TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Flme O som do coração

Por:   •  20/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.051 Palavras (5 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Nome: Débora Kerkhown, Eduarda Rosina e Gabriele Freyer

Disciplina: Filosofia da Educação
Professor: Ireno Antonio Berticelli




Resenha Critica

BERTICELLI, Ireno Antônio. O Materialismo histórico e educação.

Credenciais do Autor

Ireno Antônio Berticelli nasceu em Aratiba (RS), é professor de Filosofia da Educação na Universidade Comunitária Regional de Chapecó (Unochapecó). Lecionou Filosofia pela Universidade Católica de Petrópolis , e Pedagogia na Universidade de Passo Fundo. Possui mestrado em Educação no Ensino Superior, na Universidade Regional de Blumenau e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Publicou “A origem normativa da prática educacional na linguagem” e uma série de artigos voltados para a filosofia da educação em revistas como Educação & Realidade; Cadernos de Educação, entre outras.

Introdução

O autor do texto demonstra para seus leitores qual a primeira reação em que as pessoas tem quando ouvem falar sobre filosofia, todos tem em mente um conceito de filosofia diferente do que realmente ela mostra ser.

Quando se ouve falar em filosofia imaginamos coisas que nos tiram do sério, que não irá acrescentar em coisas boas em nossas vidas, porém, geralmente quando imaginamos isso, poucas as vezes que já ouvimos falar sobre o assunto ou nunca leu sobre o que a filosofia trás.          

A filosofia está presente para fornecer para todos os seres humanos uma forma diferente de agir com quem convivemos dia a dia, para poder se enxergar o mundo de uma forma melhor acreditando que melhorias sempre podem acontecer, é libertar a todos para imaginar tudo de sua forma, e também mostra para todos que tudo acontece por um devido motivo, a vida é feita de fases.

De uma tal forma a Filosofia sempre busca mostrar ao adolescente e também aos adultos e crianças o instrumento básico para se ter uma reflexão sobre o mundo, e sobre si mesmo no mundo, de forma a possibilitar a conquista de uma autonomia crescente no seu pensar e agir, fazendo com que evolua a cada dia que passa em sua vida particular como profissional.

Quando se começa entender o que a filosofia traz para a vida de todos, a visão sobre ela muda, não é inventada por pessoas mal-humoradas e apenas elas utilizam, usamos a filosofia todos os dias em nossa vida.

O QUE SE ENTENDE POR MATERIALISMO HISTÓRICO?

O materialismo histórico é um marco teórico que explica as mudanças e o desenvolvimento da história, utilizando fatores práticos, tecnológicos e modo de produção. As mudanças tecnológicas e do modo de produção são os dois fatores principais de mudança social, política e jurídica.
O conceito de modos de produção é uma das ideias-chaves dos estudos econômicos de Marx. Pode resumi-lo como sendo as formas de organização de um grupo social diante das relações de produção de seu meio. Em outras palavras, trata-se das relações envolvidas no processo de construção e manutenção da estrutura econômica de uma sociedade. Nisso se insere o trabalho, em razão da produção de subsistência do trabalhador, e as consequentes divisões em função das condições materiais dos indivíduos.

Para Marx tese, antítese e síntese significam:

TESE: AFIRMAÇÃO.

ANTÍTESE: NEGAÇÃO DA AFIRMAÇÃO.

SÍNTESE: O QUE SOBROU DA AFIRMAÇÃO E DA NEGAÇÃO.
Marx diz que toda realidade compõe em uma tese, antítese e uma síntese.
Pode ser visto que Marx tem um pensamento diferente que alguns filósofos, pois ele pensa no presente e no futuro, pois para Marx tudo pode mudar, inovar e melhorar.
Para Marx tudo é dialético, pois sempre temos um argumento para o que fizemos e o que iremos fazer, por isso ele põem que tudo é dialética.
MATÉRIA É DIALÉTICA.

SOCIEDADE É DIALÉTICA.

PENSAMENTO É DIALÉTICO.
Marx usava da dialética para explicar as mudanças ocorridas na história da humanidade através do tempo, ele buscava estudar algo histórico e usar a dialética para elementos contraditórios.  

Materialismo histórico e educação

O professor Dermeval Saviani, aderiu a ideia de Marx e a partir disso criou sua teoria histórico-crítica, buscando dar respostas aos problemas educacionais num mundo de pobreza e de grandes contradições sociais: onde uns têm tudo e outros nada têm.   

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (93.9 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com