TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ACÚSTICA O ESTUDO DO SOM

Tese: ACÚSTICA O ESTUDO DO SOM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  Tese  •  1.182 Palavras (5 Páginas)  •  531 Visualizações

Página 1 de 5

Centro Territorial de Educação Profissional de Itaparica- CETEP

Curso Técnico em Eletroeletrônica Turma M1A

Acústica (Estudo do som)

Elementos do Som (Efeito Doppler)

“Propriedade”

Paulo Afonso- BA

27/09/2013

Acústica (Estudo do som)

Elementos do Som (Efeito Doppler)

“Propriedade”

Trabalho apresentado ao Curso Técnico de

Eletroeletrônica do CETEP-I Territorial de

Educação Profissional de Itaparica, com

Requisito de nota para a disciplina de Física

Prof: Bahia

27/09/13

Objetivo

Identidade as características dos efeitos doppler na medicina, na música e suas propriedades.Compreender os princípios da acústica, o estudo do som utilizando objetos que possam demostrar de uma forma mais concreta e objetiva que acontecem no nosso cotidiano.

Justificativa

Nosso trabalho será apresentado obdecendo ás leis que regem a física, analisando os princípios da acústica, e efeitos doppler. Contextualizados, com os nossos saberes e ocorrências do nosso cotidiano, assim como identificar e avaliar importância na vida humana sob os aspectos: social, cultural, histórico, ambiental, econômico, cientifico e tecnológico.

ACÚSTICA O ESTUDO DO SOM

O Som é uma onda mecânica que possui a intensidade e frequência necessárias para ser percebida pelo ser humano. Entendemos como onda mecânica uma onda que precisa de meios materiais, como o ar ou o solo, para se propagar. As frequências audíveis pelo ouvido humano ficam entre 16 Hz e 20000Hz (20kHz). Dentro desta faixa a encontram-se a voz humana, instrumentos, musicais, alto-falantes, etc.

Abaixo de 16Hz temos os infrassons, produzidos por vibrações da água em grandes reservatórios, batidas do coração, etc.

Acima de 20kHz estão os ultrassons emitidos por alguns animais e insetos (morcegos, grilos, gafanhotos…), sonares, aparelhos médicos e industriais.

Os dispositivos que produzem ondas sonoras são chamados de fontes sonoras. Entre os que mais se destacam estão aqueles compostos por:

• Cordas vibrantes como violão o piano, as cordas vocais etc.

• Tubos sonoros como órgão flauta, clarineta.

• Membranas e placas vibrantes tal como o tambor

• Hastes vibrantes como o diapasão, triangulo, etc.

Podemos caracterizar os sons a partir de sua intensidade, altura ou timbre.

A intensidade está ligada à quantidade de energia transportada pelo som. Desta forma, conforme a intensidade do som dizemos que ele é mais forte (a onda possui maior amplitude) ou mais fraca (a onda possui menor amplitude).

A altura está relacionada com a frequência do som. Assim distinguimos os sons mais altos como os de maior frequência (mais agudos) e os mais baixos como os de menor frequência (mais graves). As notas musicais buscam agrupar diferentes frequências sonoras produzidas por um instrumento.

O timbre corresponde ao conjunto de ondas sonoras que formam um som. O timbre permite diferenciar diferentes fontes sonoras, por exemplo é fácil perceber que o som de uma guitarra e de uma flauta são completamente diferentes.

A velocidade do som no ar é de 340 m/s. A fórmula que relaciona velocidade, amplitude e frequência sonora.

EFEITO DOPPLER

O nome efeito Doppler é uma referência ao físico austríaco Christian Johann Doppler, queo estudou e descreveu. Ele escreveu um artigo onde afirma que a frequência do som percebida por um observador depende do movimento relativo entre a fonte emissora do som e o observador. Esse fenômeno pode ser escrito da seguinte forma:

O efeito Doppler é a alteração da frequência sonora percebida pelo observador em virtude do movimento relativo de aproximação ou afastamento entre a fonte e o observador.

Um exemplo típico do efeito Doppler é o caso de uma ambulância com a sirene ligada quando ela se aproxima ou se afasta de um observador. Quando ela se aproxima do observador o som é mais agudo e quando ele se afasta o som é mais grave. Esse é um fenômeno característico de qualquer propagação ondulatória, e ele é muito mais presente no cotidiano do que pensamos.

O Efeito Doppler é utilizado para medir a velocidade de objetos através de ondas que são emitidas por aparelhos baseados em radiofrequência ou lasers como, por exemplo, os radares. Na astronomia esse fenômeno é utilizado para medir a velocidade relativa das estrelas e outros objetos celestes em relação ao planeta Terra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com