TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Futebol e sua história

Por:   •  14/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.269 Palavras (6 Páginas)  •  871 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

 CLARETIANO – CENTRO UNIVERSITÁRIO

CURSOS DE GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – BACHARELADO ou LICENCIATURA

                                   

Esportes Coletivos: Futebol e Voleibol

                                         Nome: Alex Elias Antun Jr

             R.A.: 8039154

CURITIBA/PR – 2017

[pic 2]

                CLARETIANO – CENTRO UNIVERSITÁRIO    

CURSOS DE GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – BACHARELADO ou LICENCIATURA

 PORTFÓLIO SOBRE

Esportes Coletivos: Futebol e Voleibol

Atividade sobre: Futebol,  do Curso de Educação Física – Bacharelado ou Licenciatura do Claretiano Centro Universitário –   EAD, como parte dos requisitos necessários para a aprovação na disciplina de  Esportes coletivos

Aluno (a): Alex Elias Antun Jr

R.A.: 8039154

                                               Professor (a) /Tutor (a) a Distância:

                                   Marcel Frezza Pisa

CURITIBA/PR – 2017

1) Explique com suas palavras como foi o processo de nascimento do futebol, a criação das regras e a padronização dessas regras a nível mundial.

        O futebol é um dos esportes mais populares no mundo. Praticado em centenas de países,  Embora não se tenha muita certeza sobre os primórdios do futebol, historiadores descobriram vestígios dos jogos de bola em várias culturas antigas. Estes jogos de bola ainda não eram o futebol, pois não havia a definição de regras como há hoje, porém demonstram o interesse do homem por este tipo de esporte desde os tempos antigos.

        Na China Antiga, por volta de 3000 a.C., os militares chineses praticavam um jogo que na verdade era um treino militar. No Japão Antigo, foi criado um esporte muito parecido com o futebol atual, porém se chamava Kemari. Praticado por integrantes da corte do imperador japonês. Os gregos criaram um jogo por volta do século I a.C que se chamava Episkiros. Neste jogo, soldados gregos dividiam-se em duas equipes de nove jogadores cada e jogavam num terreno de formato retangular. Na cidade grega de Esparta, os jogadores, também militares, usavam uma bola feita de bexiga de boi cheia de areia ou terra.

        França durante a Idade Média, crio-se o Soule, O esporte tinha regras bem violentas, visto que era uma variação do Harpastum dos romanos. O novo modelo de um "suposto futebol" tinha como regras válidas os socos, pontapés. Ainda na Idade Média, surgiu na cidade de Florença, na Itália, outro jogo, chamado Gioco del Calcio ou Calcio Fiorentino. Estabelecido na cidade italiana, o esporte tinha aspectos do Soule.

        Futebol é regido por regras específicas que têm como principal objetivo fazer com que o jogo evolua lealmente e que seus participantes tenham condições igualitárias em campo de jogo. há dezessete regras oficiais que regulam a modalidade, as quais foram elaboradas e formalizadas pela International Football Association Board.

2) A história conta que o futebol chegou ao Brasil trazido por Charles Miller em sua viagem de volta da Inglaterra, em que trouxe em sua bagagem bolas e uniformes. Lendo os relatos históricos, cite algumas semelhanças e diferenças do futebol inglês que chegou ao Brasil e do futebol praticado atualmente.

         Charles William Miller, transformando-se no grande incentivador do futebol na capital paulista. No final do século 19 e início do século 20, o futebol já acumulava adeptos e praticantes, especialmente os jovens da elite econômica em São Paulo e no Rio de Janeiro. No princípio, o futebol apresentou um caráter essencialmente elitista.

        Nas arquibancadas, os homens vestiam-se de ternos, chapéus e traziam bengalas; as mulheres usavam vestidos longos com mangas até o punho. Como as pessoas de classes sociais mais baixas não podiam frequentar os mesmos espaços que as pessoas das classes sociais mais alta, foram criadas as "gerais", que eram espaços destinados aos "pobres".

        Atualmente o futebol no Brasil é regido por regras e possui uma estrutura completa, com a organização da CBF, clubes e times de futebol. Tambem são feitos torneios em todo ambito nacional, estadual e municipal. A maior diferenciação é que atulamente qualquer pessoa pode jogar futebol, independente da sua classe social, etnia ou raça.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (161.2 Kb)   docx (351.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com