste em identificar as consequências do fisiculturismo e do uso de drogas anabolizantes na vida dos atletas, e como o psicólogo pode intervir nessa situação, ajudando a pessoa a se recuperar.

DEBY, DANY, FLAVIA

2.3 Objetivos

2.3.1Geral

DEBY, DANY, FLAVIA

2.3.2 Específicos

a) Conceituar o fisiculturismo, breve histórico.( Anunciação, Fabi, Brena)

b) O que leva a pessoa a praticar o fisiculturismo. ( Anunciação,Fabi,Brena)

c) Consequências físicas dessa prática (Lidiane, Fernanda,Maiza)

Devido a uma insatisfação com o próprio corpo algumas pessoas utilizam a pratica do esporte de uma forma excessiva para adquirir músculos e se sentirem mais bonitas, mas mesmo diante desta pratica estas pessoas nunca estão satisfeitas, mas esta atitude pode indicar um distúrbio psicológico chamado vigorexia ou Síndrome de Adonis e um transtorno corporal caracterizado pela insatisfação pelo corpo alteração da autoimagem onde leva a pratica exaustiva de exercícios físicos. .

Onde por causa dessa pratica compulsiva pode acarretar algumas consequências físicas como: Insônia falta de apetite, cansaço constante, problemas ósseos e articulares, encurtamento de músculos e tendões, riscos de doenças cardiovasculares entre outras,

d) Consequências psicológicas da pratica fisiculturista (Lidiane, Fernanda,Maiza)

Diante da pratica excessiva de esporte ocorre consequências psicológicas também como atos agressivos em geral, mudanças súbitas de temperamento, síndromes comportamentais, sensação de fracasso, irritabilidade, dificuldade de concentração ente outros.

Devido à necessidade de se ter um corpo visto como ideal e um desempenho físico bom de forma bem rápida e prática tem sido notado que os praticantes de musculação ou atletas como os fisiculturistas, muitas vezes recorrem a usarem algum tipo de esteroide anabolizante. A utilização desses produtos causa alterações fisiológicas e até mesmo transtornos psíquicos irreversíveis.

Em sua maioria os usuários,principalmente quem esta inicializando, reconhecem que a risco vindo do uso dos anabolizantes e esteroides. Mais mesmo sabendo dos riscos os usuários acham que “vale a pena” correr este risco em busca do corpo perfeito.

Os esteroides anabolizantes são hormônios sintéticos derivados da testosterona que é o hormônio responsável pelo desenvolvimento das características sexuais secundários ligados á masculinidade. Eles apresentam formas farmacêuticas de comprimidos ou injetáveis.

Os usuários buscam por seus efeitos anabólicos, isto é, o efeito que aumenta a massa muscular e traz força física. Porem o uso quando não clinico pode acarretar alterações psíquicas e comportamentais além de alterações fisiológicas.

Com o uso dos esteroides pode ocorrer alterações comportamentais como uma maior irritabilidade, hostilidade e a atos de agressividade. Sintomas que apresentam uma alteração do cognitivo também são comuns quanto ocorre um uso do produto por um longo prazo.

Os efeitos tidos com psicológicos são divididos em três partes. A primeira parte, é descrita como os efeitos imediatos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com